União do Litoral 4900 na cidade de Aparecida, São Paulo, Brasil, por José Augusto de Souza Oliveira. ID da foto: 4191353.
Empresa União de Transportes 4184 na cidade de Aparecida, São Paulo, Brasil, por Nicácio Goulart Macedo. ID da foto: :id.
Riacho Transportes 78049 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Douglas Célio Brandao. ID da foto: :id.
Viação Cruzeiro > Viação Sidon 38074 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, por Douglas Célio Brandao. ID da foto: :id.
Vicampe Transportes e Turismo 1600 na cidade de Aparecida, São Paulo, Brasil, por José Augusto de Souza Oliveira. ID da foto: :id.
/ 5.125 acessos / 126 comentários / Compartilhar no WhatsApp

União do Litoral 4900 em Aparecida por José Augusto de Souza Oliveira - ID:4191353

126 comentários

  • Luiz 15/05/2016 21:10

    Linda foto.

  • Rogerio 09/06/2016 00:31

    Esse sofreu um acidente na Mogi x Bertioga....

  • Raider 09/06/2016 06:52

    Batida feia..... o que pode ter causado?

    http://folhadolitoralnort...a-mogi-bertioga

  • Ronnie 09/06/2016 07:12

    Morreram 16 pessoas ,provavelmente grande maioria jovens estudantes ...
    Conforto ás famílias ....

  • André Luiz 09/06/2016 07:13

    Bom dia pessoal infelizmente esse carro se invouvel em um acidente na mogi bertioga ontem as 23:00 horas

  • Adrianno 09/06/2016 07:16

    A bruxa continua solta nas rodovias... :(

  • Milton 09/06/2016 07:20

    certamente freio motor foi pro saco ou motorista dormiu no volante ?

  • Regivaldo 09/06/2016 07:56

    Esse carro que tombou ontem a noite e matou 16 na BR Mogi-bertioga que tragedia

  • Enzo 09/06/2016 08:12

    Milton LoboBom dia,antes de acusarmos algo,vamos orar q conforte as famílias,e de a elas alento,nesteomento não é apropriado a julgar causas ou o.profissional,vamos respeitar as pessoas. ...

  • Cláudio 09/06/2016 08:13

    Veiculo acidentado ontem a noite aqui na Rodovia Mogi-Bertioga, deixando infelizmente um saldo de 16 mortos, inclusive o motorista. Fazia o serviço de fretamento a estudantes universitários aqui em Mogi das Cruzes. Meus sentimentos.

  • Athos 09/06/2016 08:21

    infelizmente aconteceu o pior... morro de medo de trechos com muitas curvas, vou sempre devagar e consciente nesses trechos, melhor eu atrasar um pouquinho do que correr esse risco

  • Raider 09/06/2016 10:09

    Como ele ficou
    http://s2.glbimg.com/ZyCXYm3CHg0oLw7RoKdryyVKvvA=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/06/09/bus.jpg

  • Natan 09/06/2016 10:13

    alguém pode falar sobre a mecânica do acidente? Não vi em lugar nenhum....

  • Salvador 09/06/2016 10:17

    Infelizmente. Morreram 18 pessoas e do onibus
    Ñ sobrou quase nada

  • Salvador 09/06/2016 10:21

    Parece q foi falta de freios

  • Cristóvão 09/06/2016 10:24

    Vocês viram nas imagens da tv o quanto os nossos ônibus são inseguros? O compartimento de bagagem ficou intacto e o de passageiros totalmente destruído. Que Deus conforte as famílias!

  • Lucas 09/06/2016 10:34

    Milton Lobo
    Qnd eu vi que era volks eu tbm pensei no feio motor, pois os volks tem a fama de ter problemas no freio motor.
    Mas infelizmente já aconteceu e o jeito é dar força as familias!

  • Ygor 09/06/2016 10:45

    esse teve perda total

  • Sérgio 09/06/2016 11:12

    Que as famílias das vítimas recebam votos de solidariedade. É uma pena ver vidas jovens que se foram neste acidente.

  • Luis Fernando 09/06/2016 11:21

    Esse já era, só aoroveitar algumas depois do leilão,
    Meus lamentos as famílias e amigos das vitimas

  • Tadeu 09/06/2016 11:46

    Infelizmente o trânsito fez mais vítimas...

  • Tadeu 09/06/2016 11:47

    Milton Lobo segundo informações extraoficiais o motorista desviou de um veiculo que fez uma ultrapassagem irregular...

  • Jaime 09/06/2016 11:52

    Deixemos que a perícia aponte as causas. Isso não nos cabe.
    Rezemos pelo acolhimento dos que se foram e pelo consolo dos que ficaram, principalmente os familiares.

  • Jackson 09/06/2016 11:55

    Athos Lauriano do Prado
    Ronnie Damião
    Adrianno Sakamoto
    A coisa pode ficar feia pra união do litoral agora acabei de ver no site da EMTU que esse carro não estava liberado liberado para operação.......

  • Denilson 09/06/2016 11:58

    sentimentos aos familiares.

  • João 09/06/2016 12:23

    boas palavras,Jaime Luiz da Silva!!!

  • Marcello 09/06/2016 12:39

    É muito complicado comentar o q pode ter acontecido, pois quem dirige sabe que por mais experiência que se tenha, podem surgir situações que fogem ao controle. o Melhor é orar para que Deus conforte os familiares nesse momento tão difícil

  • Jose 09/06/2016 12:40

    Vi no jornal que segundo testemunha o motorista perdeu controle e uma curva e o freio poderia ter falhado! Ele estava em baixa velocidade e a estrada tava com neblina na hora do acidente. Um tragico acidente que ficara na memoria de quem sobrevivel e dos parentes.
    Que Deus abencoe as almas de que morreu e conforte o coracao das familias.

  • Jeff 09/06/2016 12:51

    no acidente de terça feira aqui no ceara perdi um amigo q era o motorista e um dos estudantes tbn conhecia
    e ontem ja teve esse outro gravissimo gente deus tenha piedade de todos
    muito triste

  • Claudemir 09/06/2016 13:02

    Atualizando...18 mortos já!! Deus os tenham viu...

  • Claudia 09/06/2016 13:32

    Meu Deus que acidente horroroso. Que Deus conforte a família dos universitários...

  • Wendel 09/06/2016 13:34

    que tragédia

  • Luan 09/06/2016 13:35

    Ouvi uma notícia.. em q o motorista andava em alta velocidade....
    Meus sentimentos aos familiares! :'(

  • Michael 09/06/2016 13:36

    Que Deus conforte o coração dessas famílias que perderam seus entes.

  • Alex 09/06/2016 13:47

    A bruxa continua solta nas rodovias... :(
    Só aqui por perto já é o terceiro acidente com ônibus em menos de um mês.
    Que Deus conforte o coração dos familiares.

  • Fernando 09/06/2016 13:52

    O ônibus era fretado, fazia esta linha diariamente 'desde sempre', o motorista era um profissional habilidoso.
    Aguardemos as investigações. Nada de achismo.
    Deus conforte a dor das famílias destes estudantes e trabalhadores.

  • Igor 09/06/2016 13:59

    Jaime Luiz da Silva
    Com a sua permissão, eu faço minhas as suas palavras. Q Deus Conforte a todos, infelizmente, mais uma triste estatística...

  • Igor 09/06/2016 14:06

    Que Deus conforte as familias dos Estudantes e do Motorista, sabemos que não é fácil dirigir nas estradas brasileiras e há noite é mais tenso ainda. Deus conforte aos que ficaram e aos familiares de todos!

  • Luciano 09/06/2016 14:10

    Meus pêsames a todos!

  • Leonardo Bruno 09/06/2016 14:17

    As estradas no Brasil são muito complicadas e a imprudência de muitos motoristas pelas estradas parece não ter fim... Lamento muito pelo ocorrido, vamos apurar os fatos reais para depois falarmos algo...

  • Andre Luiz 09/06/2016 14:39

    O mais impressionante é que ninguém questiona a durabilidade das carrocerias aqui no Brasil.Li uma nota que o Temer iria tomar providencias para que tragédias como essa não aconteçam, oportunismo por parte dele e de todos os governos que passaram até hoje,quantas pessoas mais terão que morrer pra algo ser feito?Estradas péssimas simples com buracos, de terra,serras sem duplicação,essa ANTT,ARTESP que aprova e desaprova estes aglomerados de empresas que chega ser ridículo,pois vemos onibus urbanos fazendo linhas rodoviárias super lotados como esse tal de suburbano,a Marcopolo cada vez mais absorvendo encarroçadoras lucrando tudo com seus onibus que mais parecem de papelão,a ponto de engenheiros de países como da Europa que prezam segurança em primeiro lugar a questionar a qualidade nesse quesito,pois esse carro ficou como o DD da Penha,Penso apenas nas pessoas que se foram como o motorista e os estudantes que infelizmente pagaram um alto preço devido a um país onde os brasileiros não lutam por leis justas e cheio de impunidade e corrupção onde o dinheiro,lucro e oportunismo fala mais alto.Reflitam!

  • Paulo 09/06/2016 14:39

    Infelizmente subiu para 18 mortos

  • Mario 09/06/2016 14:41

    Massa!!!

  • Anderson 09/06/2016 14:43

    Meus pêsames a todos os familiares,tão triste!

  • Raider 09/06/2016 14:44

    Muitas especulações do acidente, de que o motorista estava em excesso de velocidade, teria feito curvas rápido demais, que a pista estaria escorregadia.... só o resultado oficial pra sabermos o que houve. Mas pela foto, dá pra notar que não foi tombamento apenas. O ônibus bateu e se arrastou pegando o que tinha pela frente.

  • Andre Luiz 09/06/2016 15:06

    Somente a perícia bem feita pra esclarecer as causas,se há indícios que o motorista era experiente e já conhecia o trecho ele não iria fazer isso de propósito pra apontar falha humana,geralmente os apressados de plantão que estão em seus carros acham que estão dentro de uma nave e saem fazendo ultrapassagens em pistas simples com faixa contínua e muitos motoristas tanto de caminhão como de onibus pra não atingi-los agem como podem pois são fração de segundos cada um tem uma reação,vi isso na 381 indo para Feira de Santana ,geralmente os que causam acidentes gravíssimos como esse fogem do local omitindo socorro.Conclusão mais um trabalhador morto no exercício da profissão fora os Estudantes que tiveram seus sonhos interrompidos cedo demais.

  • Jose 09/06/2016 19:39

    O 5600 da mesma acabou de se acidentar agora a pouco (19:30) (9/6/16) na rio-santos na divisa de caraguatatuba sao sebastiao agora envolvendo uma moto. O motoqueiro ficou ferido

  • Jose 09/06/2016 19:42

    Dia de azar da empresa..............

  • Antonio 09/06/2016 20:47

    a união do litoral teria recebido várias reclamações devido às quebras constantes. só pra avisar, a Breda faz o mesmo itinerário, com ônibus de motor dianteiro, sem manutenção e correndo sério risco do mesmo tipo de acidente. a artesp não faz inspeção, apenas TIRA FOTOS e manda para um engenheiro assinar. O engenheiro Não vai no lugar. que inspeção vagabunda é essa? a gente tem que ajudar a tomar providências, porque não tem manutenção na breda mogi das cruzes e princesa do norte, segundo página no facebook. só pra ter ideia, acessa o site de tacógrafo e pesquisa aí os ônibus que estão circulando: 2127, 2129 e 2190. todos estão vencidos. e se procurar tem mais. este acidente foi só um aviso. a breda está sendo denunciada todo dia e os nós cegos dos vereadores e deputados estão calados.

  • Cristóvão 10/06/2016 07:43

    Carrocerias de péssima qualidade. Sem segurança para os passageiros.

  • Anthony 10/06/2016 07:55

    Meus sentimentos aos familiares, Deus os confrote neste momento e sempre

  • Andre Luiz 10/06/2016 10:43

    Como falei ARTESP,ANTT não servem pra nada,principalmente a ARTESP que faz vista grossa pra muita coisa errada.Aqui por exemplo na região de Barretos os chamados "Suburbanos" são uma vergonha.Santa Maria na Barretos x Guaíra São Joaquim da Barra ,Danúbio Azul Barretos x Colina Colômbia , Itamarati Barretos x São José do Rio Preto saem literalmente entupidos com pessoas viajando em pé,idosos,deficientes,mães com crianças de colo tendo que viajar sentadas no assoalho,sem AC,em pistas simples onde ocorrem acidentes frequentemente fora os motoristas fazendo dupla função na qual demora muito mais a viagem,já denunciei ambas mas não resolve nada.Isto roda muito dinheiro por parte dos empresários podem reparar que a maioria das linhas tem alguma falcatroa e fico me perguntando quanto mais pessoas serão sacrificadas pra que algo seja feito de verdade???

  • Antonio 10/06/2016 11:21

    a artesp é uma agência morta. muita gente reclama e não obtém nenhum resultado. estou acompanhando a luta latente contra a breda no facebook e eles não tem resultados. já foram vários acidentes e incidentes na princesa do norte de mogi das cruzes. tem relato de funcionários que estão sem mecânicos, porque foram mandados embora por economia. a artesp foi acionada e só vai na rodoviária pra dar multa por atraso ou ônibus inadequado.

    liguei na emtu e depois de muita tentativa explicaram: o ônibus estava liberado para operação e com validade de inspeção até o mês que vem. só q depois do acidente, foi bloqueado no sistema e aparece a imagem que não está liberado por isso. a alegação q recebi foi q se a empresa conseguir reformar o carro, reencarroçar, ela é obrigada a mandar para a inspeção técnica. se não bloqueiam o ônibus, ela sai circulando com ele de novo sem avisa. a união do litoral não tem nada a ver diretamente. o motorista foi imprudente, segundo testemunha chave. tá na internet, só pesquisar.

  • Rafael 10/06/2016 12:02

    Esse ai já era

  • Gustavo 10/06/2016 12:22

    Esta chegando as eleiçoes, o meu conselho é para que nao compareçam para votar, é melhor pagar R$ 3,50 depois das eleiçoes de que ficar com sentimento de culpa por ter elegido estes vagabundos! Reflitam!

  • Gustavo 10/06/2016 12:53

    Se obervarmos as fotos dos veiculos antigos, nesta época, nao se despunham de tantos recursos como freio motor, retarder, abs, top brake, a sapata de freio eram menores e mais estreitas, freio estacionário era de catraca com regulagem mecanica, portanto os condutores eram instruidos a conduzir com segurança, em decidas de serra com marcha reduzida compativel com o local obervando a rotaçao e a pressao do ar. Aí vem a questão, ou o condutor domina a maquina ou a maquina domina o condutor. Nos onibus de fabricaçao MBB, chassis O-321 e 1111 vinha escrito no painel de instrumentos uma placa em aluminio "Em descidas longas use a mesma marcha que seria necessario na subida afim de poupar os freios." isso nos anos 60.

  • Erick 10/06/2016 13:53

    esse carros Sofreu um grande acidente matando 18 pessoas nossa meus deus

  • Jordani 10/06/2016 14:05

    Acidente feio que aconteceu com esse onibus teve 18 mortos

  • Sergio 10/06/2016 14:11

    Muita tristeza neste episódio que poderia ter sido evitado!

  • Andre Luiz 10/06/2016 14:26

    Mas a questão se resume em uma única palavra"Lei". Na Europa por exemplo,além de ser obrigatórios os itens de segurança como ABS,ASR,ESP.EBS fora a norma Euro 6 de poluição dão incentivos a quem adquire veículos novos,melhorando a segurança,evitando acidentes e renovando a frota,já aqui é o contrário,foi uma piada da Mercedes esse novo Actros que apenas fizeram um facelift no MP3 trocando os faróis antigos por arredondados,enquanto a Volvo trouxe como prometido em 2012 o New FH,e assim também tem a nova Scania com cabine totalmente nova camuflada em testes aqui,agora Daf com o XF antigo,Man versão anterior e por um preço absurdo.Jogam a culpa nos impostos mas não é somente isso,imaginem comprar um Volks ou um Mercedes com freios a tambor,enquanto a Volvo tem chassis com freios a disco e itens de segurança de série a indústria empurra essas carroças e os empresários compram e não estão nem ai pra que os conduz ou aqueles que dependem do transporte público,é uma vergonha existir ainda onibus com motor dianteiro por mais que seja econômico mas o desconforto é total,ruído,pula demais etc.Aqui falta estrutura em tudo oportunismo por toda parte e nada se muda!

  • Andre Luiz 10/06/2016 14:36

    DD encarroçado com K360IB adaptado,O-500RS RSD com freios a tambor que vende como água e nem mesmo o de 408hp,que não se compara ao OM470 que equipa os Setra e o Travego Edition 1,com a mecânica do Actros MP4 por mais que tentem argumentar algo não tem lógica.Quem sabe se esse Viaggio que se acidentou tivesse pelo menos um chassi K480 EB 4x2,ou B12BRLE 4x2 mesmo que fosse euro 4 devido a fabricação e época teriam salvado estas pessoas,vale a pena refletir!

  • Nilton 10/06/2016 14:59

    Sempre a mesma coisa, parém de colocar culpa no motorista, vcs nem sabem oq aconteceu, orem e parem de falar [****]

  • Paulo Roberto 10/06/2016 15:07

    Eu acho que os ônibus atuais sãos uma CRISTALEIRAS na parte dos passageiros, parecem que não existem colunas, deveriam ter colunas mais resistentes nestas situacoes, mas pela entevista de um passageiro nem todos estavam com cintos.

  • Claiton 10/06/2016 15:23

    Andre Luiz Souza
    Não acvredito que isso interfira no acidente. Não existe uma relação potência do motor x acidente. Um DD num K-360 ou num O-500 RSD só vai ter uma certa perda de desempenho em subidas.

    O fato do Travego usar o OM-470 não o deixa imune a acidentes. É mais uma atualização tecnológica por conta das normas Euro 6 que entraram em vigor em 2014 na Europa.

  • Lázaro 10/06/2016 15:25

    Foi esse da foto? Terrível!!!
    Que Deus console toas as famílias enlutadas neste momento.

  • Claiton 10/06/2016 15:29

    Paulo Roberto Machado
    Falta o INMETRO exigir que a Marcopolo adote a norma européia ECE R-66 na fabricação de suas carrocerias.

    http://www.mv2engenharia...._de_Onibus.aspx

    A Comil, por exemplo, já recebeu sua certificação:

    http://www.comilonibus.co...uranca-veicular

  • Andre Luiz 10/06/2016 16:05

    Claiton Reis
    Não disse no quesito de potência mas sim nos dispositivos de segurança,nos quais os chassis citados tem a muito tempo,em questão ao DD faz toda diferença sim por que ambos chassis não tem nada de tecnológico.Não se compara um K124 IB de um EB por exemplo,o EB na qual a Scania não comercializa mais aqui é mais seguro,pois tinha todos os opcionais que o IB não tinha como ELC,que é necessário em um DD pra evitar o tombamento os freios a Disco e o retarder Scania que mais eficiente que o da Voith e ZF conhecidos como Telma.Já o Mercedes o OC500RF já vem com itens de segurança de fábrica e 420HP de potência para o mercado externo ao contrário do O-500 que somente agora que está tendo estes ítens no qual não são de série, como que não faz diferença,não se trata de por ser adequação as normas Européias ou de qualquer país mas sim em questão de segurança para o condutor e passageiros.Agora uma coisa que você disse é certa a Marcopolo não adotar a norma ECE r-66, pois a mesma pensa em quantidade e nade de qualidade,já Comil a adquiriu quando fez sua parceria com a Volvo para encarroçar os B500R dela no México,assim como outras de renome!

  • Claiton 10/06/2016 16:52

    Andre Luiz Souza
    Nenhum sistema de segurança evita os acidentes em 100%. Em determinadas situações, eles apenas minimizam os efeitos de um acidente ou diminuem a gravidade das lesões nos passageiros e motorista.

    Se evitasse, a princesa Diana estava viva até hoje, afinal de contas, ela estava com o namorado a bordo de um Mercedes Class S, um dos veículos mais seguros do mundo, que se chocou no túnel e o final todos sabem.

    Um outro exemplo, foi o acidente com um DD da Penha, um B-12R que vem com todos os sistemas de segurança de série. E simplesmente o andar de cima ficou completamente achatado durante o capotamento.

    O problema são as carrocerias que não protegem os passageiros em caso de capotamento.

    Com relação ao retarder, a Telma é uma fabricante de Retarder, como a ZF e a Voith.

  • Gustavo 10/06/2016 18:50

    Onibus nao foi projetado para capotar, bater cair em ribaçeira. Onibus foi projetado para transportar pessoas com segurança, e conduzido por profissionais qualificados e responsaveis. E as empresas por sua vez, tem que investir em seus colaboradores, ministrando cursos e aperfeiçoando os mesmos. Uma boa empresa tem que ter um otimo inspetor, bons instrutores, regulamento e normas a serem cumpridas. Quem nao cumprir tem que estar fora do quadro, é so assim que funciona. Nao se administra uma Empresa deixando o funcionario fazer o que der na cabeça.

  • Andre Luiz 10/06/2016 19:17

    Claiton Reis
    Isso que você citou da Lady Diana é um caso complexo no qual não convêm abordar aqui por conter questões isoladas e coisas obscuras por traz desse acidente assim como o do Paul Walker. Nenhum sistema de segurança é totalmente seguro mas minimiza os ferimentos e em qualquer acidente tanto no condutor como nos passageiros,aquele DD era um B12R que não era completo não tinha o ESP somente o ABS e freios a disco e o motorista dormiu ao volante.Se este chassi tivesse o EBS Emergence Brake Sistem como o do New FH que tem um sensor e uma câmera nas laterais poderia ter evitado esse acidente do DD da Penha pois quando o sensor vê a situação de colisão tanto frontal como lateral ele emite um som de perigo e freia o veículo eletronicamente ajuda e muito,sem falar no tempo de reação que o motorista tem antes de colidir em qualquer obstáculo.Também sei sobre o Telma no qual não é tão eficaz, basta usá-lo em serras ou estradas como a 381,262,entre outras e verá o cheiro de borracha queimada que se fica.Agora o que precisa ser revisto são a durabilidade e resistência das carrocerias pois qualquer tombamento parecem de papelão coisa que raramente se viam nos veículos da década de 80 e 90.

  • Claiton 10/06/2016 20:06

    Andre Luiz Souza
    Eu estoiu analisando somente a questão do carro e dos sistemas de segurança dele. As "forças ocultas" e demais teorias da conspiração não me envolvo, até pq não sou adeptas a elas.

    Bom, EBS significa Electronic Brake System ou Sistema Eletrônico de Frenagem, que nada mais é que o sistema pneumático de freios com assistência eletrônica. O EBS diminui o tempo de resposta e aumenta a eficiência dos freios.

    Com relação ao Telma, esse cheiro de borracha queimada que vc sente, não é do Telma, mas das lonas dos freios da carreta queimando durante longo período de frenagem. Isso geralmente acontece com caminhões descendo serras em que o motorista usa o freio de serviço constantemente.

    O retarder Telma é eletromagnético e é tão eficiente quanto qualquer outro, seja, ele ZF, Voith ou Scania.

    O carro da Penha não tinha ESP, mas tinha ABS+ASR+EBS e freiso a disco. Outro acidente quie teve de grande repercursão foi com o carro da 1001.

    De qualquer maneira, pode colocar um "K-1000 IB" ou um "B-1000 R", com todos os sistemas de segurança do mundo, que o motorista ainda vai ser o item principal durante uma viagem.

  • Enzo 10/06/2016 20:20

    Boa noite a todos, em primeiro lugar nossas orações para confortar a todos que sofrem lastimavelmente com esta tragedia, algo que acredito ninguém deseja, mas voltando ao assunto que discutem, como segurança, infelizmente em nosso pais empresários a grande maioria quando adquire ônibus novo , não se preocupam em conforto e segurança, e uma realidade, não vamos tampar o sol com a peneira, se preocupam com preço , somente isso, e pedem as montadoras a maioria das vezes , quanto mais inferior de acabamento, menos dispositivos eletrônicos de segurança,melhor pois diminuem preços, ai quando acontece uma tragedia deste porte se culpa em primeiro lugar o motorista, rodovia, um monte de coisa, mas o empresario que comprou o veiculo PELADO, sem conforto, sem itens de segurança ninguem diz nada, a ANTT, que não cumpre seu papel fiscalizador , uma lei que não EXIGE que veículos de passageiros sejam obrigatórios items de segurança que ajudem a prevenir acidentes, ninguém diz nada e ai , onde ficamos ?

  • Wilson 10/06/2016 20:27

    Segundo a vistoria obrigatória EMTU, esse carro não estava liberado para operação.
    http://www.emtu.sp.gov.br...=buscaplaca.htm


  • Fernando 10/06/2016 20:37

    Mas ele nunca operou EMTU, apenas ARTESP.
    Logo, nunca deve ter sido vistoriado pela EMTU, e informa no site 'não liberado'.
    Onde tem o link de verificação da vistoria da ARTESP?

  • Andre Luiz 10/06/2016 21:28

    Claiton Reis
    Não dialogo sobre teorias de conspiração com ninguém por que tem muita coisa suja por traz disso na qual abomino.Procure ver os vídeos da Volvo Trucks e você verá o novo conceito de EBS,em questão do cheiro de borracha queimada viajei em um Jum Buss da Nacional prefixo 12970 de Feira de Santana até São Paulo e senti este mesmo cheiro perguntei ao motorista ele disse que era normal carro equipado com o mesmo Telma que tinha no 1001 acidentado na serra de Petrópolis.Segundo os passageiros relataram o mesmo cheiro de queimado antes dos freios falharem o onibus perder o controle e bater daquele jeito.Outro relato em dezembro de 2014 fui a Santos em um Nacional Expresso 76404 era a terceira viagem dele um B420R novo completo quando estávamos descendo a serra de Santos passaram dois Breda e um Rápido Brasil ultrapassando a todos e com este mesmo cheiro de borracha queimada ambos Mercedes e Scania e não tinha caminhão ali pois vão pela outra pista mais um indício,contra fatos não há argumentos.Para finalizar acho que as empresas devem ver o fator humanização,investirem nos seus motoristas,não tratá-los como gado e os passageiros serem melhor atendidos com rapidez,conforto e principalmente segurança pois o cenário atual de hoje é precário e se nada for feito a tempo tudo sairá de controle. Também mudança radical nas Leis não só na fiscalização mas também no controle de qualidade de fabricação de carrocerias pra que casos como estes que relatamos aqui dialogando não aconteçam mais.

  • Claiton 10/06/2016 22:40

    Andre Luiz Souza
    90% dos acidentes em rodovias são causados por falhas humanas. E 50% causados por sono e cansaço. Esses dados são do Observatório Nacional de Segurança Viária.

    O conceito de EBS é esse que eu te falei. No caso da Volvo, ela chama o sistema de freios dela de EBS5, que agrega além do EBS em si, o ABS, o ASR e os freios a disco: http://www.knorr-bremse.c...onicsystems.jsp

    Esse sistema dos vídeos é o assistente ativo de frenagem, utilizado pela MB há bastante tempo. Inclusive, o Actros vendido aqui no Brasil tem esse sistema. Note que esse sistema refere-se a colisões, freando o veículo evitando que ele colida com obstáculos à sua frente. O que é diferente de um capotamento por perda do controle do veículo.

    Com relação ao retarder, a Volvo usava como opcional o Retarder Voith e não Telma e atualmente usa o retarder da própria Volvo.

    O cheiro de queimado vem das lonas de freio e não do Telma, quando o freio de serviço superaquece, exala esse cheiro de borracha queimada. Esse superaquecimento, diminui a eficiência do sistema e pode ocorrer em ônibus tbm.

    O que eu estou tentando dizer é que acidentes causados por problemas mecânicos podem ocorrer em qualquer veículo, com sistemas de segurança como nos casos da 1001 e da Penha, ou não como no caso desse carro da União.

  • Cláudio 10/06/2016 22:41

    Apareceu uma testemunha que disse ter sido ultrapassado na curva pelo ônibus e o mesmo não conseguiu concluir a manobra e tombou.

    http://www1.folha.uol.com...cidentado.shtml

  • Cláudio 10/06/2016 22:42

    Neste link, perguntas e respostas feitas pela Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com...cidentado.shtml

  • Claiton 10/06/2016 22:46

    Cláudio Lopes
    Agora na tv foi dado a informação de um abaixo-assinado que os estudantes iriam fazer para retirar esse motorista, pois segundo eles, o motorista era muito imprudente.

  • Andre Luiz 10/06/2016 23:15

    Claiton Reis
    Exato excelente ponto de vista,essas falhas mecânicas muitas vezes são por negligência das empresas devido a falta de manutenção,muitos motoristas reclamam que a empresa quer que entregue o carro logo pra seguir novas viagens tenho reparado isso muito em alguns grupos grandes.E bem lembrado esse sistema que você citou já é bem antigo,lembro de uma reportagem que o Pedro Trucão fez na Alemanha no Siga Bem Caminhoneiro no SBT em 1998 no qual se chamava Teligent.O Power Shift tinha uma alavanca branca que para baixo era Drive acima Ré no meio Neutro foi em um Actros MP1 1843 se não me engano!

    Esse abaixo assinado contra o motorista foi achado de manhã e circulou a informação logo a tarde pelas mídias e até no facebook,todos os indícios estão apontando falha do motorista mas ainda tem alguma coisa que não bate,não tem marcas de derrapagem nem freadas buscas que costumam ficar na pista isto que é o estranho!

  • Fábio 10/06/2016 23:20

    Foi impressionante como ficou esse carro após de ter ocorrido o acidente totalmente destruído, meus sentimentos aos familiares das 18 vitimas fatais que tavam nesse veiculo.

  • Allan 10/06/2016 23:24

    Bela foto! Pena que 18 vidas foram perdidas!!

  • Dirceu 11/06/2016 00:29

    Um motorista que conheço da Exp. Maringá disse que o que pode ter acontecido é ele ter começado a descer em uma velocidade maior que a recomendada e aí não ter dado conta de reduzir, o freio aqueceu e perdeu a eficiência (numa dessas já estava com algum desgaste prévio nas lonas ou tambor) e nem sempre o freio-motor do carro (principalmente se é esses que só restringe o escape) dá conta de segurar o rojão. É triste, mas parece uma hipótese aceitável perto das narrativas e fotos do acidente. Some a isso a neblina do momento do acidente.

  • Wilson 11/06/2016 11:09

    Fernando, olhe o adesivo de vistoria da EMTU colado no parabrisa direito nessa foto. Se ele não tivesse registro na EMTU não apareceria o registro no site.

  • Fábio 11/06/2016 14:51

    Foi esse veículo que se envolveu no acidente com os estudantes ou foi outro?

  • Leonardo Bruno 11/06/2016 15:38

    Depois quando digo que o transporte no Brasil vai de mal à pior, ninguém acredita no que digo, infelizmente...

  • José Geyvson 11/06/2016 16:53

    Claiton Reis
    90% e 50%??

    QUE [****]DE MATEMÁTICA É ESSA???

    kkkkkk

  • Cláudio 11/06/2016 19:27

    Hoje foi dia da BRASIL SUL ter um carro acidentado e 3 vítimas fatais na Floripa X Londrina.

  • Claiton 11/06/2016 20:47

    José Geyvson da Silva
    http://www.onsv.org.br/no...a-observatorio/

    http://www.onsv.org.br/no...es-em-rodovias/

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Sempre foi assim, infelizmente.

  • Paulo Rafael 11/06/2016 20:54

    M e parece que estão escrevendo a biblia de tanto achismo.

  • Maicon Diegson 11/06/2016 21:01

    bruxa....

  • Leonardo Bruno 12/06/2016 01:57

    Claiton Reis
    Pois é meu caro, sempre foi assim, mas acho que hoje em dia está até pior, viu...

  • Claiton 12/06/2016 02:11

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Não está não. Antigamente era muto pior, pq não tinha todas as regulamentações que tem hoje.

  • Leonardo Bruno 12/06/2016 13:17

    Claiton Reis
    Mas eu acho pior porquê justamente existem as regulamentações, mas muitas (aliás, boa parte das empresas) não cumprem... E sinceramente, percebo que hoje em dia, mesmo com toda a tecnologia disponível, estão tendo mais acidentes do que por exemplo, há 20 anos atrás...

  • Leonardo Bruno 12/06/2016 13:19

    Claiton Reis
    Não pelas regulamentações, acho que me expressei mal, eu falei do descumprimento delas por parte das empresas... Isso sem contar os serviços prestados, onde acho que estão muito piores que antigamente... Acho que não vejo serviços tão ruins no transporte quanto na atualidade...

  • Claiton 12/06/2016 14:34

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Mas antigamente elas nem existiam. Hoje pelo menos tem e vc tem a quem reclamar. Tem as rede sociais para a divulgação dos problemas e tal. Antigamente não eistia nada.

    Quanto a acidentes, aconteciam da mesma forma. A diferença é que hoje as notícias são divulgadas mais rapidamente por conta da internet. E o número de pessoas que recebem essas notícias é mutio maior que antigamente.

    Quanto aos serviços, tenho 43 anos de idade e te digo sem medo de errar, antigamente era bem pior que hoje.

  • Andre Luiz 12/06/2016 21:28

    Agora passando reportagem no Domingo Espetacular sobre o acidente e fiscalizações da ANTT sobre os clandestinos tinha de Flecha até o Levare 2020 apreendidos por irregularidades!

  • Rogerio 12/06/2016 22:06

    Pena isto ter acontecido

  • Leonardo Bruno 13/06/2016 00:19

    Claiton Reis
    Ah sim, isso é verdade, a velocidade com a qual as informações hoje em dia correm é espantosa!

    Realmente você tem razão quanto ao passado, mas sei lá, ainda acho que os serviços hoje em dia estão muito aquém do que deveriam de ser, justamente por toda a tecnologia existente nos dias de hoje, mas não é o que tenho visto, sinto que como estivéssemos nos mesmos 30 anos atrás...

  • Flávio Willer 13/06/2016 11:14

    Ao ocorrer uma Tragédia como, esta, nós Brasileiros, iniciamos uma verdadeira CRUZADA para encontrar um CULPADO, porem deveríamos realizar, estudos e pericias, para responsabilizar as pessoas.
    e o mais importante Trabalharmos com responsabilidade para evitar novas Tragédias, tivemos um Acidente com mais de 50 mortos em uma serra entre o Paraná e Santa Catarina a pouco tempo, já caiu no esquecimento.
    Vamos orar pelas famílias e cobrar das autoridades apuração séria, sem precipitações, ai sim utilizarmos estes exemplos para evitar novas Tragédias.
    Que DEUS conforte as famílias.

  • Flávio Willer 13/06/2016 11:17

    Poe exemplo, quantas das vitimas fatais, estavam com cinto de Segurança, será que os clientes das centenas de Ônibus que estão operando na Serra de Bertioga agora, estão conscientes da importância do Cinto, estudos comprovam que a maioria dos passageiros que vem a Óbito ou sofrem ferimentos graves, não usavam cinto na hora dos acidentes.

  • Mateus 13/06/2016 13:25

    Nesse caso pouco ajuda o cinto, pelo dano esmaga a cabeça, quebra o pescoço, pois capotou... Achei que era um 1.200 Scania... Que todos descansem em paz.

  • Antonio 13/06/2016 14:00

    por exemplo, fico imaginando quem usa Breda, motor dianteiro, bondões sem manutenção e ter que pagar muito caro pra correr risco de passar susto. não vale a pena. os avisos são para vários órgãos, vários e-mails e poucos resultados. uma hora acidenta e depois vão achar que é fatalidade ou que foi imprudência do motô.

  • Claiton 13/06/2016 14:04

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Sim, deveriam ser melhores, mas, se hoje com todos os recursos existentes está ruim, imagine há 30 anos atrás sem recurso nenhum.

  • Leonardo Bruno 13/06/2016 15:32

    Claiton Reis
    Verdade, é tenso...

  • Leonardo Luigi 13/06/2016 21:10

    O pior que teve DUAS comitivas de Bozós que desceram pra Mogi e São Sebastião pra clicar a carcaça desse carro, e são BOZÓS conhecidos, inclusive alguns desses são de uma certa associação ai, kkkkkk

  • Antonio Carlos 13/06/2016 21:20

    Claiton Reiso amigo se fez umas conta lokaaaa ali kkkk... viu mas sem brincadeira, falha humana engloba cansaço etc...afinal é um ato falho , não só as besteiras que nós presenciamos dia a dia no trânsito.....
    Leonardo Luigi Maffeiperigoso essas fotos virarem foto da hra hein..... já vi caa coisa aqui kkkk

  • Leonardo Luigi 13/06/2016 21:26

    Antonio Carlos de Lima
    se virar o povo vai reagir...

  • Antonio Carlos 13/06/2016 21:29

    Leonardo Luigi Maffeientão amigo cada coisa hein....

  • Adrianno 14/06/2016 05:26

    Carrocerias de péssima qualidade. Sem segurança para os passageiros. Colidiu em rochas, ai não tem ônibus que segure.

  • Claiton 14/06/2016 09:02

    Antonio Carlos de Lima
    Você não entendeu. Dos 90%, mais da metade são causados por sono e cansaço. O restante é por barbeiragem, desatenção, excesso de velocidade, etc..

    Leia os artigos que vc vai entender:
    http://www.onsv.org.br/no...a-observatorio/

    http://www.onsv.org.br/no...es-em-rodovias/

  • Flávio Willer 14/06/2016 10:40

    Todo acidente é causado por falha humana, devemos lembrar que a falha técnica ou mecânica também é oriunda de erro humano, somos negligentes, e quando acontecem as tragédias vamos a busca de um único culpado,
    se realizarmos estudos iremos observar que as tragédias ocorrem sempre por soma de erros.

  • Flávio Willer 14/06/2016 10:42

    No Brasil nunca apuramos com seriedade e imparcialidade, todos os responsáveis empurram um p os outros.

  • Claiton 14/06/2016 11:35

    Flávio Willer Cândido
    É extamente isso que o ONSV fala sobre os acidentes causados por falhas mecânicas.

    Segundo o ONSV, os três fatores causadores de acidentes são:?Fator Humano, Fator Veículo e Fator Via?.

    "Para a entidade de segurança viária, apenas 5% dos acidentes têm motivação em falhas no veículo. E como as manutenções preventiva e corretiva são responsabilidades do condutor, até mesmos as falhas no veículo estão vinculadas ao fator humano, esclarece o OBSERVATÓRIO."

  • Michael 15/06/2016 04:29

    Fernando Nishimura de Aragão
    Fernandão.... Eu concordo totalmente com a sua opinião!!!
    O motorista era um excelente profissional e tinha conhecimento tbm do trecho em que estava trafegando!!!
    Eu lamento muito de coração pelos estudantes que tiveram suas vidas ceifadas neste acidente ,mas tbm quero dizer que tbm lamento muito ,mas muito mesmo pelo motorista que tbm teve sua carreira encerrada neste acidente.
    Conforme eu vi num noticiário, segundo os familiares do motorista ,ele era um excelente profissional e dedicava a sua vida a profissão!!!!
    Meus sentimentos a todos ....

  • Michael 15/06/2016 04:43

    Agora eu queria falar a todos que colocar a culpa em quem não pode mais se defender e muita mancada e falta de consideração mesmo!!!
    O único que poderia relatar o que realmente aconteceu era o motorista que tbm teve a sua vida ceifada neste acidente!
    Então não cabe a ninguém ficar culpar ,falar que estava em alta velocidade ...isso aí não tem nada a ver, por que a própria perícia já verificou que o veículo trafegava a 41km em quanto a via era de 60km.
    Se realmente tivesse esse problema e com a reclamação dos passageiros junto a empresa ,concerteza a empresa haveria tomado as providências cabíveis quanto a situação do profissional, sem precisar de um abaixo assinado, OK!
    E não foi isso o que aconteceu ,porque eu vi no noticiário que a empresa mesmo disse que o prontuário do motorista era bom que não tinha nada que ia contra ele.
    Portanto era um bom profissional sim !!!
    Meus sentimentos aos familiares!!!!

  • Leonardo Bruno 15/06/2016 06:18

    Flávio Willer Cândido
    E o que no Brasil é sério ?

  • Andre Luiz 15/06/2016 11:47

    Michael Epaminondas
    Fato,mesmo por que como a mídia manipula todo ou seja só noticia o que quer,domingo estava passando na Record no Domingo Espetacular o relato daquele rapaz que sobreviveu na Globo ele falou de uma forma e na Record de outra.Outro fato importante ninguém estava com o cinto de segurança e o mesmo alegou que tanto ele como a moça que estava ao lado só usaram o cinto quando viram a situação de perigo.Em várias viagens que fiz todos motoristas pedem e olham pra ver se estão com cinto nesse quesito,Danúbio Azul,Cometa e 1001 estão de parabéns pois os mesmos sempre verificam e pedem educadamente e explicam a necessidade de uso do cinto.Agora como mortos não falam estão culpando o motorista,não estou defendendo a empresa mas uma coisa que não bate é não ter marcas de freadas bruscas.Eu acredito que tenha falha no veículo assim como o 1001 da Serra de Petrópolis.

  • Flávio Willer 15/06/2016 17:51

    Em Minas Gerais conheci um empresário de Transportes, que falava
    Avião não cai;
    Barco não afunda e carro não sofre acidente.
    Nós somo quem os provoca.
    Um Tragédia desta é resultado de vario fatores, Sempre, vamos pedir a Deus para iluminar os peritos, na conclusão das causas desta tragédia, para utilizarmos os ensinamentos com os erros, sempre buscando evitar que se tornem corriqueiros

  • Flávio Willer 15/06/2016 17:54

    No Brasil, chegamos a tirar 150 vidas em um dia no transito louco, todas as vezes que as autoridades criam um mecanismo para punir com rigor, a mesma sociedade que fica chocada com as Tragédias, faz campanha contra qualquer ação que visa diminuir o numero de Vitimas no Transito.
    A Própria Prefeitura de São Paulo vem sofrendo ataques por diminuir a velocidade na Cidade.

  • Leonardo Bruno 15/06/2016 18:12

    Flávio Willer Cândido
    Eu discordo deste empresário, ao meu ver, ele está errado e provo muito bem isso! E se o carro tiver alguma falha mecânica de fábrica e não for constatado ? Tudo bem que foram pessoas ou máquinas operadas por pessoas que fizeram a montagem do veículo, mas pode acontecer de alguma peça vir ou estar com falha, e aí ? Lembrando também que no caso dos ônibus, muitos acidentes poderiam ser evitados se os fiscais e despachantes das empresas (para obterem lucro a mesma) não ordenassem aos seus subordinados que trabalhassem e saíssem da garagem com o ônibus com algum tipo de avaria, problema no freio, caixa de marcha ruim pneus carecas e etc, casos muito corriqueiros aqui no Rio de Janeiro nas empresas urbanas inclusive...

  • Claiton 15/06/2016 19:07

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    É por isso que existem o recall, para reparar essas falhas de fábrica que são detectadas depois da fabricação dos veículos.

    Esse exemplo que vc citou das empresas faz parte do rol de falhas humanas.

  • Leonardo Bruno 16/06/2016 06:15

    Claiton Reis
    Sim sim, mas muitas vezes, no caso das peças, são máquinas que fabricam em série as mesmas, e as próprias máquinas também podem errar...

  • Andre Luiz 24/06/2016 21:18

    Acabou de passar no noticiário,foi falha nos freios devido a falta de manutenção correta.O veículo estava acima da velocidade ao que tudo indica não conseguiu frear,mas só falta analisar se foi por esse problema,pelo menos não foi culpa do motorista sendo que muitos o culparam e o mesmo não tem mais como se defender,estava nítido que havia algo de errado por não ter marcas de freadas na pista.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon EOS REBEL T3
Tempo de Exposição
1/800
Programa de Exposição
Ação, com viés para a velocidade do disparo
ISO
250
Valor da Velocidade do Obturador
630784/655
Valor de Abertura
327680/655
Abertura (fnumber)
56/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número 4900 que se encontra na identidade visual da empresa União do Litoral, de São Sebastião, São Paulo, Brasil. A carroceria deste ônibus é do modelo Viaggio G6 1050, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um 18.310 OT, fabricado pela Volkswagen. A fotografia foi publicada por José Augusto de Souza Oliveira, em 15/05/2016 e consta como tendo sido registrada em 12/10/2015, na localidade de Aparecida, São Paulo, Brasil.

Referência Bibliográfica

DE SOUZA OLIVEIRA, J. A. União do Litoral 4900 em Aparecida por José Augusto de Souza Oliveira - ID:4191353. Ônibus Brasil, 2016. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/joseaugustomrzezao/4191353> Acesso em: 29 mar 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
União do Litoral São Sebastião, São Paulo, Brasil
Numeração:
4900
Placa:
DBB9574 MERCEDES-BENZ MARCOPOLO VIAGGIO R 2005/2005 / Lotação: 46 passageiros / Combustível: DIESEL
Carroceria:
Marcopolo
Viaggio G6 1050
Chassi:
Volkswagen
18.310 OT
Local:
Aparecida, São Paulo, Brasil
Data:
12/10/2015 15:36:15
Autor:
José Augusto de Souza Oliveira
Publicação:
15/05/2016 20:39