Viação Verdun 71246 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: 2744845.
Viação Verdun 71222 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: :id.
Viação Verdun 71189 na cidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, por Donald Hudson. ID da foto: :id.
/ 2.971 acessos / 53 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Viação Verdun 71246 em Rio de Janeiro por Donald Hudson - ID:2744845

Julho de 1982, Verdun, 71246 com placa XN4443, MB OF-1113 com Caio Amelia carroçaria estacionado na Praça 15 de terminal da linha 239.

53 comentários

  • Regis 01/09/2014 08:35

    Demais, demais, demais!!!!!

  • Francisco Mauricio 01/09/2014 12:34

    Amelinha show Donald voce tem mais fotos dos onibus de Sao Paulo?se tiver posta ai pra nos valeu abraco

  • Luiz Eduardo 01/09/2014 12:36

    You brought us very nice pics, Mr. Hudson! I appreciated all your photos, but I am a fan of Viação Verdun Ltda.

  • Luiz Eduardo 01/09/2014 12:41

    Foto rara de se ver, a 239 antigamente! Muito legal!

  • Leonardo Bruno 01/09/2014 15:07

    Muito bom!

  • Leonardo 06/09/2014 16:07

    Uaaaaaaaauuuuuu!

  • Leonardo 06/09/2014 16:08

    Lembro esses vários pontos que tinham na Pça XV... o 239, o 362, o 119 (Leblon com Scanias...)

  • Rogerio 07/09/2014 19:20

    essa carroceria era linda

  • Jehan Melanco 17/09/2014 15:29

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Embarque traseiro, vale de papel, que tempo bom do transporte municipal do Rio de Janeiro

    • Leonardo Bruno 03/07/2022 18:41

      Além das inúmeras variedades que tínhamos né ? No caso do vale de papel, ele apareceu um pouco mais tarde, apenas em 1985, pois esta imagem assim como todas do Sr. Donald feitas aqui no Brasil são de 1982, mas o embarque traseiro era praticamente em quase 100% da frota urbana, com a exceção de alguns poucos micros que existiam na época!

    • Julio Cesar 03/07/2022 21:26

      Jhean,o primeiro disco do Gabriel veio em 1993 de fato,mas eu tenho uma ligeira lembrança de o clipe referido,de uma das faixas do álbum,ser produzido só em 94.

      Em 94 foi a transição dos padrões visuais dos ônibus cariocas,por isso é que vemos Gabriel correndo para entrar num GLS da Amigos Unidos,de crachá e numerão,e quando está dentro,é um Torino LN da Verdun,do padrão antigo.

      E se me lembro bem,Ronaldo,que é o cobrador no vídeo,começou a ficar famoso nacionalmente em 94,no período da Copa do tetra.

    • Julio Cesar 03/07/2022 22:14

      Eu lembro desses desconfortáveis currais em 93,e lembro de entrar no veículo,dobrando para a esquerda(para trás)após as escadas,dar volta na traseira e finalmente chegar à roleta.O cobrador ficava à direita de quem entrava,isolado das escadas por um biombo.

      O cobrador ficava na mesma posição de sempre da época,virado para o corredor.

      Em 1997,mesmo depois de revogado,a Acari ainda tinha Padrons Rio com curral rodando.

    • Julio Cesar 03/07/2022 22:51

      Esse aí do link veio depois do curral para trás,polêmico e até trágico.

    • Leonardo Bruno 10/07/2022 23:49

      Estes currais eram horríveis mesmo... Não teve o acidente que ocorreu em um ônibus da Auto Viação Tijuca onde um passageiro carregava fogos de artifício dentro do ônibus e os mesmos acabaram estourando sendo que os passageiros não tiveram nem como escapar direito ? Se não me engano foi em um destes ônibus com curral traseiro...

    • Julio Cesar 11/07/2022 18:06

      Foi sim,Leonardo.

      Teve,também, a questão das divisórias horizontais das janelas do Padron Rio,que eram mais baixas e depois foram para o mesmo meio de sempre,que era o normal.Hoje em dia,os urbanos do Rio não tem mais divisórias horizontais nas janelas,só as verticais.

    • Leonardo Bruno 12/07/2022 00:27

      Isso mesmo, as divisórias horizontais mudaram de fato!

    • Jhean 30/07/2023 21:19

      Leonardo, hoje completa 30 anos daquele incêndio no ônibus CAIO Vitória da linha 233, pertinente à Tijuquinha. Dez pessoas morreram por não conseguirem sair devido à parede divisória (curral) curvada para trás com roletas duplas e também devido às janelas serem blindadas na parte inferior.

  • Wagner 18/05/2015 00:34

    isso me lembra infancia!!! e que bela foto heim parece que foi ontem

  • Márcio 17/11/2017 10:45

    Coisa linda essas pinturas do Rj antigo

  • Wagner 19/11/2017 13:04

    adoro essa capelinha em cima do onibus

  • Richard 15/12/2017 23:59

    Jehan Melanco da Silva Carvalho
    Concordo plenamente.
    Leonardo Roseira Scania Marcopolo da São Silvestre.

  • Richard 16/12/2017 00:00

    Leonardo Roseira mais precisamente o San Remo.

  • Julio Cesar 03/07/2022 17:48

    Era 239 Praça XV x Engenho de Dentro,mas na verdade,o ponto regulador do ED era em Água Santa.

    Hoje em dia,o destino mostrado é assumidamente Água Santa,e não existe mais o destino Praça XV,é Castelo.

    E o que deve estar escrito embaixo do destino "Praça XV",no painel de vista do Amélia,é "Via 24 de Maio",se bem que no sentido Praça XV não tem como passar na 24,que é mão-única no sentido contrário

    • Leonardo Bruno 03/07/2022 18:45

      Além dos detalhes mencionados, em termos de serviço prestado hoje em dia está bem pior inclusive, pois a linha 239 tem pouquíssimos ônibus em circulação na frota...

    • Julio Cesar 03/07/2022 18:52

      Sim,e até cheguei a pensar que a linha estava desativada,junto com a 238,de tanto que eu não os via,na atual crise nos ônibus cariocas.

    • Julio Cesar 03/07/2022 18:55

      De uns tempos para cá,o esquema da Verdun,nas linhas do Centro,é carros zerados para a 247 e jogar os envelhecidos dela na 238 e 239.Já nos anos 90,época do Torino GV,238 e 239 tinham frotas compradas diretamente para elas,zeradas,que eram carros mais curtos que os da 247.

    • Leonardo Bruno 03/07/2022 19:46

      Pois é, eu também lembro destas renovações para a dupla de Água Santa! Costumavam ser no chassi 1318... Mas ambas as linhas funcionam até hoje, só que de forma bem escassa infelizmente...

  • Leonardo Bruno 31/07/2023 20:51

    Exato Jhean, 30 anos de um episódio muito triste...

    • Jhean 31/07/2023 22:11

      Não foi à toa que o prefeito César Maia aprovou o padrão técnico RIO 1. Em parte, eu gostei dos itens implantados: banco do cobrador voltado para o vidro traseiro com parede divisória reta, roleta simples, saídas de emergência nas janelas direitas, nas escotilhas, Sistema Anjo da Guarda, painel numérico traseiro, letreiros auxiliares no parabrisa e na lateral da porta, janelas totalmente quadriband (abertura nos 4 cantos)
      No entanto, os ônibus de motor dianteiro e superbarulhentos continuaram a dominar, com piso alto, portas estreitas. Isto é fácil de compreender pois os empresários gastam menos e o lucro no bolso é muito mais alto.

    • Leonardo Bruno 01/08/2023 00:41

      Exatamente, mas agora existe o novo elétrico na plataforma do OF1721L que apesar da plataforma, o motor elétrico fica no assoalho e o motorista não trabalha com calor do motor ao lado, e possui suspensão a ar e transmissão automática. Porém, não creio que seja implementado em larga escala pelo Brasil talvez...

    • Jhean 01/08/2023 20:51

      Verdade.
      Leonardo, eu me lembro deste texto: é lucrativo prestar um serviço degradante aos clientes. Quanto menos ônibus nas ruas e mais simples forem, mais alto é o lucro no bolso, não ter de pagar encargos trabalhistas, manutenção e renovação constante de frota, operação e manutenção de ar condicionado e de elevador para cadeirantes, enfim. O serviço é intencionalmente degradante por uma razão fácil de compreender: misturar as finanças corporativas com as finanças pessoais. Ou seja, em vez de usar o dinheiro da empresa para melhorar o serviço, muitos empresários preferem fortalecer a conta pessoal.

    • Leonardo Bruno 02/08/2023 23:52

      Exatamente meu caro! Sem contar que a fiscalização é ineficiente em todos os sentidos, aí vemos o que está acontecendo né ?

    • Jhean 03/08/2023 00:06

      É verdade. Sobre as janelas inferiores blindadas que vigorou no RJ capital entre 1990/1991 até março de 1994, este padrão não dá certo no solo carioca. Não apenas devido ao incêndio na linha 233. Principalmente pelo trânsito caótico e também com o fato do RJ capital ser uma cidade muito quente. As janelas inferiores blindadas tornam o ônibus muito mais abafado. Em Salvador, por um período breve, também tivemos janelas inferiores blindadas. Tanto o RJ capital quanto Salvador são quentes demais. Felizmente, as janelas quadriband voltaram, pois vocês não tinham ar condicionado em março de 1994 nos ônibus cariocas.

    • Leonardo Bruno 03/08/2023 01:56

      Pois é, ar condicionado nesta época era apenas nos ônibus executivos, pois janelas que só possuem abertura em cima esquentam cada vez mais, no entanto até a climatização aqui até hoje não foi 100%...

    • Jhean 15/09/2023 16:04

      Leonardo, eu vi a reportagem no Jornal O Globo, dia 31 de julho de 1993. Eu obviamente consultei o acervo digital. Eu vi o layout da parede divisória (curral) curvada para a esquerda com roletas duplas. O Julio tem toda a razão de chamar esta parede de desconfortável. Eu imagino vocês naquela época, precisarem fazer uma volta mais longa que o aceitável para entrar no ônibus e pagar a tarifa.

    • Julio Cesar 15/09/2023 19:27

      Lembro que o curral não durou muito,e foi abolido ainda em 93 ou 94,mas lembro de uma vez,em 1997,em que embarquei num Padron Rio da Acari,na 254,cujas portas faziam um chiado altíssimo,e tinha curral nele,não foi removido

    • Leonardo Bruno 15/09/2023 22:25

      Sim, era horrível, ainda bem que isso foi logo abolido...

    • Jhean 16/09/2023 00:06

      Eu entendo, Júlio. Isto mesmo, Leonardo. O decreto "inteligente" do prefeito Marcello Alencar foi revogado pelo sucessor César Maia e o Maia aprovou o padrão técnico RIO 1, bem mais moderno e mais seguro.

      Em Salvador, o prefeito Fernando José aprovou a implantação das paredes divisórias (currais) no ano de 1991. O layout era a parede curvada para a direita com roleta simples. Layout igual à cidade de Juiz de Fora, implantado em 1988. De acordo com os amigos soteropolitanos, os Ciferais Alvorada 1991 com janela longa após a porta traseira foram os primeiros a receber tais currais. Além dos modelos da CAIO, da Thamco, da Marcopolo, os mais comuns na capital baiana. A parede divisória durou até 2015 em Salvador e foi derrubada para implantar o embarque dianteiro.

    • Julio Cesar 16/09/2023 00:11

      Falando em prefeito Marcello Alencar-homenageado pelo atual prefeito como nome de um túnel e um viaduto-,ele implantou o primeiro terminal de integração de Deodoro,no finalzinho de 1992 e de seu mandato,e que foi ignorado pelo sucessor César Maia,que o demoliu dez anos depois.

      Agora,trinta anos depois,o atual prefeito está resgatando o terminal,que teve sua concepção atualizada,e está prestes a entrar em operação.

    • Jhean 16/09/2023 00:32

      Eu agradeço as informações, Júlio.

      eu divido uma carga d'água contigo, um xará meu escreveu uma frase nesta fotografia aqui: https://onibusbrasil.com/alexandrebritto/802380

      "Bons tempos em que nao existiam os famigerados micrões e a pintura padronizada e as empresas eram tratadas com mao de ferro. Hoje em dia... ''

      eu não sei de onde ele tirou esta ideia da "mão de ferro". Desde quando os prefeitos tratavam os empresários com mãos de ferro? Pelo que eu saiba, o transporte sempre foi ruim, apesar de hoje em dia estar muito pior.

      Eu concordo com esta frase aqui: é lucrativo prestar um serviço degradante aos clientes. Quanto menos ônibus nas ruas e mais simples forem, mais alto é o lucro no bolso, não ter de pagar encargos trabalhistas, manutenção e renovação constante de frota, operação e manutenção de ar condicionado e de elevador para cadeirantes, enfim. O serviço é intencionalmente degradante por uma razão fácil de compreender: misturar as finanças corporativas com as finanças pessoais. Ou seja, em vez de usar o dinheiro da empresa para melhorar o serviço, muitos empresários preferem fortalecer a conta pessoal.

    • Leonardo Bruno 16/09/2023 03:04

      Com certeza, o serviço de ônibus no Rio de Janeiro sempre foi ruim desde que me entendo por gente...

      Não vou dizer que hoje esteja pior, pois já tivemos momentos bem ruins antes, tenho visto que muitas empresas estão se recuperando e colocando carros nas ruas ainda que seminovos. O grande problema é que muitas linhas noturnas não retornaram e as linhas que tinham sido cortadas e estão voltando, retornaram com uma quantidade ínfima de carros, em suma, eu que não vou ficar no ponto esperando uma linha que tem um, dois ou três ônibus circulando, não mesmo.

      Colocar um ônibus para circular nas ruas possui um custo, pois há todo tipo de manutenção possível e um determinado número de veículos para circular em cada linha estipulado pela Prefeitura, o problema é que algumas empresas não cumprem com o que a Prefeitura estipula e a Prefeitura por sua vez não fiscaliza como deveria. Mas independente de tudo isso, ainda há empresas que trabalham bem, são poucas, mas tentam fazer a sua parte na medida do possível.

      Ainda continuamos com um transporte ruim, falta muito para melhorar, no entanto, quem mais sofre e continua sofrendo desde sempre, são os moradores da zona oeste e de grande parte da zona norte, pois na zona sul, Barra da Tijuca (zona oeste premium), Tijuca (zona norte premium) e em partes o Centro, os ônibus tem circulado bem .

    • Leonardo Bruno 16/09/2023 03:06

      Agora, com "mão de ferro" nenhum governante nunca tratou o transporte, as empresas sempre fizeram o que queriam e continuam fazendo o que querem normalmente.

    • Julio Cesar 16/09/2023 20:52

      Não dá para o transporte por ônibus municipal e metropolitano melhorar muito no Rio devido às vans-legalizadas ou não-que surgiram nos anos 90,e também pelos recentes carros de aplicativo.

      Aos ônibus,restam poucos pagantes,muitas gratuidades,calotes e eventuais assaltos.

      Deve ser semelhante o problema nos trens urbanos(SuperVia).

    • Leonardo Bruno 17/09/2023 04:33

      Sim, as empresas já sabem quais linhas lhe interessam, e outra, do problema lá de trás com o transporte alternativo e que as empresas e a Prefeitura pouco fizeram para coibir, no caso das empresas falta de investimentos para bater de frente, está aí o resultado nos dias de hoje...

      A Santa Maria foi o exemplo claro de péssimos serviços prestados e nunca moveu uma vírgula para melhorar em nada o transporte, depois veio o BRT onde muitas linhas se tornaram alimentadoras e o final da história todos sabem...

      Outro grande problema é a divisão de receita no bilhete único carioca, demanda tem de passageiros mas receber R$ 2,15 do passageiro que faz integração no bilhete único é um valor muito baixo.

    • Jhean 19/09/2023 22:17

      O Sr Gean Teixeira explica a "mão de ferro'' :

      RAPAZES, VCS NÃO ME ENTENDERAM: EU DISSE QUE O CÉSAR MAIA TRATOU AS EMPRESAS COM MÃO DE FERRO AINDA NA PRIMEIRA GESTÃO. É TANTO QUE ELE UNIFICOU O PREÇO DAS PASSAGENS E OBRIGOU AS EMPRESAS A RENOVAREM SUAS FROTAS E OBEDECER A LEI DAS GRATUIDADES. JÁ NA SUA SEGUNDA GESTÃO É QUE ELE RESOLVEU AFROUXAR E HOJE ESTÁ ESSA PORCARIA QUE VEMOS HOJE NO TRANSPORTE MUNICIPAL DO RJ.

      Outro colega desfez a burrice do Gean Teixeira:
      -A gestões do Maia não fizeram bem nenhum ao transporte. Os benefícios que você citou como a unificação de tarifas e o sistema atual de gratuidades foram os principais causadores do crítico estado a que chegou o transporte na Zona Oeste, coroado com a liberação do transporte alternativo. É de conhecimento de todos que a câmara de compensação tarifária prometida na implantação da tarifa única nunca existiu, e o prometido custeio das gratuidades sempre foi problemático. O final da história todo mundo viu né? Mas de qualquer forma, se você não souber, um morador de Santa Cruz pode te contar...


      resposta do 2o amigo :
      Durante a época dos canarinhos na gestão do César Maia, a linha expressa funcionava muito bem mas aííííí........veio o Conde e a segunda e terceira gestão do Maia afundaram de vez o transporte daqui; houve a implantação do sistema Rio Card em que muito se falou de demissões em massa dos trocadores; os empresários e a Prefeitura disseram que não aconteceria. Foi o que vimos??? O Grupo Breda Rio adquirindo a Oeste e substituíndo TODOS os convencionais por micrões e transformando os urbanos com ar em Intercitys aumentando só a frota dos carros especiais e piorando d+ o serviço urbano.
      Isso contribuiu enormemente para dar forças ao chamado "mal necessário" que são as vans.
      E será que vai melhorar com a atual gestão??? Fica a pergunta.....

    • Leonardo Bruno 20/09/2023 02:06

      Tudo bem, até concordo sim que o César Maia deixou muitas falhas no transporte do Rio de Janeiro, aliás só tivemos retrocessos ao longo do tempo, mas ser contra a tarifa única é um tanto de sandice né ?

      Ou será que preferem pagar R$ 8,60 nos valores atuais de hoje em linhas mais longas dentro da cidade do Rio de Janeiro ?

    • Jhean 20/09/2023 02:15

      Eu concordo com o seu parecer, Leonardo. Eu vi as fotografias antigas do Sr Donald Hudson e mostrava claramente as tarifas com preços diferentes. Exemplo; tal linha seria 45 cruzados ou cruzeiros, outra linha seria 50, outra seria 100 e assim vai. Com a atual moeda, o Real, a tarifa do RJ capital no ônibus convencional custava R$ 0,35 no dia 1o de julho de 1994. Eu não sei se em Salvador existiam tarifas diferenciadas no serviço convencional ou todos os ônibus convencionais da capital baiana sempre tinham o mesmo valor, independentemente da linha.

    • Leonardo Bruno 20/09/2023 02:22

      Acredito que ao menos as capitais tinham valores diferenciados em seus ônibus nos anos 90, mas se hoje cada ônibus dependendo da distância custasse um preço diferente por aqui como era antigamente, ninguém ou muito poucos iriam pagar vale transporte aos seus trabalhadores, ou seja, fomentaria o desemprego, pois nem todos tem o privilégio de trabalhar perto de casa.

    • Jhean 20/09/2023 21:58

      Leonardo, os empresários já não querem pagar aos trabalhadores vale transporte com a tarifa única. Quanto mais se as tarifas fossem de acordo com a extensão das linhas urbanas.
      Tarifas de acordo com a distância dão certo no transporte rodoviário (intermunicipal e interestadual)
      No transporte urbano (dentro do município) atualmente não poderia dar certo.

    • Leonardo Bruno 22/09/2023 01:03

      Não mesmo...

    • Jhean 30/11/2023 21:33

      Leonardo, atualmente, a tarifa do RJ capital custa 4,30 para todas as linhas convencionais. Se até hoje existisse a tarifa de acordo com o tamanho da linha, seria capaz da tarifa custar 8,60. 12,90. 17,20. 21,50. Você está totalmente certo na sua narrativa: Os políticos iriam fortalecer o desemprego, nenhum ou quase nenhum empresário pagaria aos seus funcionários vale transporte, pois raramente as pessoas possuem o privilégio de trabalhar perto de casa. É verdade o que vocês dizem: os prefeitos do RJ capital cometeram muitos pecados contra o transporte público. No entanto, condenar a tarifa única é uma sandice.

    • Julio Cesar 30/11/2023 21:56

      4,30 também é a tarifa do VLT,com integração gratuita pelo Bilhete Único.

    • Jhean 21/12/2023 22:32

      Eu agradeço as informações, Júlio. Em Salvador, as pessoas também possuem integração do ônibus urbano (convencional ou BRT) com o metrô através dos bilhetes eletrônicos. O prazo da integração entre os modais disponíveis na capital baiana é de duas horas. Feira de Santana não possui metrô, no entanto, a integração entre todas as linhas de ônibus urbanos convencionais e entre o BRT foi ampliada de prazo: de uma para duas horas.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Não foi possível localizar nenhum parâmetro técnico de câmera fotográfica associado a esta imagem.

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 71246 que se encontra na identidade visual da empresa Viação Verdun, de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Amélia, fabricada pela encarroçadora CAIO. O chassi é um OF-1113, fabricado pela Mercedes-Benz. A fotografia foi publicada por Donald Hudson, em 01/09/2014, na localidade de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Na ocasião, o veículo operava o serviço serviço urbano, na linha Praça 15 (239).

Referência Bibliográfica

HUDSON, D. Viação Verdun 71246 em Rio de Janeiro por Donald Hudson - ID:2744845. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/donaldhudson/2744845> Acesso em: 08 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Viação Verdun Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Numeração:
71246
Placa:
XN4443
Carroceria:
CAIO
Amélia
Chassi:
Mercedes-Benz
OF-1113
Serviço:
Serviço Urbano: 239 - Praça 15
Local:
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Autor:
Donald Hudson
Publicação:
01/09/2014 07:38