Volvo B270F na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Thiago Alex. ID da foto: 1516961.
Volvo B290R na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Thiago Alex. ID da foto: :id.
Volvo B290R na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Thiago Alex. ID da foto: :id.
Volvo B270F na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Thiago Alex. ID da foto: :id.
Volvo B270F na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, por Thiago Alex. ID da foto: :id.
/ 4.055 acessos / 46 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Volvo B270F em Maceió por Thiago Alex - ID:1516961

#AllbusVOLVOmcz

46 comentários

  • Akacio 06/01/2013 00:39

    Olha o cabrito!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ricardo 06/01/2013 00:48

    Akacio Ribeiro
    Na verdade é um cabritão!

  • Marcelão 06/01/2013 01:49

    tem mais cilindro do que um scania k 310

  • Thiago 06/01/2013 12:50

    Akacio Ribeiro
    Ricardo Cruz
    Marcelão Crepa
    Lucas Vieira
    Obrigado pessoal pela visita...

    6 cilindros em linha, motor MWM, o mesmo utilizado na linha volks, a manutenção deste motor é bem mais simples que os mercedes... Digo isto pq possuo MB 1721 e Volks 17-210 OD, quando fura uma camisa no MB é preciso retirar o motor para trocá-la, já no MB basta apenas desmontar o cilindro, retirando cabeçote, substituindo as juntas e trocando a camisa, outro diferencial é a lavanca de câmbio, podendo trabalhar no motor sem interferir na operação do veículo, sem contar que a lavanca não trabalha com cabo, são chicotes elétricos...

  • Eduardo 06/01/2013 13:05

    Legal, Thiago!
    Gostei da foto e das informações.
    Abraço.

  • Lucas 06/01/2013 15:54

    Achei que usaria motores volvo mesmo...... uma pena...... prefiro a mecanica integralmente da marca

  • Gustavo 06/01/2013 19:02

    Thiago Alex


    O motor utilizado pela Volvo nunca foi o mesmo utilizado pela Volks.

  • André Francisco 06/01/2013 23:10

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    Pode não ser exatamente o mesmo. Mas no aspecto geral da coisa... pode-se dizer que a mecânica é a mesma.

  • Claiton 07/01/2013 00:49

    Thiago Alex
    Isso pq o MWM usa cabeçotes individuais e camisas úmidas, enquanto no OM-366 é cabeçote individual. Quanto ao câmbio, no 17.210 OD eu não lembro se a trambulação era por cabos ou por varão, mas no B-270 F e nos atuais OD, a trambulação é por cabos.

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva

    O motor é o mesmo utilizado no 17.230 EOD e nos caminhões Volvo VM . A Volvo apenas trocou os fornecedores de alguns componentes, que trabalham com a VW, por fornecedores que já trabalhavam com a fabricante sueca.

  • Orlando Araujo 07/01/2013 00:51

    Coisa linda

  • Thiago 07/01/2013 01:10

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    Realmente o motor utilizado pela Volvo nunca foi o mesmo da Volks, seus motores sempre foram, ou melhor sua maioria são de própria fábricação, porém o nobre colega esquece que esta configuração é pioneira na montadora, participei dos eventos aqui em Maceió como frotista, e quando questionados na dificuldade quanto a reposição de peças para tal motor, os próprios representantes foram enfáticos que não seria problema, pois é a mesma linha dos volks, motor MWM com 6 cilindros em linha, em relação as outras configurações, ainda segundo eles também não é problema pois diversas peças de caminhões e carretas servem para a linha ônibus.

    Mim desculpe de fui grosso na resposta, porém para se fazer tal tipo de correção temos que ter embasamento...

    Claiton Reis
    Interessante conhecer outras nomenclaturas apesar de sermos da mesma região, nordeste, o que vocês chamam de camisas "úmidas" aqui chamamos "molhadas" ou "secas", são sinônimos, porém em um contexto solto eu passaria batido.

    Não conheço o que seria pela nomenclatura: "trambulação", porém entendesse que seja o meio físico que vai da lavanca pra tampa da caixa de marcha, no caso dos meus Volks, anos 2002, 2003 e 2004, este último um 8-150 OD, são todos por varão, diga-se de passagem horrível de regular, quando precisa reparar o embuxamento da lavanca.

  • Claiton 07/01/2013 01:34

    Thiago Alex
    É verdade, em cada região ou estado, uma mesma coisa pode ter nomes diferentes, rs, o que é normal num país enorme como o nosso.

    Trambulação é isso mesmo que vc citou, a ligação física através de cabos ou varão ou sem ligação física, como os câmbios eletropneumáticos ou automatizados, entre a alavanca de marchas e a caixa de câmbio.

    Quanto ao motor MWM, vc está certíssimo, é o mesmo utilizado pela VW com alterações para enquadrar-se nos padrões da Volvo.

  • Carlos 07/01/2013 07:40

    Ae dou valor, viu !!! Explendido !! O ronco dessa máquina é top de linha. Goiania ainda esta realizando os testes com 2 deles no sistema, sendo um Euro 3 e outro Euro 5.

  • Rafael 07/01/2013 09:44

    Show!! Tomara que o b270F supere nas vendas.

  • Emanuel 07/01/2013 09:56

    Volvo e seus motores Verde.....hehe.....é bonito!

  • Daniel 07/01/2013 10:51

    Thiago Alex
    Como é o nome da sua empresa?

  • Thiago 07/01/2013 20:30

    Daniel Ferreira
    El Shammah Transporte e Turismo

    http://onibusbrasil.com/e...orte-e-turismo/

  • Gustavo 07/01/2013 20:39

    Thiago Alex
    André Francisco F. G. M. Silva

    Volks 17-230 EOD usava MWM 6.12 TCE - Euro III
    Turbo e Intercooler:

    http://www.pagan.com.br/i...7230_eod_vt.pdf

    O 17-230OD usa MAN D0834 230 : http://man-la.com/images/...230_OD_High.pdf

    Já o B270F usa o Motor MWM 7B270 EUV: http://www.volvobuses.com.../B270F%20E5.pdf

  • Igor 07/01/2013 20:40

    Thiago Alex Olá Thiago ! Viajei nesses carros encarroçados pela Comil numa empresa aqui em Minas Gerais e fiquei perplexo quanto ao desconforto: Os carros pulam mais que cabrito, você saberia se responder se é característico do chassi Volvo B 270 F ?

  • Gustavo 07/01/2013 20:43

    IGOR MICENO

    Sem querer ser intrometido mais já sendo, é característico desse chassi sim. Muito desconforto, tanto pelo pula-pula tanto pelo barulho que a suspesão fáz;.

  • Igor 07/01/2013 20:45

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva Pois é, é irritante viajar nesses carros !

  • Gustavo 07/01/2013 20:47

    IGOR MICENO

    Aqui em BH são utilizados no transporte coletivo.

  • Thiago 07/01/2013 20:48

    IGOR MICENO
    Andei neste carro da foto por uns 20 km, como só usamos vias em perfeito estado e em sua grande extensão linhas retas, não pude observar, o que notei no carro, é a potência do torque, o próprio motorista da caravana elogiava bastante, o carro até mesmo ao descolar de 3ª não batia a transmissão, e de 2ª nem fazia diferença...

    Como o forte por aqui é MB no urbano, e há aposta de volks para as próximas compras ficarei devendo muitas respostas a respeito de desempenho deste exemplar.

  • Claiton 07/01/2013 23:53

    Gustavo Henrique Ricardo da Silva

    Gustavo, a Volvo renomeou o motor na versão Euro 5. Se vc verificar a ficha da versão Euro 3, vc vai ver lá MWM 7.12 TCAE.

  • Claiton 07/01/2013 23:54

    IGOR MICENO
    Gustavo Henrique Ricardo da Silva

    A suspensão é ruim mesmo. Os daqui tbm pulam mais que boi em rodeio.

  • Claiton 07/01/2013 23:58

    Thiago Alex
    Ele tem um torque elevado mesmo, 97 mkgf. Em breve virá o Iveco "S-170" com motor FPT de 280 cv e 97 mkgf.

  • Ricardo 08/01/2013 00:27


    Esse modelo pula muito por causa da maior potência aliada a um péssima suspensão.

    Não baste colocar mais força no conjunto se a suspensão não for proporcional a suportar a carga.

    A suspensão pneumática por exemplo, tem a capacidade de suportar motores com elevado torque, garantindo maior estabilidade e conforto, como podemos ver nos ônibus rodoviários.

    Se a Volvo colocar o motor do B12R de 450cv nessa suspensão, ele vai pular muito mais que esse de 270cv.

  • Thiago 08/01/2013 00:31

    Ricardo Cruz
    Claiton Reis
    Gustavo Henrique Ricardo da Silva
    IGOR MICENO
    Lembro-me que o representante de Salvador na ocasião esteve aqui em Maceió demonstrando e auxiliando os representantes que aqui estavam, ele frisou o peso do chassi, é um material mais leve o que torna o chassi mais leve da categoria frente aos concorrente (MB, Volks e Scania), pode ser que seja este o motivo de tanta reclamação, a falta de proporção entre peso e suspensão, nada concreto apenas suposição minha!

  • Jefferson 08/01/2013 00:57

    O motor do desse Volvo foi renomeado pela Volvo junto com a MWM justamente por conta do EURO V, os primeiros B270F tem o mesmo motor do VW 17-230, porém recalibrado para chegar a potência e torque mais alto. Digamos que é o mesmo conjunto dos raros VW 17-260. Caso a MAN mantivesses os motores MWM para sua linha MWM, tenho certeza que seria o mesmo motor usado nos B-270F.

  • Junior 08/01/2013 09:46

    Um chassis Volvo deveria ter um motor Volvo e não um MWM modificado, ainda falam dos Scania, ao menos os motores são Scania mesmo.

  • Bruno 08/01/2013 10:32

    Curti o intercooler e o chicote de sinal para as unidades.

  • Claiton 08/01/2013 11:50

    Ricardo Cruz

    Eu creio que a potência não interfira nisso não. Acredito que seja pela calibragem mesmo da suspensão(molas e amortecedores) aliado ao menor peso do chassi.

    A suspensão pneumática tem capacidade de suportar maior peso mantendo a mesma altura em relação ao solo, independente da potência do motor.

    Thiago Alex

    A Volvo utiliza o aço LNE60 nas longarinas de seus veículos(caminhões e ônibus) que é mais leve que o LNE38 utilizado por MB e VW por exemplo, segundo a Volvo. A Ford tbm usa o LNE60 no Cargo 816.

    Além disso, as molas parabólicas tbm são mais leves e de acordo com o informado pela Volvo, essas características diminuiram o peso do chassi em cerca de 400 kg, comparando com seus concorrentes.

  • Claiton 08/01/2013 11:53

    Ricardo Cruz
    Só pra complementar, os micros Agrale tbm pulam bastante e não tem uma potência enorme e nem o mesmo tipo de suspensão.

  • Ricardo 09/01/2013 00:33

    Claiton Reis
    Você não entendeu. Todo veículo precisa ter a suspensão proporcional a potência.

    Se pegarmos o motor de uma CBR1000 e colocar num quadro com a suspensão de uma CG, o piloto terá muitas dificuldades para guiar.

    Se pegarmos o motor de 420cv do O500RSDD e colocar num chassis OF, acontecerá a mesma coisa.

    É o que deve estar acontecendo com esse chassis B270F. é muito motor para uma suspensão bem instável.

    A Cometa tem micros com suspensão pneumática, e ele é mais estável que um modelo com feixes de molas.

  • Ricardo 09/01/2013 00:36

    Claiton Reis
    O OF1221 Euro V é menos potente que esse da foto, mas mesmo assim é um péssimo modelo em conforto.

  • Claiton 09/01/2013 01:15

    Ricardo Cruz

    Discordo, já andei no B-270 F e no OF-1721 aqui em Salvador e te digo que a suspensão do OF-1721 é bem melhor que a do B-270 F.

  • Claiton 09/01/2013 01:58

    Ricardo Cruz

    Eu entendi...é que eu penso diferente. Como o B-270F é leve e o motor é dianteiro, a traseira fica "meio solta", por isso que ele pula.

    O OF-1730 por exemplo tinha peso de 3.448 kg(eixo dianteiro) e 2.426 kg(eixo traseiro), totalizando 5.874 kg enquanto o B-270F 2.640 kg(eixo dianteiro) e 1.640 kg(eixo traseiro), totalizando 4.390 kg. Se a questão fosse a potência, o OF-1730 pularia mais que canguru, no entanto isso não acontece pq é um chassi mais pesado que o B-270F.

    Pra mim, a questão não é a potência do motor, é o peso do chassi. Tanto que o mesmo B-270 F quando está carregado, fica muito mais estável.

    Outro chassi que "sofre" com o problema de suspensão é o 17.260 EOT, que tem a suspensão muito molenga e sacoleja muito a carroceria quando vazio, porém, quando lotado, a suspensão estabiliza e nem parece que é mista. Já o O-500M ou um K-230 por exemplo, tem a suspensão mais acertada e melhor calibrada, até por serem pneumática integral, diferente da mista do EOT.

    O que acontece com os micros Agrale tbm, que tem a traseira leve e pulam bastante.

  • Geraldo 09/01/2013 15:38

    Essas conversa de motor MWM ja se tornou bem chata. A verdade é que os "fans" da Volvo, não aceitam, ou nao querem aceitar, que ela usou o mesmo motor da VW no B 270 e que agora usa o mesmo motor da Agrale em seu MA 17. A diferença, como os colegas explicaram, é somente questão de puquíssimos detalhes que a Volvo altera no bom MWM série 12, que já mudou de 500 vezes, lógico, também mudou alguns detalhes, mas continua sendo o velho série 12. Agora recebeu forjagem nova, novos bicos e algumas coias que o encquadraram na norma euro V, até mesmo mudou o lado do coletor de escape, mas ainda continua na sua alma sendo o X 12. Quem me disse isso?? Um próprio mecânico Volvo quando eu examinava o preço do VM 270 euro V. Ele foi bem enfático, apesar da Volvo mudar a nomeclatura e do motor ter alterado algumas coisas agora no euro V, ainda é o MWM série 12, ou maxxforce, ou chico, ou pedro etc.

  • Claiton 09/01/2013 19:10

    Geraldo Veras
    Tbm acho Geraldo. Basta olhar no site da MWM, que a própria fabricante diz o seguinte:

    Família: Acteon
    Nome novo:MaxxForce 7.2H
    Modelo:Acteon 6.12 TCE

    Está aqui o link pra quem quiser tirar as dúvidas:
    http://www.mwm.com.br/sit...otores-produtos

    Estas mudanças são até normais e necessárias para tornar o motor mais eficiente, econômico e menos poluente, atendendo às normas ambientais vigentes.

    • Cláudio Luís 20/12/2021 00:14

      O link está quebrado.

  • Thiago 09/01/2013 22:15

    Geraldo Veras
    Claiton Reis
    até mesmo mudou o lado do coletor de escape
    Bem lembrando esta do coletor, outro ponto forte no marketing deste produto, o vendedor frisou umas 500x, que esta mudança proporciona ao motorista maior conforto e um trabalho mais refrigerado nas regiões quentes, visto que não mais estariam paralelo aos pedais.

  • João 09/01/2013 23:32

    Quem puder curtir a página da NazareTur no face eu agradeço ;D www.facebook.com/nazaretur

  • Ricardo 10/01/2013 00:55

    Claiton Reis
    Eu concordo em parte do que você disse. Veja um exemplo, as picapes.

    As picapes quando estão com a caçamba fazia, a traseira pula mais do que quando estão cheias.

    E o que estou tentando te dizer desde o começo, é que a suspensão tem que ser proporcional a potência do motor.

    O B270F é mais leve, e mesmo se tivesse o mesmo peso do OF1730, ele continuaria pulando, mesmo em menor intensidade, pois independente do peso, uma suspensão metálica é instável em qualquer modelo de veículo, (inclusive as carroças).

    Se pegarmos a suspensão pneumática do B290RLE e colocarmos no B270F, ele pulará menos, mesmo com um menor peso, pois a suspensão pneumática é proporcional ao peso e potência do motor.

  • Ricardo 10/01/2013 01:00

    Claiton Reis
    E o OF1721 Euro V é uma verdadeira batedeira estando cheio ou vazio. KKK

  • Nildo 10/01/2013 05:24

    Uma maravilha de Foto Excelente.
    agora seria bom que os revisores tivesse bom senso coisa que axo que anda longe de ter.
    pois coloquei uma Foto parecida com essa de uma Antiguidade e eles recusaram como sempre fazem usando de má Fé acho uma injustiça pois para conseguir uma foto dessas pagamos um preço alto indo atraz pedindo autorizaçao aos seus donos e etc, e nem adianta contestar pois eles nao respondem por isso aproveitei a oportunidade nesta linda foto para ver se a Moderaçao se torna mais Inparcial.

  • Geraldo 10/01/2013 21:47

    Thiago Alex
    Claiton Reis


    Detalhe que a MBB, somente com os motores da linha OM 4XX começou a utitilzar coletor do lado direito, pois os 3XX eram todos do lado esquerdo, assim como os Volvo TD. A própria MWM o fez assim até essa mudança mais recente, quando fez algumas alterações no série 12 para este da foto. Só a Scania que a bastante tempo, assim como cummins, perkis e outros americanos, utilizam coletor d lado direito, garantindo menos calor para o motorista. Talvez um problema assim seja em países de mão inglesa, onde o motorista fica do lado direito, mas como nesses lugares os dianteiros estão sumindo, no problem. Lembro bem das brejeiras MB 1519 que esquentavam muito nos pés do motorista. Já os T 112 não tinha esse problema, pelo menos para o motorista.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
SONY
Modelo da Câmera Fotográfica
DSC-W220
Tempo de Exposição
10/400
Programa de Exposição
Normal
ISO
125
Valor Máximo de Abertura
48/16
Abertura (fnumber)
28/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número B270F que se encontra na identidade visual da empresa Volvo. A carroceria deste ônibus é do modelo GranMidi 2011, fabricada pela encarroçadora Mascarello. O chassi é um B270F, fabricado pela Volvo. A fotografia foi publicada por Thiago Alex, em 06/01/2013 e consta como tendo sido registrada em 08/08/2012, na localidade de Maceió, Alagoas, Brasil.

Referência Bibliográfica

ALEX, T. Volvo B270F em Maceió por Thiago Alex - ID:1516961. Ônibus Brasil, 2013. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/brasilbuss/1516961> Acesso em: 03 jun 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Volvo
Numeração:
B270F
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Mascarello
GranMidi 2011
Chassi:
Volvo
B270F
Local:
Maceió, Alagoas, Brasil
Data:
08/08/2012 15:49:53
Autor:
Thiago Alex
Publicação:
06/01/2013 00:04