Empresa de Transportes Andorinha 5201 na cidade de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, por Thainan de França Barbosa. ID da foto: 613875.
Empresa de Transportes Andorinha 5201 na cidade de Ponta Grossa, Paraná, Brasil, por Márcio  Rodrigo. ID da foto: :id.
Empresa de Transportes Andorinha 5201 na cidade de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, por Thainan de França Barbosa. ID da foto: :id.
Empresa de Transportes Andorinha 5201 na cidade de Paranavaí, Paraná, Brasil, por Robson Alves. ID da foto: :id.
Empresa de Transportes Andorinha 5201 na cidade de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, por Thainan de França Barbosa. ID da foto: :id.
/ 440 acessos / 67 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Empresa de Transportes Andorinha 5201 em Presidente Prudente por Thainan de França Barbosa - ID:613875

PRUDENTE X MARINGA 13H45 EEEITA GVZAAAO LINDO! DEMAIS! DEMAIS!

67 comentários

  • Emanuel 14/10/2011 16:51

    ESSE PARECE SER O O-400RSD DE 354CV

  • Thainan 14/10/2011 19:45

    Emanuel Corrêa Lopes
    aé? rsrsr
    eu tbm acho q sim

  • Philippe 14/10/2011 19:51

    Emanuel Corrêa Lopes
    mas a potencia dos O-400 geralmente num são 360 cv??

  • Fabricio 14/10/2011 19:53

    Philippe Bragança
    360 é ela arredondada por questão de marketing, de fábrica a real ela é 354HP (Que nem os Scania 113CL, tem versão 310, 320 e 360, que na verdade são 303, 318, 356 ou 362HP, ou o OF-1620, que era 204 ou 211HP)

  • Gilberto 14/10/2011 19:54

    360 arredondados surgiram nos 0-500 RS e RSD. Nos 400 RS, RSE e RSD, a potência era essa mesma, bem como nos 371 RSD e RSL de segunda geração!

  • Philippe 14/10/2011 19:54

    Fabricio do Nascimento Zulato
    ahh sim! entendi

  • Fabricio 14/10/2011 19:55

    Gilberto de Andrade Gaia
    Isto, os primeiros 371RSD são com 326Hp e os 370RSD com 320HP

  • Thainan 14/10/2011 20:01

    Fabricio do Nascimento Zulato
    Philippe Bragança
    Gilberto de Andrade Gaia
    Explicado doutores! rsrsrs
    Tive uma aula de motores aqui na minha galeria!
    que espetaculo rsrsrs
    Eu confesso q essa parte nao entendo mto
    mas q é muuuito legal aprender e ver gente como vc´s
    q entende falando!
    um abraço amigos, obrigado pela visita
    valeu!

  • Gilberto 14/10/2011 20:02

    Quase, Fabrício kkkkk com essa potência são ambos, 370 e 371 RSD com os 326 cv!

  • Claiton 14/10/2011 20:02

    Philippe Bragança
    Fabricio do Nascimento Zulato

    Os monoblocos O-371RSD e RSL e O-400 RS, RSD e RSL, assim como as plataformas O-371/O-400 RSD e RSE e tinham 354 cv, motor mecânico OM-447LA.

    O motor de 360 cv veio eletrônico, já OM-457LA nas plataformas O-400 RSD e RSE.

    Os OF-1620 vieram com 197 cv e depois 204 cv. O OF-1721 é que veio com 211 cv.

  • Fabricio 14/10/2011 20:03

    Claiton Reis

    Haha naum esqueça os 371 com motor 355/6LA que tanto adoro, eheh

  • Thainan 14/10/2011 20:04

    Claiton Reis
    Fabricio do Nascimento Zulato
    hehehe isso mesmo rsrsrs
    só nao brigeum ta por favor kkkkkkkkkk
    to brincando rapazeada! rsrsr

  • Gilberto 14/10/2011 20:05

    Sim, desses, eram os 370 e 371 R, com 238 cv!

  • Fabricio 14/10/2011 20:05

    Thainan de França Barbosa
    Eu brigar com o Claiton, eheheh, dificil

  • Thainan 14/10/2011 20:07

    Fabricio do Nascimento Zulato
    rsrsrs
    eu sei é modo de falar kkkk
    é q qdo busologo discute vixe
    é da hora observar rsrsrsrsrs
    uma discussão saida, vamos colocar kkk

    Abraço!

  • Claiton 14/10/2011 20:09

    Gilberto de Andrade Gaia

    O monobloco O-370 RSD tinha 320 cv, com opção de 285 cv tbm. Já o RS tinha 285 cv e uma opção aspirada de 240 cv.

  • Claiton 14/10/2011 20:10

    Fabricio do Nascimento Zulato

    Mas esse já tá batido...rsrs.

  • Fabricio 14/10/2011 20:10

    Claiton Reis
    Dificil era empurrar um mono RSD com motor sem intercooler do RS, eheh

  • Claiton 14/10/2011 20:12

    Gilberto de Andrade Gaia

    O O-370 R e inicialmente o O-371 R, tinham 200 cv. Depois a MB aumentou pra 238 cv o O-371 R.

    No UP foi o mesmo, começou com 187 cv depois passou pra 238 cv.

  • Claiton 14/10/2011 20:13

    Fabricio do Nascimento Zulato

    Mas monobloco é leve, acho que n fazia tão feio não.

    Pior seriam as plataformas.

  • Fabricio 14/10/2011 20:14

    Claiton Reis
    Haha, naum me convence naum, eheheh

  • Gilberto 14/10/2011 20:17

    Claiton, não tenho essa informação, até porque não faria sentido os 200 cv, pois toda a família 3, 4 e 5 já saíam turbinadas da fábrica. Além disso, 200 cv era o motor do 0-326, de 1966 a 1974, e 'quase' o da plataforma OH-1419, com 192 cv. Não estou dizendo que não teve esse motor, mas por conta do que sei e das características dos motores, me parece equívoco...

  • Gilberto 14/10/2011 20:19

    Ops, família 3 a partir dos 370 rsrsrsrs.. e a família 5 ainda sai da fábrica kkkkkkk

  • Claiton 14/10/2011 20:20

    Gilberto de Andrade Gaia

    Eram 200 cv e 77 mkgf de torque. Tenho uma reportagem que fala isso.

    O O-326 tinha 180 cv e depois foi repotenciado para 200 cv.

  • Fabricio 14/10/2011 20:22

    Claiton Reis
    Lembrando que a Mirim qdo resolveu em conjunto com Mb desenvolver o Tribus ela usou a plataforma 355 com 3º eixo adaptado e motor do 1929 com 291HP... (e ela ja tinha testado um mono O326 antes com esta configuração, - o motor, que era original).

  • Claiton 14/10/2011 20:25

    Fabricio do Nascimento Zulato
    o LS-1929 tinha 285 cv e 108 mkgf de torque. Esse motor foi usado no RS depois.

  • Fabricio 14/10/2011 20:26

    Claiton Reis
    Ah vc entendeu, eheh, depois te passo uma reportagem de época falando juntamente disto.

  • Claiton 14/10/2011 20:27

    Fabricio do Nascimento Zulato
    É que vc só fala inglês, rsrsrsrs...HP, Nm, etc., rsrsrs.

    Mande a reportagem mesmo, pelo skype.

  • Fabricio 14/10/2011 20:28

    Claiton Reis
    OK Man, next monday, eheheh

  • Gilberto 14/10/2011 20:31

    No caso do 326, eu uso os 200, mas na verdade essa diferença é puramente por conta do sistema de aferição usado, SAE ou HP! Mas esses motores eram turbinados? Seria o fim da picada! Eu acho a Mercedes uma baita empresa, mas julgo um erro tremendo eles terem lançado o sucessor do 0-355, o 0-364, com menos potência que o antecessor. E isso, agora, se junta aos poucos mas sérios equívocos que a gigante alemã cometeu, como demorar 12 anos para lançar ônibus rodoviário (motor grande) com motor traseiro turbinado, ou, no total, 14 anos. A Scania lançou o B-110 Super em 1970 e o BR-115 idem em 1972. A MBB, exceto pelos 0-362 turbinados de fábrica, só foi conseguir chegar perto do desempenho dos suecos com os 0-370 RS e RSD, em 1984!

  • Gilberto 14/10/2011 20:36

    A cabeça começa a bater biela kkkkkkkkkkkk SAE, americano, ou DIN, alemão kkkk HP ou CV seria as alternativas, no caso kkkkkkkkkkkkk

  • Claiton 14/10/2011 20:46

    Gilberto de Andrade Gaia
    Acho que não, parece que houve um repotenciamento mesmo. eles eram aspirados. Vou me certificar e depois eu te falo.

    O sistema era SAE(potência bruta) ou DIN(potência líquida)
    No caso do O-364, houveram as seguintes versões:

    O-364 11 R:
    OM-352 :130 cv e 37 mkgf
    OM-355/5:170 cv e 62 mkgf

    O-364 12 R:
    OM-352 :130 cv e 37 mkgf
    OM-352 A:156 cv e 44 mkgf
    OM-355/5:192 cv e 67 mkgf

    O-364 13 R
    OM-355/6:210 cv e 75 mkgf

    O-365 11 R:
    OM-352 :122 cv e 36 mkgf

  • Gilberto 14/10/2011 20:52

    Não me consta 12 R com esse motor, Claiton, somente o de 170 cv. Pelo que sei, 192 cv era o motor do OH-1419. E acho que o do 13R era o mesmo do 355, com 223 cv...

  • Claiton 14/10/2011 20:53

    Gilberto de Andrade Gaia
    Bom, é o que tá aqui na ficha técnica.

  • Gilberto 14/10/2011 20:59

    Que ficha? Minha fonte principal era a Transporte Moderno, a SUA BOA ESTRELA e primos motoristas...

  • Claiton 14/10/2011 21:01

    Gilberto de Andrade Gaia
    Desculpa Gilberto, mas não existe fonte melhor e mais segura do que a ficha técnica da própria fábrica, rsrs.

    Assim mesmo, até nas fichas técnicas podem ocorrer falhas.

    Mesmo assim, é a mais segura.

  • Thainan 14/10/2011 21:13

    Claiton Reis
    Fabricio do Nascimento Zulato
    Gilberto de Andrade Gaia
    alguem de vocês sabe me dizer qtos cavalos tem o o-500RSD?
    ja q a discussão ta 100% voltada a isso rsrsrsrs

  • Thainan 14/10/2011 21:13

    Philippe Bragança
    Claiton Reis
    Gilberto de Andrade Gaia
    Fabricio do Nascimento Zulato
    Obrigado amigos pela visita!
    gostei! hehehehe

  • Claiton 14/10/2011 21:14

    Thainan de França Barbosa
    O RSD tem 2 opções:360 cv e 163 mkgf e 422 cv e 194 mkgf.

  • Claiton 14/10/2011 21:15

    Thainan de França Barbosa

    A foto está sucesso e o carro é muito bonito.

  • Philippe 14/10/2011 21:16

    Thainan de França Barbosa
    por nada!
    depois da uma visitinha la: http://onibusbrasil.com/philippebus/
    e add no MSN: [email protected]
    abrço

  • Thainan 14/10/2011 21:16

    Claiton Reis
    no caso os 360 sao usados nos 1350 em1200
    e os 422 nos ld´s ou é indiferente?
    as duas opções podem ser aderidas nos diversos modelos?

  • Claiton 14/10/2011 21:19

    Thainan de França Barbosa

    É indiferente. As duas podem ser usadas em qualquer carroceria.

  • Thainan 14/10/2011 21:19

    Claiton Reis
    Claiton Reis
    percebi mesmo rsrrs
    o gvzao fez sucesso hoje! :D

  • Thainan 14/10/2011 21:20

    Claiton Reis
    da muita diferença?
    ao andar do veiculo?
    acho q só vendo ele andar pra saber?
    ou tem como saber qts cv ele tem de outra forma?

  • Gilberto 14/10/2011 21:21

    Sem dúvida, mas aí o problema é conflito de informações. Por exemplo: 364 11 R com 130 cv, ok, esse foi o motor mais usado, talvez, pela Mercedes. Equipava o 0-352, o 362, o OH-1313. Mas o de 170 cv, pela informação que tive, era do 12 R, que podia ser usado tanto urbano como rodoviário de curta distância. O 12R tinha chassi igual ao do 11 R, curto, e o 13 R, chassi longo. Os 0-326 e 355 compensavam a potência limitada - embora, segundo motoristas que participam de outros sites, a diferença brutal de peso entre os dois, com o 26 sendo no mínimo 1 tonelada mais leve, faziam os 200 cv dele renderem absurdamente mais que os 223 do 55 - com velocidade final considerável, que ainda por cima, em muitas empresas, era somada com o uso de 'banguelas' - câmbio em ponto morto nas descidas, liberando o freio motor e reduzindo ao mínimo a rotação, com o ônibus por conta do motorista e do peso - De qualquer forma, quando eu vi os primeiros 0-364, da Ultra e Rápido Brasil, cujas garagens eram perto de casa, no Jabaquara, e perto também do Terminal Litoral, eu achei que seriam capazes de disputar com os Scania. Os dados, para mim, são isso apenas. Não vejo problemas em corrigir-me, se estiver errado. De todo modo, fica claro para mim que a Mercedes deu um passo atrás quando lançou o 0-364. Os urbanos mantiveram os motores de entrada de todas as linhas, o clássico 130 cv. E no caso do 13 R, sucessor direto do 0-355, um recuo na potência insondável!

  • Thainan 14/10/2011 21:22

    Philippe Bragança
    opa amigo
    visito la sim!
    pode deixar
    e eu que agraço ai pela visita
    na minha humilde galeria!
    abraço

  • Gilberto 14/10/2011 21:22

    Eu hoje me peguei pensando se a Mercedes inventasse de lançar um sucessor dos 400 RSL e RSE, ou seja, tocos com o mesmo comprimento dos trucados, com o tal motorzão de 422 cv... Ninguém andaria junto...

  • Thainan 14/10/2011 21:27

    Gilberto de Andrade Gaia
    concordo!
    plenamente!

    ow os o-400 são voam.
    eu ja andei em muitos
    nao tenho do q reclamar
    o bixao anda bonito!

  • Claiton 14/10/2011 21:34

    Nem tanto, pq o O-355 e o O-326 eram muito parecidos, em termos de carroceria.

    Segundo a ficha técnica que eu tenho aqui, o PBT do O-326 era de 8,1 ton e o do O-355, 8,8 ton.

    Eu particularmente não creio que o O-355 seja tão mais pesado que o O-326.

    Com relação a potência, o O-355 tinha 200 cv(DIN) e 76 mkgf e 223 cv(SAE), enquanto o O-364 13 R tinha 210 cv(DIN) e 75 mkgf(DIN) e 239 cv(SAE) e 83 mkgf(SAE).

  • Claiton 14/10/2011 21:39

    Thainan de França Barbosa
    As arrancadas e retomadas de velocidade são melhores, ajudado pelo câmbio GO-210, no caso da versão de 422 cv. Na versão de 360 cv o câmbio de série é o GO-190 e o GO-210 é opcional.

  • Claiton 14/10/2011 21:42

    Gilberto de Andrade Gaia
    Thainan de França Barbosa

    A Mirim fez uma experiência com um O-371 RSL de sua frota, colocando o motor do caminhão LS-1941. Esse motor tinha 408 cv e 189 mkgf e segundo consta, os motoristas gostavam dessa cavalaria toda.

    Por causa disso, a Mirim tirou ele das linhas reguilares, rsrs.

  • Gilberto 14/10/2011 21:42

    Mas segundo os números que você tem, são 700 kg a mais entre um e outro. É o mesmo que 10 passageiros. Uma diferença e tanto. Além disso, o 326 tem perfil ainda mais baixo, e mais arredondado, portanto melhor para cortar o vento, que os 0-355. Talvez eu tenha me equivocado mesmo ao dizer que os 364 tem menos potência que os 355, devia estar pensando nos 0H-1419, plataforma que fez muito sucesso, tanto que a Andorinha teve uma renca delas. De toda forma, como imagino que os 0-364 sejam um pouco mais pesados, e por causa do design caixa de sapato ou pão pullman,não tiveram como tentar melhor sorte com os Scania. A Andorinha mesmo comprou 24 0-364 em 1979, ano do seu lançamento. Metade foi embora em um ano ou pouco mais, e a outra, acho que não durou nem 5 anos na frota. Claro que muitas outras empresas tiveram bastante desse modelo, mas eu os considero, junto com os 0-352, as grandes mancadas da MBB!

  • Gilberto 14/10/2011 21:49

    Sim, soube dessa experiência com o motor de 408 cv. Mas lembro que o caminhão equipado com ele vendeu muuuuuito menos que o LS-1935, com 354 cv, o motorzão dos 371 e 400 que falamos aqui!

  • Claiton 14/10/2011 21:55

    Gilberto de Andrade Gaia

    Mas aí é o PBT-Peso Bruto Total, ou seja, o peso da plataforma somado com o peso da carroceria somado com o peso da carga.

    Quanto mais leve for o veículo, mais carag ele pode levar.

    Eu acho o contrário, os monoblocos sempre fizeram grande sucesso. O O-364 tinha muitas falhas de projeto na carroceria, mas ele fez enorme sucesso.

    Agora, com relação aos Scania, a empresa sueca sempre teve veículos mais potentes que os da MB na época. Os chassis Scania eram veículos do segmento pesado e os monoblocos era veículos do segmento médio, tanto que o PBT do O-364 13R era de 14,8 ton. Hoje, até um OH-1518 tem PBT semelhante.

  • Claiton 14/10/2011 21:57

    Gilberto de Andrade Gaia

    Sim, vendeu menos. O LS-1935 vendeu muito mais. É mais ou menos o que ocorre hj com o RSD de 360 cv e o RSD de 422 cv, rsrsrs.

  • Gilberto 14/10/2011 21:59

    A impressão que eu tinha, Claiton, é que o 1941 não era tão bom das pernas quanto o irmão menor kkkkkkkkk

  • Alberto 14/10/2011 22:07

    Bela foto !
    A aula aí tá boa Heim rsrsrs !

    http://onibusbrasil.com/albertogomes

  • Claiton 14/10/2011 22:09

    Gilberto de Andrade Gaia

    Eu acho que era questão de preços mesmo. O LS-1941 era mais caro que o LS-1935.

    O LS-1941 tinha o mesmo motor OM-447LA, que colocou a MB de vez no nível das suecas.

  • Gilberto 14/10/2011 22:18

    Mas eu não disse que os monoblocos não fizeram sucesso, Claiton! Seria uma aberração, uma contradição do óbvio. Quantas empresas só tinham deles na frota? CMTC, ULTRA, RÁPIDO BRASIL, ITAPEMIRIM, VIAÇÃO LESTE-OESTE, VIAÇÃO PENHA-LAPA, GATO PRETO, SANTA BRÍGIDA. Onde não eram únicos, eram maioria: ANDORINHA, PRATA, BREDA, etc. Eu sou do tempo em que 0-326 e 0-355 dispensavam as turbinas, quando eram de empresas, como as duas primeiras da segunda lista, em que os motoristas, a maioria, andavam sem a menor preocupação com limite de velocidade. Mesmo assim, imaginava o que seria, por exemplo, um 0-326 com motor turbinado, talvez chegando a 250 cv de potência. E lembre também que, apesar dos 275 cv dos B-110 super, eles tinham final menor que a dos 326/355.

  • Claiton 14/10/2011 22:27

    Gilberto de Andrade Gaia
    É que como vc falou que o O-352 e o O-364 foram mancadas, eu discordei, rsrsrs. Agora um que que me dava raiva era o O-364 12 R com OM-352. Aqui perto de caso tem uma subida que ele não podiam ver, que se tremia todo, rsrsrsrs.

    No entanto, eu concordo contigo, a MB perdeu a oportunidade de evoluir ao patamar da Scania na época ao não ter veículos turbinados mais potentes, apesar de usar motores grandes como o OM-326 de 10,8 litros, por exemplo.

    Eram macios, confortáveis, porém lentos.

  • Gilberto 14/10/2011 22:32

    Claiton, foram para mim kkkkkkkkkkk e acho que os casos que citei, se não tornam minha opinião a verdade absoluta - nem aqui, nem em qualquer outro lugar, nunca rsrsrsrsr - mostram que as empresas esperavam mais do 0-364. E o 0-352 era praticamente o 0-321 com 20 cv a mais e nova carroceria... e o 0-362 maçarico, idem...

  • Claiton 14/10/2011 22:38

    Gilberto de Andrade Gaia
    Ah sim, entendi....mas eu acredito que as empresas não esperavam mais dos 364 da época, esperavam mais da MB, rsrsrs. Tanto que ela lançou, anos depois, os O-370 com 320 cv e o RS com 285 cv, muito mais que os 210 do 364/13 R e os 192 cv do 364/12 R.

    O O-352 era um O-321 melhorado mesmo. Da mesma forma que o O-362 era uma evolução do O-352 e assim sucessivamente.

  • Thainan 14/10/2011 22:51

    Gilberto de Andrade Gaia
    Claiton Reis
    obrigado pelas informações amigos!
    hehehhee
    valeu mesmo!
    abraço!

  • Thainan 14/10/2011 22:57

    ALBERTO GOMES VALE
    Bota aula nisso srsrs
    Aula de motor mercedes!
    olha nunca que o gvzao imaginava
    fazer tanto sucesso assim srrs
    aaah e o motorzao MBB o-400RSD dessa
    super maquina da nossa querida Andorinha!

    obrigado amigo
    e boa aula! hehehehe

  • Claiton 14/10/2011 23:09

    Thainan de França Barbosa
    Esse motor era bom. E o GV 1450 era muito bonito. Um dos pecados do O-400 era a suspensão mole.

  • Thainan 15/10/2011 08:41

    Claiton Reis
    oww mas suspensao desses gv´s são muito boas
    pode ser que esses gv´s de 98 seja ja os de 2000 te falo q nao são!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
EASTMAN KODAK COMPANY
Modelo da Câmera Fotográfica
KODAK EASYSHARE C1013 DIGITAL CAMERA
Tempo de Exposição
3125/10000
Programa de Exposição
Normal
ISO
64
Valor da Velocidade do Obturador
832/100
Valor de Abertura
458/100
Valor Máximo de Abertura
293/100
Abertura (fnumber)
49/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 5201 que se encontra na identidade visual da empresa Empresa de Transportes Andorinha, de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Paradiso GV 1450, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um O-400RSD, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Thainan de França Barbosa, em 14/10/2011, na localidade de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

DE FRANÇA BARBOSA, T. Empresa de Transportes Andorinha 5201 em Presidente Prudente por Thainan de França Barbosa - ID:613875. Ônibus Brasil, 2011. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/thainanbarbosa/613875> Acesso em: 28 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Empresa de Transportes Andorinha Presidente Prudente, São Paulo, Brasil
Numeração:
5201
Placa:
BTT4939 MERCEDES-BENZ O 400 RSD PL 1997/1998 / Potência: 354 cv / Lotação: 49 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Paradiso GV 1450
Chassi:
Mercedes-Benz
O-400RSD
Local:
Presidente Prudente, São Paulo, Brasil
Autor:
Thainan de França Barbosa
Publicação:
14/10/2011 16:41