Expresso Palmeirense 0402 na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Gustavo Alfredo. ID da foto: 1192034.
Expresso Palmeirense 0710 na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Gustavo Alfredo. ID da foto: :id.
Expresso Palmeirense 0401 na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Gustavo Alfredo. ID da foto: :id.
Expresso Palmeirense 0709 na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Gustavo Alfredo. ID da foto: :id.
Expresso Palmeirense 0508 na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Gustavo Alfredo. ID da foto: :id.
/ 450 acessos / 11 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Expresso Palmeirense 0402 em Maceió por Gustavo Alfredo - ID:1192034

Triste fim para uma das mais tradicionais empresas do transporte intermunicipal de passageiros em Alagoas. A Expresso Palmeirense que por anos operou no sistema com sua única linha (Maceió/AL x Palmeira dos Índios) está prestes a fechar as portas por ter perdido o seu lote de linhas na licitação do transporte convencional de passageiros realizado pela ARSAL. No último dia 27/07 o resultado do certame foi divulgado e como todos já esperavam a Palmeirense (que parece passar por uma longa crise há anos) nem sequer concorreu. Com isto a empresa que já teve monobloco O370 e 5 CMA Flecha Azul Scania e que hoje se resume a alguns poucos micros e 2 Comil Versatile só espera o comunicado oficial para deixar de realizar as viagens.

11 comentários

  • João Paulo 02/08/2012 10:11

    Uma pena, era uma boa empresa, apesar de ter uma frota não muito boa por hoje...

    Gustavo, sabe informar qual é a empresa que vai assumir o lote da Palmeirense (Lote 10)? No Diário Oficial saiu apenas as empresas que vão assumir para os lotes 1,2,3,9,11,12,13 e 14.

  • Gustavo 02/08/2012 10:31

    João Paulo Clarindo

    Os lotes que não tiveram empresas vencedoras (Lote 10 e todos os lotes de Arapiraca) passarão por um novo processo licitatório em 60 dias. Se neste novo processo não houver empresa vencedora de novo há a possibilidade de repasse dessas linhas para os complementares (Deus nos livre disso!) ou até de uma revisão no edital para que se possa fazer uma nova licitação (3ª, no caso) com valores de outorga e contratos menores, atraindo assim a atenção de outras empresas de ônibus.

    Acredito que neste prazo de 60 dias se não tivermos nenhuma novidade a Palmeirense deixará de operar (Isto já é um fato!) e as empresas vencedoras da licitação (Real Alagoas, DEF, Veleiro, Sol Nascente e Paraíso) serão convidadas a rodar na linha Maceió x Palmeira dos Índios em caráter emergencial - Assumindo cada uma 1 ou 2 horários pra suprir a demanda.

  • Gustavo 02/08/2012 10:45

    Na minha opinião a Palmeirense vai fechar as portas por uma série de acontecimentos que juntos levaram a empresa a situação que estamos vendo.

    1º - Vocação: Não sei se o atual dono é filho ou neto do fundador, ou se ainda é o fundador que manda na empresa e o mesmo perdeu a vontade de ter uma emrpesa de ônibus, mas a realidade é que ele não liga mais para a empresa .. É um fazendeiro da região de Palmeira dos Índios e com terras sabe mexer bem mas com transporte público não! Dizem que os funcionários da Palmeirense ficaram um tempo sem receber 1 real sequer, houve até a possibilidade de paralisação dos mesmos reivindicando o pagamento.

    2º Frota: Deixou envelhecer a frota e com uma conservação que não é lá essas coisas. A última compra da Palmeirense foi em 2007' :O Agora imagine com os complementares a cada ano trocando de besta ou van, quem vai deixar de ir no A/C com tv e dvd pra ir num Volare desses ai sem nada? Ninguém né? :/

    3º Complementares e clandestinos: Apesar dos clandestinos existirem eles se concentram em maior parte na região metropolitana de Maceió, nem tanto pelo estado como é o caso de outros estados como o Rio Grande do Norte por exemplo. Agora esses Complementares? Pelo amor de Deus, são o câncer do transporte público intermunicipal. O governo pra fazer uma média deu a concessão de linhas a esses alternativos e deu no que deu - As empresas não podem investir em uma frota de qualidade e mais ousada pois há o complementar pra tirar o passageiro da linha - O caso da Palmeirense é bem claro: Já vi Volare 2012 com A/C, tv, dvd e som praticamente pelo mesmo preço de ir nessa bomba ai de cima que não tem A/C, muito menos tv e parece ser apertado e desconfortável.

  • Gustavo 02/08/2012 10:45

    A Real Alagoas mesmo não consegue investir na Maceió x Arapiraca por causa do complementar e se vê obrigada a colocar Ideale OF1418 ou Senior Midi, enquanto isso na Paraíba roda na João Pessoa x Campina Grande Panorâmico DD com a mesma distância entre MCZ e Arapiraca. E olhe que a demanda é boa, são 1680 passageiros/dia nessa linha mas são passageiros que pagam o trecho seccionado e não na sua totalidade.

    É complicado: Pra Delmiro Gouveia a Real Alagoas tem além dela a Progresso e o complementar, agora pra Mata Grande por exemplo o complementar deita e rola sozinho sem concorrência, por isso botam Sprinter ou Ducato pra percorrer uma distância superior a 300 km. ;x Sou a favor dos complementares nas regiões metropolitanas ou em linhas de ATÉ 60 km, nada a mais que isso! Pro resto o ônibus é a opção mais rentável.

  • João Paulo 04/08/2012 01:23

    Gustavo Alfredo
    Realmente, por mais que eu goste de Volares, o transporte complementar virou uma verdadeira praga no transporte intermunicipal, e a maior culpada disso é a Arsal, que ao invés de priorizar o transporte nas grandes empresas, que tem um conforto e atendimento melhor (pelo menos na Real Alagoas e DEF, as outras são de caráter duvidoso em relação a conforto), prefere investir nos complementares, que com a falta de fiscalização, cobram mais barato que as empresas grandes, e assim lucram de vento em polpa (fora o transporte clandestino dentro de Maceió, cansado de ouvir "Novo Shopping - Serraria - G Barbosa" no ponto da UFAL).

    Um exemplo clássico é o Maceió - Arapiraca como você falou, enquanto a Real cobra R$12,00, já vi complementar cobrando a metade do preço... Resultado: prejuizo para a Real.

    Mas se a Arsal fizesse uma fiscalização mais rígida, com certeza isso não iria acontecer, ela sabe desses problemas, mas finge que não vê.

    Enquanto a Palmeirense, nesse caso escolheria viajar de complementar, os carros dela estavam em um estado ruim, Volares velhos, sem A/C e a poltrona dura, viajei num desses a um tempo atrás, a viagem não foi muito boa. A empresa tem sua história de glória, mas estava na hora dessa linha receber carros melhores e confortáveis, mas teve que ser preciso acabar com a Palmeirense pra isso.

    Só espero que os complementares não tomem conta de vez dessa linha.

  • Gustavo 04/08/2012 20:03

    João Paulo Clarindo

    Tentei de adicionar no facebook e não consegui. Faz que curso na UFAL? Essa greve tá me matando, OIEAOEIAEOA'

    Existe não esses complementares. Tem deles que sai pra fazer alguma linha pro interior e já sai gritando fazendo linha urbana pro Graciliano, Village II ou Eustáquio (O que é proibido), tornando-se assim clandestino - Ai quando vem a fiscalização e prende a besta ou micro eles ficam dando uma de coitados e fechando as BR's em Alagoas.

    Indo pra Palmeira eu nem iria de Palmeirense (Talvez fosse uma vez, ainda tenho essa vontade antes que ela feche) só pra garantir a passagem já que também coleciono bilhetes, e pra poder andar em um de seus carros (Por curiosidade) - Caso necessitasse constantemente ir a Palmeira dos Índios iria de Real Alagoas que tem 3 horários: 06:00, 09:00 e 19:00 (Dois deles são executivos no horário convenicional).

  • João Paulo 06/08/2012 05:57

    Gustavo Alfredo
    Eu faço Ciências da Computação, essa greve já passou dos limites... Já mandei uma solicitação do Facebook.

    Se eu fosse responsável pela Arsal ou SMTT, daria tolerância zero para esses clandestinos, isso acaba com o transporte público, principalmente aqueles de placa cinza.

    Eu já viajei na Palmeirense, particulamente não gostei, foi em um desses Volares (não me lembro qual), a poltrona deles é bastante desconfortável, prefiro ir de Real Alagoas.

  • André 07/12/2012 01:44

    Mas se a Palmeirense perdeu a concessão, por que será que adquiriu dois Versatile da Tursan? Alguém explica?

  • André 07/12/2012 01:44

    Alguém teria uma foto do flecha azul da Palmeirense?

  • Gustavo 07/12/2012 23:42

    André Ribeiro de Lima

    Ou entrou com liminar ou então comprou pra fazer fretamento em Palmeira dos Índios e tá aproveitando pra fazer linha enquanto tá rodando. Quanto as fotos eu desconheço que as tenha. :/

  • André 11/12/2012 13:21

    Tô ligado. Valeu aew, Gustavo!!!!!!

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
EASTMAN KODAK COMPANY
Modelo da Câmera Fotográfica
KODAK EASYSHARE C713 ZOOM DIGITAL CAMERA
Tempo de Exposição
966/100000
Programa de Exposição
Normal
ISO
80
Valor da Velocidade do Obturador
1001/100
Valor de Abertura
452/100
Valor Máximo de Abertura
286/100
Abertura (fnumber)
480/100

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 0402 que se encontra na identidade visual da empresa Expresso Palmeirense, de Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo W8, fabricada pela encarroçadora Volare. O chassi é um W8 Agrale, fabricado pela Volare. Por chassi e carroceria serem do mesmo fabricante, existe a possibilidade deste veículo ser do tipo "Monobloco". A fotografia foi publicada por Gustavo Alfredo, em 01/08/2012, na localidade de Maceió, Alagoas, Brasil.

Referência Bibliográfica

ALFREDO, G. Expresso Palmeirense 0402 em Maceió por Gustavo Alfredo - ID:1192034. Ônibus Brasil, 2012. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/gustavoalfredo/1192034> Acesso em: 29 mai 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Expresso Palmeirense Palmeira dos Índios, Alagoas, Brasil
Numeração:
0402
Placa:
MUU2308 MARCOPOLO VOLARE W8 ON 2003/2004 / Potência: 145 cv / Lotação: 27 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Volare
W8
Chassi:
Volare
W8 Agrale
Local:
Maceió, Alagoas, Brasil
Autor:
Gustavo Alfredo
Publicação:
01/08/2012 17:50