Transportes Campo Grande 53586 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: 2680948.
VALSA - Viação Amigos Leopoldinense 76625 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: :id.
Autodiesel 11136 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: :id.
Viação Tânia Transportes 17 595 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: :id.
Auto Viação Jurema 115 158 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: :id.
/ 3.570 acessos / 38 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Transportes Campo Grande 53586 em Rio de Janeiro por Donald Hudson - ID:2680948

Julho de 1982, Auto Viação Campo Grande SA, Rio de Janeiro, 53586 com placa XM9034, MB OF-1113 com Caio Amelia carroçaria para 43 passageiros + 29 em pé. Na linha 393 Bangu - Largo São Francisco via Militar.

38 comentários

  • Gilso 01/08/2014 07:16

    Se houvesse palavras além de parabéns; seria puco. Maravilha!

  • Uéslen 01/08/2014 07:35

    Viagem maravilhosa, no tempo!!!

  • Marco 01/08/2014 07:40

    Nossa! que boas lembranças, cheguei a vê-los rodando quando era criança. Muito bom!

  • Osni 01/08/2014 10:04

    muito bonito,legal o detalhe do itinerário!

  • Claudio 01/08/2014 10:27

    Ptz olha o 393 ... rsrs

    Show show show!

  • Lincoln 01/08/2014 10:57

    Eu tinha 10 anos nessa época,essa linha passava por Deodoro na vila militar,eu via sempre que ia pra Madureira

  • Josenilton 01/08/2014 11:39

    Congratulations on the photo, active company in my region

  • Bruno 01/08/2014 12:38

    Sensacional !!!!!!

  • David 01/08/2014 20:51

    Em que ano foi implantada a pintura preta, vermelha e branca?

  • Rogerio 01/08/2014 20:58

    Reparem na altura da traseira e imaginem como era uma dificuldade o embarque para idosos, gestantes e obesos, sem contar que cadeirantes nem sonhavam em andar de ônibus no Rio!! lembro de minha mãe que era bem obesa, esperar ônibus com traseiras mais baixas para embarcar!!! A Santa Sofia também usou esta pintura bege!! Uma bela recordação ver esta foto, fecho os olhos e volto no tempo, tudo se materializa em minha volta!!

  • Leonardo Bruno 02/08/2014 03:54

    Rogerio Miguel Moreira
    Pois é, o ruim dessa época era isso! Os ônibus tinham uma altura absurda da rua, as portas eram curtas e acessibilidade para cadeirantes e idosos, nem pensar... Mas, ainda assim, sinto falta dessa época pela diversidade e tudo mais, os ônibus andavam sem dó e nem piedade, havia maior diversidade de modelos, e o serviço prestado de uma certa forma era melhor!

    Pois de que adianta uma carraria nova com acessibilidade, mas que se acaba com pouco tempo de uso e ter um serviço péssimo por parte das empresas ?

    • Jhean 12/12/2022 20:40

      Leonardo, estas portas estreitas, historicamente, sempre foram copiadas por todos (ou quase todos) os empresários do Rio de Janeiro capital, principalmente nos ônibus urbanos de motor dianteiro. Mesmo quando este banco do cobrador foi implantado em 1994: https://onibusbrasil.com/viajantefla/6310740?context=company
      Junto com o nome da empresa dentro do crachá na frente, número grande de ordem no meio da lataria, saídas de emergência nas janelas direitas, nas escotilhas, Anjo da Guarda.

    • Leonardo Bruno 13/12/2022 19:34

      É verdade, sempre foi desta forma mesmo...

    • Jhean 13/12/2022 23:36

      Eu acredito que além desta configuração ser mais barata, a preservação das portas estreitas nos ônibus do RJ capital, mesmo após os padrões técnicos de 1994 (banco do cobrador voltado para o vidro traseiro, parede divisória reta, nome da empresa dentro do crachá na frente, número grande de ordem no meio da lataria, saídas de emergência nas janelas direitas, nas escotilhas, Anjo da Guarda), tinha a intenção de abrandar os calotes, salvo engano. No entanto, portas largas são adotadas há algumas décadas pelos empresários de outras capitais: Belo Horizonte e Curitiba, por exemplo.

    • Leonardo Bruno 14/12/2022 21:03

      Mas não necessariamente as referidas configurações foram adotadas pelos empresários, e sim pelo poder público concedente de cada cidade! Só que infelizmente aqui no Rio de Janeiro, a configuração mais econômica sempre prevaleceu e de fato pouco se pensou no conforto e bem estar do passageiro...

    • Jhean 14/12/2022 22:06

      Verdade, Leonardo. Estas configurações são adotadas pelos governantes municipais (prefeito e vereadores), contudo, os empresários possuem interesse ativo nisto.
      Que bom que em Belo Horizonte e em Curitiba, os ônibus urbanos possuem portas largas. Depois, eu verei em quais outras capitais os ônibus urbanos possuem portas largas.
      Eu não minto para você. Eu gostei quando os padrões técnicos foram implantados nos ônibus urbanos do Rio de Janeiro capital em 1994: pintura livre das empresas (obrigatórios eram os crachás na frente e o número grande de ordem no meio da lataria), banco do cobrador voltado para o vidro traseiro com parede divisória alta e reta, saídas de emergência nas janelas direitas, nas escotilhas, Sistema Anjo da Guarda. Entretanto, as portas estreitas, principalmente na parte traseira, foram teimosamente mantidas pelos empresários cariocas com a permissão dos governantes municipais. Ou seja, a fim de abrandar os calotes tarifários, os empresários punem os cidadãos que pagam a tarifa da maneira certa, com estas portas estreitas e claramente desconfortáveis.

    • Leonardo Bruno 14/12/2022 22:42

      Ah sim, o padrão que foi instituído aqui no Rio de Janeiro em 1994 trouxe sim algumas melhorias já descritas por você nos ônibus Jhean! Mas outras cidades avançaram ainda mais e vieram com portas mais largas e posteriormente elevador para cadeirantes...

      Hoje é obrigatório que os ônibus aqui na cidade possuam ar condicionado, elevador para cadeirantes e poltronas estofadas ainda que injetadas, além de saídas de emergência em todas as janelas. Porém, se formos comparar com São Paulo onde há a obrigatoriedade (nas empresas estruturais) de ônibus com piso baixo, transmissão automática, motor traseiro, suspensão a ar, portas largas, poltronas estofadas injetadas, saídas de emergência em todas as janelas, vidros colados inteiriços além do ar condicionado e tomadas para carregamento de celular, ficamos por aqui literalmente para trás... Inclusive, São Paulo já quer tornar os ônibus elétricos a bateria uma obrigação na cidade em vez de carros a diesel por ser um combustível fóssil...

      Até mesmo em Niterói, cidade vizinha a nossa, os ônibus são mais bem equipados que os da capital, pois muitos possuem vidros colados inteiriços, suspensão a ar, tomadas para carregamento de celular e poltronas estofadas altas semi rodoviárias, itens estes que ainda são mato por aqui...

    • Jhean 14/12/2022 23:08

      Que bom você citar os detalhes legais de São Paulo capital: a obrigatoriedade (nas empresas estruturais) de ônibus com piso baixo, transmissão automática, motor traseiro, suspensão a ar, portas largas, poltronas estofadas injetadas, saídas de emergência em todas as janelas, vidros colados inteiriços além do ar condicionado e tomadas para carregamento de celular, ficamos por aqui literalmente para trás... Inclusive, São Paulo já quer tornar os ônibus elétricos a bateria uma obrigação na cidade em vez de carros a diesel por ser um combustível fóssil...
      Os subsídios (que passam de 250 milhões de reais por mês) para os empresários da capital paulista fortalecem estas melhorias. Os empresários e governantes do Rio de Janeiro capital bem que poderiam (na verdade, deveriam) imitar as virtudes do sistema paulistano. O que você responde para mim?

    • Leonardo Bruno 15/12/2022 00:17

      Então, eu acharia ótimo se aqui os ônibus fossem nos mesmos moldes de São Paulo e também de Curitiba!

      Mas ao mesmo tempo eu não sei se bem concordo com o lance dos subsídios... Pois já é dinheiro tirado do contribuinte para a melhoria dos transportes, e além disso na catraca se paga R$ 4,40 nos ônibus de São Paulo, ou seja, é como se você estivesse pagando passagem duas vezes no meu entendimento...

      Penso sim que a prefeitura deveria obrigar as empresas a melhorarem suas frotas, mas ônibus padrons são mais caros na aquisição, na manutenção, no consumo de combustível (por possuírem motores maiores) e não são bons carros para revenda, item este que o empresário muito se interessa...

      Ou seja, acho muito difícil a prefeitura decretar esta obrigação por aqui sem nenhuma contrapartida às empresas, pois empresário nenhum vai querer colocar ônibus padron para operar sem nada em troca, há alguns casos isolados onde estes veículos operam por aqui como o BRT e o BHLS de Niterói, mas uma frota em grande percentual como é em São Paulo, ou seja, mais da metade da frota dos ônibus na cidade é padron (por conta dos subsídios), isso por aqui é muito difícil de acontecer, não somente no Rio de Janeiro, mas em qualquer outra cidade no país.

    • Jhean 16/12/2022 00:21

      Em Salvador, os ônibus urbanos também sempre possuíram portas estreitas. Em contrapartida, os ônibus com ar condicionado estão funcionando normalmente (tanto nos ônibus convencionais de motor dianteiro quanto no BRT)
      Eu gostei muito do BRT de Salvador quando peguei: ônibus com ar condicionado, piso baixo, portas largas, bancos estofados, janelas blindadas, motor traseiro. Diferentemente dos urbanos convencionais, mesmo tendo ar condicionado, porque ainda possuem motor dianteiro, portas estreitas, bancos polimerais (de fibra, não estofados), piso normal, suspensão metálica, o famoso feixe de mola.

    • Leonardo Bruno 17/12/2022 01:55

      Eu nunca estive em Salvador, mas já pesquisei sobre sua frota tanto antiga quanto atual e em partes se assemelha ao que é apresentado no Rio de Janeiro, mas sobre antigamente eu tive a impressão que Salvador possuiu mais ônibus com motor traseiro que no Rio de Janeiro, me corrija se eu estiver equivocado por favor...

      E ao que parece, o novo BRT deve dar uma nova cara ao transporte em Salvador, vamos observar como tudo se desenrolará ao longo do tempo...

    • Jhean 17/12/2022 15:22

      Sim, tínhamos em Salvador uma quantidade apreciável de ônibus urbanos com motor traseiro. Mas os empresários ficaram mais de 15 anos sem comprar ônibus urbanos com motor traseiro, só micro-ônibus ou ônibus convencional de motor dianteiro, banco polimeral, portas estreitas, suspensão metálica, por razão do custo mais baixo.

    • Marcelo 17/12/2022 15:27

      O problema do "imaculado" sistema de Curitiba, estigmatizado como "perfeito", é que há muitos ônibus velhos e alguns com estado meio sofrível de conservação. Vi isso pessoalmente quando fui lá. Mas as autoridades fazem de tudo para esconder isso, pois o mito do ônibus perfeito é importante para as autoridades curitibanas.

    • Richard 17/12/2022 16:12

      Marcelo Pereira não foi bem o que eu vi lá no final do ano passado.

  • Robson 04/08/2014 00:17

    Caramba, quanta foto boa! Carinhosamente, chamava os Amélias (assim como o Condor) nesse chassi de CAIO Magro, hahaha!

  • Leonardo 19/08/2014 19:39

    Agora na minha outra 'área de atuação'... na 923 rodavam uns Gabrielas bem caidinhos nessa época.

  • Vagner 03/08/2021 20:29

    Que foto sensacional.
    Mr. Hudson e suas fotos nostálgicas e de qualidade da época de ouro do transporte de passageiros... Lembro bem que desde essa época, quando era novinhos esses Amélia, viajei muito neles quando criança/adolescente, mas eram na antiga e famosa linha: 921... Foto que só traz lembranças boas... Parabens sempre.
    Abraço

  • Richard 05/08/2021 03:21

    Tempos bons que infelizmente não voltam mais. Beleza de recordação.

  • Fábio 08/08/2021 19:41

    Alguém sabe dizer o que significa aquelas letras A e G no carro? Tem haver com a linha?

    • Richard 08/08/2021 21:24

      Era o ponto onde poderiam parar. Estilo BRS.

    • Marcelo 17/12/2022 15:29

      Os pontos de passagem, no meio do percurso eram classificados por letras. Se tinha A e G significava que só paravam nos pontos classificados como A e G.

  • Fábio 11/08/2021 15:40

    Entendi. Obrigado Richard pela explicação.

  • Fábio 17/12/2022 20:29

    Resumindo a fala de todos. O serviço de transporte rodoviário urbano é ruim no país inteiro.

    • Leonardo Bruno 17/12/2022 21:57

      Com certeza! Em algumas cidades podem haver sistemas um pouco melhores que outras, mas no geral é caro e péssimo como um todo...

    • Jhean 18/12/2022 16:48

      Em São Paulo capital, já foi pior, apesar de estar longe do padrão primeiro mundo. Mas graças aos subsídios da prefeitura, os empresários podem oferecer veículos padrons e articulados. Eu soube de que os ônibus biarticulados em SP capital foram desativados pelos empresários.

    • Leonardo Bruno 19/12/2022 01:52

      Já foi muito pior em São Paulo, e sim os biarticulados foram desativados, em sua grande maioria trocados por superarticulados Mercedes-Benz O500UDA...

    • Jhean 19/12/2022 14:14

      Eu acredito que os superarticulados Mercedes Benz O-500 UDA possuem custo de manutenção menos salgado do que os biarticulados. Os empresários não denonstrariam outra razão para esta atitude.

    • Leonardo Bruno 20/12/2022 01:52

      Com certeza, biarticulado hoje é só Volvo e Scania, carros que por si só já são mais caros na aquisição e manutenção, apesar do modelo Scania ter motor instalado na frente...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Epson
Modelo da Câmera Fotográfica
Perfection3200

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 53586 que se encontra na identidade visual da empresa Transportes Campo Grande, de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Amélia, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um OF-1113, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Donald Hudson, em 01/08/2014 e consta como tendo sido registrada em 01/07/1982, na localidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha Bangu - Largo São Francisco via Militar. (393).

Referência Bibliográfica

HUDSON, D. Transportes Campo Grande 53586 em Rio de Janeiro por Donald Hudson - ID:2680948. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/donaldhudson/2680948> Acesso em: 08 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Transportes Campo Grande Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
53586
Placa:
XM9034
Carroceria:
CAIO
Amélia
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1113
Serviço:
Serviço Urbano: 393 - Bangu - Largo São Francisco via Militar.
Local:
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Data:
01/07/1982 16:31:50
Autor:
Donald Hudson
Publicação:
01/08/2014 07:08