Viação Netuno 25403 na cidade de Serra, Espírito Santo, Brasil, por Giordano Trabach. ID da foto: 2509865.
Viação Netuno 25325 na cidade de Serra, Espírito Santo, Brasil, por Luis Guilherme Ucceli Ludovico. ID da foto: :id.
Viação Netuno 25393 na cidade de Serra, Espírito Santo, Brasil, por Giordano Trabach. ID da foto: :id.
Viação Netuno 25399 na cidade de Cariacica, Espírito Santo, Brasil, por Marcos Barcelos da Silva. ID da foto: :id.
Viação Netuno 25399 na cidade de Cariacica, Espírito Santo, Brasil, por Marcos Barcelos da Silva. ID da foto: :id.
/ 664 acessos / 22 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Netuno 25403 em Serra por Giordano Trabach - ID:2509865

22 comentários

  • Wanderson Vinícius 01/05/2014 07:58

    Uai, por que?

  • Pedro Fernando 01/05/2014 08:03

    Voltaremos a ser Satelite/Planeta?????? sera???

  • Giordano 01/05/2014 12:18

    Wanderson Vinícius Amorim
    O Sistema está passando por mudanças para a implantação do BRT de Vitória, além do contrato deles terem acabado, parece que eles tomaram demérito da Ceturb por causa de nota operacional inferior a 75/100.

    Pedro Fernando Sampaio Brum
    Os carros atuais da Netuno vão voltar pra Satélite, o rumor que está correndo é que vão formar uma nova empresa do grupo Planeta, só não se sabe se é verdade esse segundo.

  • Wanderson Vinícius 01/05/2014 18:03

    Giordano Trabach
    Entendido. Obrigado.

  • Giordano 05/05/2014 21:47

    Dia 05/05 e a Netuno ainda está operando normalmente, aparentemente ela deve ficar mais algum tempo no sistema.

  • Renato 07/05/2014 08:28

    Sobre o BRT, sim isso é correto. A Viação Netuno e a Serramar Transportes continuam no sistema ate o final das licitações. Quem ainda não teve essa curiosidade, dê uma passada na Garagem da Netuno, nos fundos da Autobahn, e note que existem cerca de 60 carros novos, todos com o nome Netuno, aguardando as concessões. Abs!

  • Wanderson Vinícius 07/05/2014 12:40

    Giordano Trabach
    Renato Oliveira
    Quem vai operar provavelmente após a licitação?

    com a saída da Serramar das alimentadoras. tipo a 819, quem deve ser a provável prestadora a assumir a linha?

  • Luis Guilherme 07/05/2014 20:01

    Renato Oliveira
    Passei atrás da Autobahn hoje ,Não tem nenhum carro do Transcol .
    Como você explica isso ?

  • Giordano 07/05/2014 20:06

    Renato Oliveira
    Sério? Passei lá perto semana passada e não vi nenhum carro novo. Apenas o V-Tronic que está em testes e voltou pra Autobahn.

    Wanderson Vinícius Amorim
    O resultado sai até Junho, então ainda não há nomes certos. Eu acredito que o Grupo Santa Zita, Grupo Unimar, Grupo Expresso Santa Paula e Viação Grande Vitória são praticamente confirmados pra operar.

    Serramar saindo (se sair), é bem provável que ou Serrana, ou Santa Paula ou Unimar operem essa linha, pois todas as três são empresas da Serra.

  • Renato 08/05/2014 07:53

    As licitações são concessões de empresas com interesse e requisitos mínimos para operarem. Como a maioria deve reparar, existem algumas empresas que estão bem longe desse destino, como a Serramar, Netuno e Satélite. Pois alem de falta de manutenção, os carros em sua maioria estão em estado depreciado. As empresas estão buscando se adequar, para ter preferência (e todo mundo sabe que as empresas operantes tem) na licitação, contudo a Serramar ainda não tem uma movimentação para rever estes prismas, os próprios funcionários tem reclamado sobre a atual situação. Caso ela saia, é provável que aconteça oque aconteceu com a Netuno, más se nem a Netuno deixou totalmente o sistema antes desse remanejamento, creio que a Serramar também não deixará. Depois da concessão, caso realmente seja honesta, pode entrar qualquer empresa que se encaixar com êxito no perfil exigido para a licitação.
    Já a Satélite tem a vantagem de operar grande parte de Cariacica e suas defeituosas rotas, nos quais existe um consentimento maior, porém ainda tem carros que em Julho/Agosto terão obrigação de deixar o sistema, pela falta de mobilidade cobrada de 2013 para cá.
    Já a Netuno, como eu frisei, já tem um lote de carros prontos.

  • Luis Guilherme 08/05/2014 14:34

    Renato Oliveira
    Faça registros então desses tais carros .
    Devem estar pintados com tinta Gasparzinho .

  • Wanderson Vinícius 08/05/2014 14:54

    Giordano Trabach
    Santa Paula operava a linha antes.

  • Giordano 08/05/2014 19:53

    Wanderson Vinícius Amorim
    Deve voltar pra Santa Paula ou ir pra Serrana, não dá pra ter certeza absoluta.

    Sou mais da parte de Viana, Cariacica e Vitória; então não sei total conhecimento da área da Serra em geral. hahahah

    Renato Oliveira
    O boato que ouví é que a Satélite já está com um lote pronto (assim como Expresso Santa Paula e Serrana, 45 veículos pra cada).

    O que pode ter acontecido é os carros terem sido encarroçados igual os Euro V da Satélite em 2011 (se minha memória não falha), que chegaram com prefixo 15 [****] porém com logotipo da Netuno. Pois eu, pessoalmente, tenho minhas dúvidas se a Netuno vai ficar depois da licitação.

    Resta apenas aguardar e ver o que vai acontecer.

  • Renato 11/05/2014 07:46

    Eu cometi um erro, existem apenas 3 carros na garagem da Netuno zerados. Inclusive um deles está a mostra nos fundos da loja de caminhões. Como um amigo salientou sobre um lote. Esse lote inclusive já está pronto, mas a quantidade é maior do que esta. Eu sinceramente tenho minhas dúvidas quanto a umas 4 ou 5 empresas, visto que se realmente o BRT entrar em ação, a qualidade do sistema e o padrão deve mudar, com certeza para melhor.
    Só que existe um grande embargo, com o sócio majoritário do Grupo Satélite(Dono da maior parte do grupo, cerca de 82%), para quem não sabe, o Floriano Mendonça... O governo do Estado do Espirito Santo, deve a ele alguns milhões de reais, e todo mundo que trabalha no sistema sabe disso, então por isso a Satélite e a Netuno sempre foram a bagunça que é. E digo mais, pela influência politica dele e mais algumas influências magistradas.. eu creio que só sai o nome NETUNO, e volta o PLANETA. Inclusive essa mudança de nome foi pautada na reunião do grupo, que aconteceu em Cariacica no final do ano passado. O problema todo é que a administração da Netuno é totalmente diferente da Satélite, ou pelo menos era antes de voltar pra Cariacica. Então estavam existindo uns problemas internos meio que "descontroláveis", então para mudar um quadro todo, foi plausível tomar a decisão de arrendar o possível. Visto que as empresas operantes das linhas da Netuno, em sua grande maioria, faliram. Sobre as fotos que me pediram, eu honestamente gosto do trabalho em busologia, acho bacana, porém prefiro não participar, visto que a empresa que eu trabalho, sempre foi alvo de muitas criticas e muita polêmica. E também, tem que ter um pouquinho de surpresa nas coisas que vão acontecer, ficaria sem graça postar o futuro da Netuno e da Satélite =)

  • Renato 11/05/2014 07:53

    Oque for possível, dentro das normas da empresa e dentro do que eu achar conveniente divulgar, estarei passando a vocês. Só que estou um pouco sem tempo para internet.
    Se alguém tiver alguma dúvida, pode perguntar !

  • Giordano 11/05/2014 17:18

    Renato Oliveira
    Três carros zerados? Sabe me dizer qual a configuração deles? Se é igual aos mais recentes que o grupo pegou?

    Cara, eu tenho minhas dúvidas se o sistema vai melhorar com o BRT. Li o edital ontem e fiquei decepcionado de não exigirem ônibus Padron como obrigatório para os corredores. Então, mais uma vez os ônibus cabritos de motor dianteiro e suspensão dura devem reinar.

    A respeito dessa divida eu fiquei sabendo mesmo, se não me engano é por causa do terreno onde foi construído o Terminal de Campo Grande que pertencia ao Floriano.

    Eu não acho que o problema seja especificamente da Satélite/Netuno, ela pode ter sua parcela de culpa na qualidade do serviço, mas não podemos esquecer das linhas que ambas operam. Operar bairros barra pesada e manter os ônibus um brinco é um trabalho dificil, ainda mais as linhas que fazem parte do Terminal de Itacibá. A rua que leva até ele está em um estado crítico atualmente e está arrebentando muitos ônibus. Os padrons da Metropolitana que os diga, basta comparar: Os que operam na 519 estão novinhos ainda, já os que operam na 500 apresentam vários rangidos (famoso "batendo lata") e sujeira externa e interna.

    Eu tenho dúvidas mesmo é em relação aos novos chassis que a Satélite/Netuno irá pegar, se for mesmo ônibus cabrito pra operar nos corredores, acredito que ela irá continuar com os MAN 17.230 OD Euro V, já pra articulado eu tenho minhas dúvidas se ela irá pegar VW 26.330 OTA ou irá pegar de outro fabricante (o que é dificil).

    Mas enfim, obrigado pelas informações!

  • Renato 11/05/2014 23:26

    Veja bem, o lote tanto da Netuno quanto o da Satélite são iguais, são Volks, 17-230 ma carroceria da Mascarello (Novo modelo da Granvia).
    Bancos tradicionais urbanos, acabamento interno em fórmica. A mesma configuração dos carros que o Rafael Ferreira flagrou nas estradas que viriam para a Netuno e foram remanejados a Satélite.
    Esses são os modelos analisados. Já os articulados, sinto muito em dizer, e isso é questionado até hoje... Eles vão ficar. E lembrando, que a compra desses articulados que na minha opinião não horrorosos, foi autorizada pela Ceturb. Então, se a Ceturb autoriza, a empresa faz oque é melhor e mais barato. Toda empresa é assim.
    Eu ainda não olhei as encomendas de articulados, honestamente não sei nem se existe. Pois eu trabalho diretamente com a Planeta em Cachoeiro. Más, devo ir a Cariacica ainda este mês e posso responder isso a vocês.
    Essa história do terreno é uma das muitas, o falecido Floriano pai já tinha dívidas com o governo desde que a "Finada" Transpenha era a empresa de ouro no Transcol... Fora que você colocou muito bem o fato de que a maioria das linhas realmente são muito irregulares.
    Poderia fazer melhor? SIM, os carros de fretamento da Satélite em questão de organização batem qualquer um de qualquer empresa do Transcol brincando. A Satélite e a Netuno poderiam ser iguais. NÃO SÃO.
    O Floriano uma vez, questionou que nunca teve vontade de levar a Netuno e a Satélite a frente, e disso muita gente sabe, então por isso, a falta de cobrança, organização e preocupação com certas coisas.
    Sobre os Padrons, só existe UMA cidade no BR que utiliza eles ainda no sistema Urbano, que é a de Curitiba. Não vão voltar, não adianta. Primeiro que é mais caro e mais problemático.
    Concordo que são melhores, de longe. Eu as vezes vejo alguns que eram da Grande Vitória por aqui. São excelentes mesmo. Más o sistema trabalha primeiro com "Mobilidade financeira".... e um motor traseiro está totalmente fora de mobilidade, pelo menos na opinião deles.

  • Giordano 12/05/2014 20:52

    Renato Oliveira
    Sabe dizer se terão câmbio V-Tronic ou manual normal? A Autobahn está testando um com câmbio V-Tronic, mas acredito que nenhuma empresa gostou devido ao preço.

    Exatamente isso, na época, a Ceturb havia autorizado usar "articulado cabrito", como busólogo se refere, porém poucos anos depois ela voltou a não permitir. E agora com o BRT GV, tá no edital que ônibus assim não vão poder rodar novamente. Terá que ser ônibus com chassi próprio de articulado (Volks 26.330 OTA, Mercedes O-500MA, Volvo B340M)

    Acredito que o VW OTA é de longe o mais caro, mas isso é apenas opinião, não conheço de preços na palma de mão.

    Ah, mas mês retrasado eles tomaram um susto na classificação do Transcol, ficaram com 77/100, sendo que o mínimo é 75/100. No outro mês, pularam pra 87/100.

    Cara, na verdade existe Padron em várias cidades, São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos. O problema é esse mesmo, que são caros e tem manutenção cara também. Comprar ônibus caro assim pra um sistema "pequeno" igual o de Vitória e ainda aturar povão botando fogo neles por N motivos é realmente complicado.

  • Renato 13/05/2014 19:55

    Esse VW V-Tronic, que eu chamo "carinhosamente" de Automatizado, rodou por um algumas empresas por aí. E sinceramente não vejo vantagem em colocá-los para o transcol, a não ser que seja uma linha sem morro, quebra-molas e excedentes.
    Os dois carros da Netuno que estão ai em Cariacica/Serra que ainda não estão rodando, são 17230 manual. Configuração comum e tradicional.
    Exato, eu sinceramente não sei as exigências do BRT ao certo, pois na verdade, eu passo a informação a todos que ele está para vim e acabar com o Transcol, mas no fundo eu não estou muito acreditado disto. Más caso venha, sim, será uma qualidade maior visto a demanda de hoje.
    Não se esqueçam dos Chassis Scânia... Que para quem não sabe, tem uma parceria com a Volks (em questões de compra/venda/encomenda que também não seriam tão caros).
    Sobre essa classificação, é a maior farsa do MUNDO. Repare que a uns 3 ranks atrás, a Netuno ficou com nota máxima em tudo, exceto em 3 coisas. No cumprimento de horário e em acidentes, ela tirou nota máxima, em reclamações de usuários... uma nota abaixo da metade. Como que uma empresa que cumpre seus horários, não tem acidentes de trânsito e tem 12 carros rodando perde tanto em reclamações? Sinceramente aquilo ali no meu ver, é pior do que um Celta cortando um Vectra e um Ômega numa reta.
    Eu quis dizer, que as empresas que adotam 100% de sua frota regular, é apenas em Curitiba. RJ é um sistema MALUCO na minha opinião, e SP a Via Sul já está começando a discriminar os padrons por debaixo dos panos. Logo logo lá acaba a ilusão.
    Antigamente investia-se o menor valor possível, porque sabíamos que a população da Grande Vitoria era complicada, quem não se lembra das linhas de Feu Rosa nos anos 90, aonde os adolescentes cortavam as borrachas e os bancos dos ônibus?
    Hoje em dia melhorou e muito, tanto em atitude quanto em transporte. Mas ainda pode melhorar.

  • Giordano 14/05/2014 20:34

    Renato Oliveira
    As empresas daqui choram pra pegar Volkswagen e Volvo, duvido muito que peguem Scania então. Manutenção muito cara e consomem muito combustivel.

    Oh sim, agora entendo. RJ é meio maluco o sistema mesmo, quando fui lá só vi padron rodando próximos das praias e locais turisticos. Deve ser por causa da copa desse ano e tudo mais.

  • Renato 15/05/2014 08:06

    Sobre as compras de Scania, para representantes da Volks como o Grupo Satélite, questões tanto de peças quanto de compra seriam mais viáveis, claro que a opção de ter um Volks vem primeiro... Más, não é descarte dependendo das situações. Você falou sobre a manutenção, mas vale lembrar que dão muito menos que qualquer Volks por ai. Isso é um fato.
    Aqui na Planeta, os modelos 17-280 OT tem apresentado uns probleminhas e nos dado uma certa dor de cabeça. Pelo ano deles, não deveriam dar este trabalho. Oque faz pensar, se realmente vale a pena continuar investindo neles.
    Quando for no RJ, procure por Jorge, na garagem da Ideal. Creio que ele ainda trabalhe lá no tráfego. Daí você vai entender um pouco dessa "doideira" que falei.

  • Giordano 15/05/2014 23:29

    Renato Oliveira
    Segundo ouvi dizer, teve uma época que a Scania VENAC havia trago um F250HB pra testes no Transcol, mas nenhuma empresa teve interesse em pegar.

    Oxi, os 17.280 OT parecem estar tão novinhos ainda...

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
SONY
Modelo da Câmera Fotográfica
DSC-W730
Tempo de Exposição
10/2500
Programa de Exposição
Normal
ISO
125
Abertura (fnumber)
35/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 25403 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Netuno, de Serra, Espírito Santo, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Urbanuss Ecoss, fabricada pela encarroçadora Busscar. O chassi é um 17.230 EOD, fabricado pela Volkswagen. A fotografia foi publicada por Giordano Trabach, em 01/05/2014 e consta como tendo sido registrada em 30/04/2014, na localidade de Serra, Espírito Santo, Brasil.

Referência Bibliográfica

TRABACH, G. Viação Netuno 25403 em Serra por Giordano Trabach - ID:2509865. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/gtrabach/2509865> Acesso em: 17 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Netuno Serra, Espírito Santo, Brasil
Numeração:
25403
Placa:
MRE7371 VOLKSWAGEN BUSSCAR ECOSS U 2007/2007 / Potência: 225 cv / Cilindrada: 7118 cc / Lotação: 37 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Busscar
Urbanuss Ecoss
Chassi:
Volkswagen
17.230 EOD
Local:
Serra, Espírito Santo, Brasil
Data:
30/04/2014 09:44:57
Autor:
Giordano Trabach
Publicação:
01/05/2014 07:39