Empresa de Ônibus Santo Estevam 13 021 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Douglas de Cezare. ID da foto: 491024.
Empresa de Ônibus Santo Estevam 13 095 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Douglas de Cezare. ID da foto: :id.
Empresa de Ônibus Santo Estevam 11111 na cidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, por Maurice  Gonçalves Natacci. ID da foto: :id.
/ 6.218 acessos / 68 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Empresa de Ônibus Santo Estevam 13 021 em São Paulo por Douglas de Cezare - ID:491024

Um dos 60 veiculos que chegaram na epoca da Erundina e que rodaram branco, sem letreiros, sem placas e sendo pintados aos poucos.

68 comentários

  • Rafael 14/07/2011 21:02

    No caso, esse da foto era da Santo Estêvam.

  • Ailton 14/07/2011 21:17

    nusssss lembro muito bem desses carros... rasgavam na Av. Aricanduva... parecia um trovão sentava atrás só pra sentir o ronco e o trancos das trocas das 6 maarchas.... voava muito esses carros... foi uma das melhores frotas que já vi em uma empresa de urbano de São Paulo (que já foi extinta). Saudades, bela foto DCZ !!!

  • Douglas 14/07/2011 21:21

    Sim Rafael essse era da Sto Estevam, so que não vi o nome da empresa na lista que tem no site.

    Ailton realmente eles eram dez quando rodavam na 3765, 3761 entre outras.
    Valeu amigo.

  • Klever 14/07/2011 22:28

    Falaram que esses carros foram para teste.

  • Wesley 14/07/2011 22:32

    Se foram pra testes eu não sei, só sei que era o máximo andar neles na 372A e na 3119... Saudades... Tempo bão...

  • Douglas 14/07/2011 22:35

    Klever negativo - esses carros num total de 60 unidades vieram para rodar na zona leste e rodaram um bom tempo ate serem todos despachados para Brasilia e trocados por OFs diversos.
    E outra testar 60 unidades é um negocio meio dificil concorda.
    Abraçoss

  • Klever 14/07/2011 22:42

    Mas 60 unidades em um total da frota que nessa epoca era de mais ou menos 4000 mil em toda sp, e um bom numero!

  • Marcos 14/07/2011 23:50

    agora me bateu uma saudade da transpenha!

  • Adrianno 15/07/2011 00:05

    Eram carros de outro planeta, modernos!

  • Bruno Mayron 15/07/2011 00:16

    além do seu espaço interno q dá de 1000 em muitos Vips e Torinos, show o mono!!!!

  • Tiago 15/07/2011 00:23

    Nossa, que viagem no tempo agora! A primeira vez que andei nesses carros foi na 3746 do Belém até a Praça Sampaio Vidal com a minha mãe, lembro como se fosse ontem! Bons Tempos!

  • Márcio 13/09/2011 14:25

    Muito lindo!
    Me lembra os carros da Eroles!
    Muito show essa calota!

  • Douglas 14/09/2011 23:49

    Márcio Cosme Teixeira da Silva Valeu Marcio, eu lembro dos da Eroles que eram versão U com motor 366. Abraços

  • Márcio 15/09/2011 08:40

    Douglas de Cezare
    Verdade! Os da Eroles tinham os faróis redondos.

  • Eduardo 15/09/2011 09:10

    Lembro bem deles,em91 e 92.

  • Douglas 15/09/2011 11:39

    Márcio Cosme Teixeira da Silva a Eroles teve do modelo 371U farol retangular e da versão mais nova redondo.

    EDUARDO NATACCI JUNIOR com certeza essa epoca boa da Eroles e um transporte legal em Mogi.

  • Márcio 15/09/2011 13:54

    Douglas de Cezare
    Entendi. Como eu era pequeno na época, só me lembro do que tinha o farol redondo! Obrigado pela informação!

  • Henrique 15/09/2011 14:04

    Douglas de Cezare
    O371U com farol redondo era carro reformado. Não saiu da fábrica nenhum O371U com aquele conjunto ótico

  • Claiton 15/09/2011 14:34

    Douglas de Cezare

    O-371 U não tinha não, pelo menos não de fábrica. Era O-371 UL ou O-400 UP.

  • Adrianno 15/09/2011 15:38

    No Vale a Pássaro Marron teve O-371U farol redondo. Alguns foram parar em Cooperativas de São Paulo:
    http://onibusbrasil.com/foto/36179/

  • Márcio 15/09/2011 17:00

    Claiton Reis
    Henrique Augusto Simões
    Adrianno Sakamoto
    Que eu saiba os da Eroles não eram reformados não!
    http://onibusbrasil.com/foto/511203/empresa/
    http://onibusbrasil.com/foto/475818/empresa/
    http://onibusbrasil.com/foto/110188/empresa/

  • Windy 15/09/2011 17:03

    show a foto.. aqui em floripa tivemos uma unidade de O371UP

  • Douglas 15/09/2011 17:26

    Henrique Augusto Simões então todos os zero km da ARC de SP, da Eroles e agora os da Passaro Marron eram reformados???? é essa a minha pergunta.

    Adrianno Sakamoto Valeu Adriano, mostrou e provou que teve 371U com farol redondo.

    Márcio Cosme Teixeira da Silva Vakeu Marcio esses tbm vieram novos e sem reforma e eram 371U

  • Eduardo 15/09/2011 17:48

    Douglas de Cezare
    Estava me referindo aos da Sto.Estevan

  • Douglas 15/09/2011 17:56

    EDUARDO NATACCI JUNIOR A sim... nesse caso concordo plenamente contigo, eu lembro bem desses da Sto Estevan quando chegaram.

  • Wendel 15/09/2011 18:00

    Douglas de Cezare
    Esse é o que tem a porta central? em 1997 a Viplan comprou um monte deles aí em São Paulo-SP todos lascados e acredite rodaram mais 10 anos. e se o Governador atual fosse o Roriz [que há dias teve sua filha Deputada não cassada pelos amigos deputados] A TARIFA ESTARIA UNS R$7,00 Reais. e não ficaria surpreso se eles estivessem rodando normalmente nos dias de hoje.

  • Douglas 15/09/2011 18:03

    Wendel Hermenegildo Alves Sim todos eram da versão UP com tres portas vc tem razão todos dessa empresa os 61 carros que tinham foram para Brasilia. Não soube da Viplan mas na Condor eu lembro de ter visto fotos deles.

  • Wendel 15/09/2011 18:05

    Douglas de Cezare
    OPS é verdade Viplan Condor é a mesma coisa he he . os Cabeças de fogo da Rápido Araguaia mesmo estão na Condor.

  • Adrianno 15/09/2011 18:19

    Somente os modelos O-371 UL e O-400 UP tinham faróis redondos.
    Se provamos que teve U farol redondo desde de zero vai teimar ainda rapaz? Por favor, não despreze nosso conhecimento.

  • Douglas 15/09/2011 18:25

    Wendel Hermenegildo Alves Valeu Wendel.

    Claiton Reis Claiton admiro seu conhecimento sobre parte mecanica dos onibus, mas infelizmente vou discordar de vc ate o fim e quando falo posso garantir que fui olhar em catalogos que tenho e em fotos que tbm tenho aqui em meu acervo, teve sim 371U com farois redondos de fabrica e exemplos foram mostrados a vc pelas fotos da Eroles, da Passaro Marron e vou escanear fotos da ARC para lhe mostrar.

    Adrianno Sakamoto Agradecido Adriano, não queria usar essas palavras, mas vc foi direto e reto na resposta. Abraços

  • Douglas 15/09/2011 18:36

    Claiton Reis Claiton o problema não é ser livres e ter opniao diferente, pq isso não é jogo de futebol, nem religião e muito menos coisa pessoal e sim uma conversa adulta onde vc esta colocando que tal modelo de onibus não veio de fabriica com essa frente de farol redondo e nós do outro lado afirmando positivamente que sim que ele saiu de fabrica desse jeito. Somente esse ponto e nada mais ok.

  • Paulo Rafael 15/09/2011 19:07

    Ele calotado é chick Parabéns Douglas.

  • Adrianno 15/09/2011 19:22

    Claiton Reis Querido, você chegou simplesmente afirmando e ponto. Demostramos ao contrário e ainda quer manter sua afirmação.

    Eu aconselho aos amigos que quando tiver algo "a afirmar" evitem essa situação. Estamos aqui para agregar conhecimento e ao mesmo tempo receber conhecimento e por favor, não precisam entender isso de modo grosseiro, ajudamos mas ao mesmo tempo não passamos a mão na cabeça de ninguém.

    Seja suave. Abraços.

  • Adrianno 15/09/2011 19:25

    Para não sobrar dúvidas. Uma foto do grande Marcelo, foto de época:
    http://onibusbrasil.com/foto/122118/

  • Giovani 15/09/2011 19:29

    Mais um O-371U com farol redondo:
    http://onibusbrasil.com/foto/526439/

  • Douglas 15/09/2011 20:40

    Claiton Reis
    Adrianno Sakamoto Amigos vou apagar um pouco desses comentarios, pq ficou um pouco pesado ok.??
    Espero que Claiton entenda que vc pode ter aprendido de um jeito, conheceu de uma forma e eu e o Adriano tinhamos outra referencia certo, e acredito que nós temos como conversar numa boa e civilizadamente e ao inves de discutir, aprender, conhecer e aprimorar o que eu sempre gostei na vida - ONIBUS.
    Abraçoss aos dois.

  • Adrianno 15/09/2011 20:48

    Douglas de Cezare pode mandar brasa. O Claiton mandou a matéria que foi publicada no segundo semestre de 1992, ainda ia ter muito a acontecer.

    O importante é que entramos no acordo rs.

  • Claiton 15/09/2011 21:05

    Douglas de Cezare
    Adrianno Sakamoto

    Minha intenção aqui Douglas, sempre foi essa, aprender, passar e receber informações. Isso faz aprimorar o conhecimento.

    Aprimoramento que tbm passa na forma de debater um assunto. Se vc tiver a oportunidade de acompanhar alguns dos meus comentários em outras fotos, vc vai ver que o debate sempre ocorre de forma pacífica e tranquila.

    Essa matéria foi no segundo semestre de 92, mostrando o modelo que seria lançado em janeiro de 93. Em 94 foi lançada a família O-400.

    Abço.

  • Claiton 15/09/2011 21:07

    Douglas de Cezare

    Ah, esqueci de dizer: pode apagar os comentários. Foi criado uma situação que não era o objetivo que a gente queria ao fazer comentários a respeito da foto e do modelo.

    Abço.

  • Douglas 15/09/2011 21:14

    Adrianno Sakamoto
    Claiton Reis pronto assim que tem que ser, conversar e mostrar para ampliar ne pessoal, assim é muito bom.
    Claiton acompanho seus comentarios na lista nacionalbus e vejo o seu conhecimento.
    Abraçoss a todos

  • Márcio 16/09/2011 08:57

    Mudando de assunto, alguém sabe o significado do número pequeno dos carros da Eroles? 762-7 na foto de William Gimenes.
    http://onibusbrasil.com/foto/511203/empresa/

  • Douglas 16/09/2011 11:50

    Márcio Cosme Teixeira da Silva Marcio diziam que era um digito para controle, é a informação que eu tenho, se alguem souber melhor fica a vontade para informar.

  • Márcio 16/09/2011 15:17

    Douglas de Cezare
    Obrigado Douglas. Desde pequeno tenho essa curiosidade. No tempo que a Mito era administrada pela Visul, os carros que eram da Mito mesmo, tinham esse dígito, os carros que eram da Visul não tinham.

  • Cosme 28/10/2011 23:16

    Ao ver essa foto, me lembrei de quando os monoblocos O-365 da Bola Branca rodaram por um tempo na cor branca.

  • Jr 05/04/2012 15:32

    lembo-me que a CMTC fez testes com este modelo na linha 3390 - PQ Dom Pedro x Term. São Mateus.

  • Douglas 06/04/2012 21:01

    Cosme busManíaCo lembro dessa epoca Cosme dos carros brancos.
    jr barros ela testou na verdade um mesmo carro com dois prefixos e explico: quando chegou o 12000 ele era com transmissão manual e era todo branco tbm, depois ele foi embora e voltou como 10500 e ja com transmissão manual onde rodou um bom tempo.
    Esse mesmo carro rodou na Emtu no corredor hoje da Metra e depois foi para o Airport Service e terminou seus dias na Passaro Marron fazendo Santa Izabel.

  • Jr 07/04/2012 13:07

    outro carro interessante era o 5380 Torino/Scania que tinha todas as portas com vidro bi-partido.Creio que era o xódô da GSR e vi ele apenas uma vez, tbm na linha 3390.

  • Douglas 09/04/2012 18:09

    jr barros alem do 5380 que era o Torino que vc citou tinha tbm o 5381 que era um Vitoria tbm Scania, ambos foram testes na Cmtc.
    A 3390 era um xodo de linha da GSR e por ser a garagem que ficava ao lado do complexo Sta Rita a maioria dos carros ficavam nessa unidade.

  • Michael 29/04/2012 03:59

    Douglas de Cezare Douglas otima foto parabens!!..cara vc se lembra que sto estevam tinha 2 destes o-371 up que tinham so duas portas???? eu andei muito neles na linha 3763-vila formosa/metro tatuape....um forte abraço e parabens!!!

  • Douglas 29/04/2012 17:47

    Michael Epaminondas sim sim lembro e tenho fotos deles, e se nao esqueci, não eram dois e sim tres unidades e todos usados vindos do Rio de Janeiro.

  • Michael 01/05/2012 04:46

    Douglas de CezareOpa Douglas, puxa vida que legal cara que vc se lembra...eu andei neles nos anos de 96 e 97 depois eles foram embora....mas poxa vida ,fiquei surpreso de saber que eles eram do rio de janeiro....eu sei que eles deixaram muitas saudades...

  • Michael 01/05/2012 04:52

    Douglas de Cezare
    Douglas ,deixa eu aproveitar a oportunidade e te perguntar.....cara vc se lembra dos amelias da santo estevam que faziam a linha 3408-CJ. MANOEL DA NOBREGA -PQ D PEDROII????????????????...Eles eram os amelias of-1314 e tinham o frizo de borrachão preto e eram compridões..esses tbm deixaram muitas saudades....

  • Irlan 04/05/2012 16:56

    olha só, quer dizer q esse foi um dos 371UP q a Condor comprou no final da década de 90?

    e Douglas, desculpe duvidar, mas vc tem certeza q a Condor comprou os 60? pq sempre ouvi dizer aqui no DF q foram apenas 30

  • Douglas 05/05/2012 15:35

    Michael Epaminondas sim lembro e tenho registrado em fotos, é uns bons anos se passaram.
    Sobre os veiculos na 3408 agora de cabeça não me recordo, precisaria ver os albuns e pegar alguma referencia, desses Amelias eu ate tenho mas em outra linha.
    Irlan Fernando na epoca que foram desativados, eles sairam de SP com destino a Brasilia, se os 60 realmente chegaram la ou rodaram la, fico devendo esta confirmação.

  • Lucas 05/09/2012 13:07

    está aqui quando foram entregues: http://agendadaprefeita.w...utubro-de-1989/

  • Douglas 05/09/2012 19:21

    Lucas Azevedo verdade na famosa entrega da Erundina.

  • Jackson 19/05/2013 14:23

    lindo esse carro pena a MBB não fabricar mais monoblocos urbanos e rodoviários .

  • Gilberto 02/06/2013 16:02

    Seria perfeito se ainda rodassem os trovões azuis da CMTC e os Volvo B58E da Masterbus,ficaria muito melhor o transporte em SP imagine essas feras juntas?
    eu andei no 13-044 que fazia 3761 metrõ carrão e voavam essa é a descrição!

  • Paulo Roberto 18/11/2013 21:41

    Lindo registro, parabéns

  • Mario 25/05/2020 12:56

    Belo monobloco Urbano de São Paulo!!!

  • Gilberto 01/03/2022 16:08

    Na época eu vi um desse O-371 UP todo branco por certo devia tá fazendo a 3390 era na Pacheco Chaves na Vila Prudente não sabia que a Santo Estevevam fez teste cm o O-371 UP todo branco!

    • Douglas 03/03/2022 14:56

      Gilberto vamos la, o que vc deve ter visto sim foi um O371UP de testes na CMTC que rodou primeiro com prefixo 12 mil e depois 10500 e transmissão automatica.
      sobre a Sto Stevam sim ela rodou com boa parte dos veiculos desse modelo da foto todo branco, so com o prefixo e sem letreiro, que aos poucos foram sendo pintados e arrumados para poderem operar.

    • Douglas 03/03/2022 14:56

      Gilberto lembrando que a Sto Stevam rodou com 60 veiculos desse modelo da foto.

    • Gilberto 04/03/2022 12:35

      Sim Douglas então era dá CMTC pq só rodava os Torino 83 SCANIA K-112CL na 3390 e falando dá Santo Estevam rodaram na pintura do municipalizado os O-371 UP de 3 portas

  • Vagner 01/03/2022 18:51

    Nossa, como adorava andar de monoblocos urbanos O-371... Bem diferentes dos "cabritos" comuns...Internamente era muito show, com caracteristicas unicas... Os que mais viajeis foram nos O-371U da Alpha e Ponte Coberta...
    e que foto show desse mais alongado e ainda com as calotas, show! Dessas sim moral de aparecer nas mais vistas, parabens!
    Abraço Responder

  • Silvia 01/03/2022 22:29

    O GRUPO MINEIRO FORMADO PELOS EMPRESÁRIOS , NENÊ CONSTANTINO , BALTAZAR DE SOUZA , RONAN MARIA PINTO COMPRARAM DIVERSAS EMPRESAS EM SÃO PAULO ( STO ESTEVAM , TRANSLESTE , PAULISTA , VILA EMA , ZONA SUL , TUSA , SANTA CECÍLIA , CAMPO LIMPO , ) ENTRE OUTRAS NA ÉPOCA , E OS 0371 FORAM COMPRADOS VÁRIAS UNIDADES DIVIDINDO ENTRE VÁRIAS EMPRESAS ENTRE SP CAPITAL , ABC , BAIXADA , INTERIOR PAULISTA

  • Anderson Fontes 01/03/2022 22:37

    A CMTC iria adquirir O-371 UP em 1988,mas desistiu por razões desconhecidas...............

  • Silvia 01/03/2022 22:59

    NA VERDADE A ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITA NA ÉPOCA 1988 ( ERUNDINA) SUCATEOU A CMTC E ELA DEIXOU ENTRAR OS CLANDESTINOS COM KOMBIS E ÔNIBUS VELHOS NA ÉPOCA . DEPOIS ELA PERDEU A ELEIÇÃO PARA O PAULO MALUF QUE PRIVATIZOU A CMTC

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
FUJIFILM
Modelo da Câmera Fotográfica
FinePix A610
Tempo de Exposição
10/1200
Programa de Exposição
Normal
ISO
400
Valor da Velocidade do Obturador
694/100
Valor de Abertura
320/100
Valor Máximo de Abertura
320/100
Abertura (fnumber)
300/100

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 13 021 que se encontra na identidade visual da empresa Empresa de Ônibus Santo Estevam, de São Paulo, São Paulo, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Monobloco O-371UP, fabricada pela encarroçadora Mercedes-Benz. O chassi é um O-371UP, fabricado pela Mercedes-Benz. Por chassi e carroceria serem do mesmo fabricante, existe a possibilidade deste veículo ser do tipo "Monobloco". A fotografia foi publicada por Douglas de Cezare, em 14/07/2011 e consta como tendo sido registrada em 08/05/2008, na localidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

DE CEZARE, D. Empresa de Ônibus Santo Estevam 13 021 em São Paulo por Douglas de Cezare - ID:491024. Ônibus Brasil, 2011. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/douglasdcz/491024> Acesso em: 14 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Empresa de Ônibus Santo Estevam São Paulo, São Paulo, Brasil
Numeração:
13 021
Placa:
<< Sem placa >>
Carroceria:
Mercedes-Benz
Monobloco O-371UP
Chassi:
Mercedes-Benz
O-371UP
Local:
São Paulo, São Paulo, Brasil
Data:
08/05/2008 11:54:17
Autor:
Douglas de Cezare
Publicação:
14/07/2011 20:53