Coletivos São Lucas 8D70 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Luís Carlos Santinne Araújo. ID da foto: 12078539.
Ricco Transportes e Turismo-  Filial Rio Branco Attivi Integral na cidade de Rio Branco, Acre, Brasil, por Gilvanis Silva. ID da foto: :id.
Ricco Transportes e Turismo-  Filial Rio Branco Attivi Integral na cidade de Rio Branco, Acre, Brasil, por Gilvanis Silva. ID da foto: :id.
Coletivos São Lucas 8D70 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Luís Carlos Santinne Araújo. ID da foto: :id.
Ricco Transportes e Turismo-  Filial Rio Branco Attivi Integral na cidade de Rio Branco, Acre, Brasil, por Diego Parreira. ID da foto: :id.
/ 218 acessos / 7 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Coletivos São Lucas 8D70 em Belo Horizonte por Luís Carlos Santinne Araújo - ID:12078539

7 comentários

  • Lucas 15/05/2024 12:18

    um motorista da empresa disse que irá rodar na linha 33 Estação Barreiro .

    • Luís Carlos 15/05/2024 15:04

      Show, esperava mesmo que seria ai

  • Paulo 15/05/2024 15:13

    Vão ter que acelerar os testes e a infra se realmente os 100 elétricos que prometeram, vierem. E, na boa? Os elétricos tinham que ir tudo pro MOVE. Não vejo o menor sentido, nesse momento, colocar carro elétrico na 330, 4150, 8102, 3503, etc.

    • Luís Carlos 15/05/2024 18:32

      Meu fi, BH só se arrasta no atraso, olha o projeto do MOVE, a conclusão era pra 2014, e lembra quando finalizou !?

    • Ronaldo 13/06/2024 23:37

      @Paulo Sousa concordo com você em parte.

      Realmente, seria maravilhoso ver E-Bus no sistema Move, tanto nos modelos padrons quanto articulados. Mas, por outro lado, acho ótima a proposta de levar veiculos elétricos para linhas como 341, 342, dentre outras, pois geralmente as linhas alimentadoras são as mais "largadas" pelas empresas em relação ao consumidor quando o assunto é conforto.

      No entender de empresário, se tem muita demanda, tem que ter pouco conforto e, se tiver pouca demanda, aí é que não tem conforto nenhum. Podemos tirar como base o AC. Se não fosse pela exigência do ex-prefeito Alexandre Kalil, nem isso teríamos, em uma cidade que, nos anos 2000, podia ser considerada uma referência em transporte urbano, perdendo para poucas cidades, como Goiânia, por exemplo.

      Chega a ser deprimente lembrar que nos anos 2000 era possível pagar R$ 1,45 e andar em ônibus com motor traseiro, piso baixo e/ou câmbio automático (não necessariamente os 3 juntos, mas tinha os 3 aqui em BH) e, hoje, pagamos R$ 5,25 para andar em caminhões montados em carcaça de ônibus, com um ar condicionado sendo a única coisa boa nisso tudo.

      O Move, apesar dos problemas, ainda tem a vantagem de operar em grande parte com veiculos que contam com motor traseiro, AC e são articulados. Já no convencional nem isso temos mais.

    • Paulo 14/06/2024 12:12

      Ronaldo, meu bom. Joia? Eu colocaria no MOVE pela necessidade de renovar a frota deles, pois todos estão pra vencer e deve ter carro lá que já venceu a vida útil deles. Mas também por eficiência energética e possibilidade de colocar estações de recargas nas estações. Se fosse feito com o mínimo de zelo, colocariam um carregador em cada estação e vai revezando a recarga dos carros e por andarem em pistas exclusivas, gastam menos energia e podem ser mais "rentáveis" nesse primeiro momento. Num futuro, principalmente com o OF 1721 da Eletra (que eu considero quase um crime, mas aí é gosto de busólogo mesmo) dá pra levar um chassi mais alto e robusto para as ladeiras de BH e o asfalto lunar que a gente tem aqui, aí eu vejo viabilidade pra colocar esses carros nas alimentadoras da cidade, por exemplo.

  • Ronaldo 17/06/2024 17:42

    @Paulo Sousa show de bola a sua ideia de revezamento da recarga dos veiculos nas estações de transferência do Move, seria muito massa mesmo!

    Complementarmente a isto, creio que seria excelente se tivéssemos, nos pontos finais e nas estações das linhas convencionais, pontos de recarga para os E-Bus, possibilitando as chamadas "recargas de oportunidade".

    Quanto ao OF-1721 Eletra, ao contrário da versão a combustão, o motor dele não é dianteiro, mas fica no entre-eixos do veiculo. Inclusive, o painel de um OF-1721 Eletra, pelo menos na carroceria Caio Millennium V, lembra um O-500M automático, com a diferença de que é um veiculo elétrico e, por isto, não há medidor de combustível, mas sim de bateria.

    Em relação a "preferências de busólogo", eu mesmo preferiria um Marcopolo Attivi, um Ankai OE 12 ou até mesmo algum desses chassis como BYD D9A/D9W e o Mercedes-Benz eO500U, além do Volvo BZL e o Scania K310 Eletra (o Scania K310 Eletra e o Volvo BZL têm roncos maravilhosos que não perdem em quase nada para as versões a diesel).

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 8D70 que se encontra na identidade visual da empresa Coletivos São Lucas, de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Attivi Padron Low Entry, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um Attivi E.U., fabricado pela Marcopolo. Por chassi e carroceria serem do mesmo fabricante, existe a possibilidade deste veículo ser do tipo "Monobloco". A fotografia foi publicada por Luís Carlos Santinne Araújo, em 06/05/2024, na localidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Referência Bibliográfica

SANTINNE ARAÚJO, L. C. Coletivos São Lucas 8D70 em Belo Horizonte por Luís Carlos Santinne Araújo - ID:12078539. Ônibus Brasil, 2024. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/bhbuss/12078539> Acesso em: 20 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Coletivos São Lucas Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Numeração:
8D70
Placa:
JCG8D70
Carroceria:
Marcopolo
Attivi Padron Low Entry
Chassi:
Marcopolo
Attivi E.U.
Local:
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Autor:
Luís Carlos Santinne Araújo
Publicação:
06/05/2024 21:47