Viação Itapemirim 931 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil, por Reginaldo Gas. ID da foto: 476673.
Viação Itapemirim 931 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil, por J.  Muniz. ID da foto: :id.
Viação Itapemirim 931 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil, por Márcio Douglas Ribeiro Venino. ID da foto: :id.
Viação Itapemirim 931 na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, por Paulo Rafael Peixoto. ID da foto: :id.
Viação Itapemirim 931 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil, por Marco Aurélio de Oliveira. ID da foto: :id.
/ 2.410 acessos / 31 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Itapemirim 931 em Cachoeiro de Itapemirim por Reginaldo Gas - ID:476673

..:: ESPECIAL ITAPEMIRIM | 58 ANOS ::.. Fonte: Revista NA POLTRONA Edição: 109, de Julho de 2008 | Pág. 11 Foto: Divulgação | Acervo: Equipe B.R.A.B.U.S. © 2008. Ônibus de 1976, restaurado e integrante da frota mantida como acervo pela própria Viação Itapemirim.

31 comentários

  • Marivaldo 03/07/2011 20:19

    show de foto!! uma raridade incrivel!!!

  • Reginaldo 03/07/2011 20:21

    A Viação Itapemirim é uma gigante do setor de transportes que atua neste segmento há mais de 50 anos. Fundada em 4 de julho de 1953 em Cachoeiro do Itapemirim (ES) a empresa evoluiu e acompanhou as transformações que o setor teve ao longo dos anos. Desde a década de 60 opera em muitas cidades da Região Nordeste e é também desta época que vem a referência e utilização da cor amarela em seus ônibus. Nos anos 70 incorporou a Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha e novamente integrou caminhos na Região Sul do país. Também foi nessa década que começou a fabricação dos Tecnobus Tribus, sendo um dos pioneiros do segmento na utilização do terceiro eixo. Desde então o grupo como um todo cresceu ainda mais e diversificou suas atividades. Hoje em dia é possível ver a marca Itapemirim em segmentos de transporte de carga, agropecuária, mineração, seguros, entre outros. Desde 2006 a Itapemirim conquistou o direito exclusivo na utilização da sua marca em qualquer ramo de atividade que atuar. No país apenas outras três empresas possuem exclusividade, e nenhuma dessas outras três tem correlação com ônibus e transportes.

    Atualmente tanto a E. O. N. S. Penha, como a Expresso Kaiowá, que também já pertenceu ao grupo, não pertencem mais a este grande conglomerado que é o Grupo e a Viação Itapemirim.

    Assim, a Equipe B.R.A.B.U.S. presta sua homenagem a essa gigante do transporte nacional que amanhã completará 58 anos. Parabéns ITAPEMIRIM!

  • Adrianno 03/07/2011 20:21

    Cruzar o Brasil de O-326 hoje é aventura!

  • Bruno 03/07/2011 20:22

    Que lindo,lindo!!!
    Grandes tempos!!!

  • Aguinaldo 03/07/2011 20:24

    Um desse eu vi... devi ter uns 7 ou 8 anos... não esqueço nunca mais!
    Lindo.... Saudades!

  • Marcelo 04/07/2011 07:32

    muitas saudades desse tempo ai!!!

  • Clébio 04/07/2011 18:50

    E a vontade de andar num desses novamente? Uma vez que teve greve aqui andei num piratão ex-Mirim.

    Ele tinha o logo da Mirim nos cinzeiros das poltronas?

  • Reginaldo 05/07/2011 01:21

    Bruno Roberto Clímaco Costa
    Aguinaldo José da Silva
    Marcelo de Souza
    É verdade, amigos. Esse ônibus é de um tempo que nos deixa com saudades e para muitos, uma época, sem dúvida, inesquecível.

    MARIVALDO TADEU RIBEIRO
    Obrigado pelo elogio, amigo!
    Sem dúvida, é uma raridade, tanto que é um dos ônibus restaurados e mantidos em acervo pela própria Itapemirim.

    Clébio Júnior
    Pois é amigo, você e muitos outros fãs certamente iriam curtir muito andar num desses, mesmo que em trajetos curtos. Acho pouco provável a Itapemirim utilizar esse, mesmo que só a pedido dos fãs. Mas não custa nada sonhar, não é?!
    Quanto ao cinzeiros, acho provável que sim, mas não tenho plena certeza, amigo.

    Adrianno Sakamoto
    É verdade, amigo. Esse MB é de uma época que a aventura fazia parte do trajeto, principalmente nos mais distantes. E pensar que esse modelo cruzava o país do norte a sul, hein. E nos anos 80, foi um dos modelos mais usuais da Itapemirim, no trecho entre SP x RIO.

    A TODOS, agradecemos pelas visitas, informações e comentários. Grande abraço, amigos!

  • Rodrigo 05/07/2011 11:13

    esse não seria um O-362?

  • Reginaldo 05/07/2011 13:40

    Rodrigo Padilha Rodrigues | EQUIPE19
    Também fiquei na dúvida, amigo.
    Mas na pesquisa de chassi, o resultado foi esse: MB O-326.
    Será que lá está errado?

    Obrigado pela visita e comentário! Abs!

  • Clébio 05/07/2011 14:18

    Reginaldo Gas Martins
    Rodrigo Padilha Rodrigues | EQUIPE19
    É possível que esteja, a chance de reencarroçar um monobloco deve ser bem pequena. Eu mesmo nunca ouvi falar.

  • Reginaldo 06/07/2011 01:15

    Clébio Júnior
    Rodrigo Padilha Rodrigues | EQUIPE19
    Amigos, pesquisando, encontrei duas imagens que reforçam o fato de que esse õnibus deste post seja sim um O-326. Se considerado o fato que ele foi restaurado (e não necessariamente reencarroçado), originalmente, ele se parecia com esses dos links abaixo:
    - Prefixo: 831
    http://4.bp.blogspot.com/...o-831-frota.jpg

    - Prefixo: 905
    http://picasaweb.google.c...859593708297698

    Obrigado a ambos pelas visitas, informações e comentários! Abs!

  • Elias Rodrigo 08/07/2011 19:41

    Show de post amigo!
    Lindo Monobloco!

    http://onibusbrasil.com/eliasgottardo/

  • Alan 08/07/2011 19:44

    Lindo lindo lindo !!!!!!!!!

    http://www.onibusbrasil.com/gentileza/

  • Reginaldo 09/07/2011 20:36

    Elias Rodrigo Gottardo
    Opa... Obrigado pelo elogio, amigão!
    Agradecemos sua visita e comentário! Abs!

    Alan Alves Silva Ramos
    Obrigado por sua visita e comentário, amigo!

  • Roger 12/10/2011 00:10

    A julgar pelo numero de janelas e formato dos faróis, eu diria que esse é um O-362 também...

  • Claiton 12/10/2011 01:01

    O-362

  • Reginaldo 16/10/2011 16:47

    Roger custodio
    Claiton Reis
    Pois é, amigos. Nas pesquisas que efetuamos, a maioria das informações remetem que esse Monobloco é O-326 e não O-362. O fato dos faróis e janelas pode ser resultado da restauração e não necessariamente serem originais do ônibus. Reforço ainda o fato desse ônibus ser O-326 pelo sequencial de prefixo, pois nas outras imagens pesquisadas, os ônibus que possuíam prefixo próximo a essa numeração eram O-326 também.

    A AMBOS, obrigado pelas visitas, informações e comentários. Abs!

  • Alberto 07/05/2012 17:26

    belo acervo...
    abraço

  • Reginaldo 15/07/2012 16:40

    Alberto Tavares
    Obrigado pelo elogio, amigo!
    Agradecemos pela visita e comentário! Abs!

  • Efraim 11/08/2012 23:00

    O-362

  • Reginaldo 22/09/2012 19:35

    Efraim Reis
    Também fiquei na dúvida, amigo.
    Mas na pesquisa de chassi, o resultado foi esse: MB O-326.
    Agradecemos pela visita, informação e comentário! Abs!

  • Efraim 23/09/2012 08:13

    Reginaldo Gas
    Há tá,então assim,sim,rsrsrsrs

  • Eduardo 23/09/2012 09:00

    Reginaldo Gas
    Mas na pesquisa de chassi, o resultado foi esse: MB O-326.
    Ainda que no documento esteja "O-326", em hipótese alguma ele pode ser, pois falta "meia janela". Os O-326 e O-355 eram maiores, com maior distância entre eixos e balanço traseiro mais longo.
    Como afirmou o Efraim Reis, é um O-362, com certeza.
    Abraços.

  • Eduardo 23/09/2012 09:25

    Tomo a liberdade de citar o comentário do Márcio Douglas Ribeiro Venino, em 02/12/2011
    http://onibusbrasil.com/foto.php?photo=689568
    Amigos, se permitem uma opinião... Não sou profundo conhecedor da Itapemirim, até porque meu foco de pesquisa em termos de empresa é a Cometa, mas conheço um pouco sobre os monoblocos da MBB, outro assunto que gosto e pesquiso bastante. Concordo com a questão de renumeração das janelas, porém pela disposição das janelas deste carro, ele é um O-362. Observem o seguinte: as janelas do O-355 e do O-326 são iguais. Em cima do motor, há uma janela pequena, bem acima do radiador. A grade do radiador no lado esquerdo para ambos é enorme, e este carro da foto não tem a janela pequena. Poderiam até trocar as janelas, mas acho que isso seria inviável, pois para este modelo de carroceria, mexer nas janelas era complicado pela estrutura do monobloco. Olhando na consulta de placas a documentação desse carro, o ano de fabricação dele consta como sendo 1976/1976. Neste ano o O-326 já não era mais fabricado, e o monobloco de longas distâncias era o O-355, sendo que o curta distância e média distância era o O-362. Prefiro acreditar que foi um erro de digitação no Detran, por isso ocasionou essa inversão de O-362 para O-326. Ou foi feito algum rolo na documentação na reprefixação. Prefiro acreditar no erro de digitação, duvido que fariam algo assim. Abraços

  • Efraim 23/09/2012 10:14

    Bom,eu fui por esse conhecimento também,mas visto as mutações que vemos na Itapemirim,sei lá né,tudo é possível

  • Eduardo 23/09/2012 11:20

    Efraim Reis
    visto as mutações que vemos na Itapemirim,sei lá né,tudo é possível
    Tudo, menos diminuir o comprimento do monobloco, rsrs!...
    Um abraço.

  • Reginaldo 23/09/2012 15:41

    Efraim Reis
    O amigo conseguiu atrair novas informações e explicações as quais me fizeram mudar de ideia, ignorar a informação do chassi e seguir pela base de conhecimento dos amigos. Pelo visto, você está certo e esse é um O-362.

    Eduardo Monteiro
    Amigo, muito obrigado pelas referências, informações e explicações agregadas a essa foto. Ficamos sempre muito felizes quando nos deparamos com uma situação igual a essa, onde uma dúvida, um questionamento faz com que haja uma troca de ideais e comentários bem interessante, sempre de forma sadia e que atribui ainda mais qualidade ao nosso hobbie. Muito obrigado por sua contribuição.

    E amigos Efraim Reis, Eduardo Monteiro, agradecemos também por suas visitas e comentários! Grande abraço a todos!

    PS: Já corrigi a informação....rs

  • Efraim 23/09/2012 18:05

    Reginaldo Gas
    Beleza irmãos

  • Eduardo 23/09/2012 19:04

    Reginaldo Gas
    Valeu, Reginaldo!
    Um grande abraço.

  • Reginaldo 23/09/2012 22:52

    Efraim Reis
    Eduardo Monteiro
    Valeu...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 931 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Itapemirim, de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Monobloco O-362, fabricada pela encarroçadora Mercedes-Benz. O chassi é um O-362, fabricado pela Mercedes-Benz. Por chassi e carroceria serem do mesmo fabricante, existe a possibilidade deste veículo ser do tipo "Monobloco". A fotografia foi publicada por Reginaldo Gas, em 03/07/2011, na localidade de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil.

Referência Bibliográfica

GAS, R. Viação Itapemirim 931 em Cachoeiro de Itapemirim por Reginaldo Gas - ID:476673. Ônibus Brasil, 2011. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/brabus/476673> Acesso em: 27 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Itapemirim Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil
Numeração:
931
Placa:
MPO4721 MERCEDES-BENZ O 326 1976 / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Mercedes-Benz
Monobloco O-362
Chassi:
Mercedes-Benz
O-362
Local:
Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil
Autor:
Reginaldo Gas
Publicação:
03/07/2011 20:18