Scania K280UB 6x2*4 LB na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, por João Lucas Rodrigues Lopes. ID da foto: 4411834.
Empresa Gontijo de Transportes 12840 na cidade de João Monlevade, Minas Gerais, Brasil, por Mairo de Magalhães. ID da foto: :id.
Expresso São Pedro 2000 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, por Lucas Lima. ID da foto: :id.
Real Expresso 1428 na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, por Paulo Sergio Alves Venancio. ID da foto: :id.
Viação Boa Vista BV-123031 na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil, por Pablo Souza. ID da foto: :id.
/ 1.688 acessos / 30 comentários / Compartilhar no WhatsApp

Scania K280UB 6x2*4 LB em Brasília por João Lucas Rodrigues Lopes - ID:4411834

Um dos novos chassis da SCANIA apresentados no Seminário NTU 2016, Modelo: K280UB 6x2*4 LB. Esse chassi é movido a GNV E/OU BIO GÁS, o nível de emissões de poluentes é Euro 6.

30 comentários

  • Jerônimo Américo 24/08/2016 15:11

    Super lindo este ônibus

  • Roberto 24/08/2016 15:15

    kramba agora Euro 6!!

  • Daniel 24/08/2016 15:16

    Só de não ter aquela chatice do SCR nem que ficar cuidando dum DPF que de vez em quando pode entupir, até que o GNV e principalmente o biometano são promissores.

  • Mario 24/08/2016 15:28

    D+!!!

  • João Lucas 24/08/2016 15:33

    Jerônimo Américo Ferreira da Cruz
    Lindo e tecnológico kkkkkk

    Roberto Honorio
    Pois é.

    Daniel Girald
    Espero que esse chassi tenha uma boa aceitação no mercado, gostei bastante dele.
    Obrigado pela visita.

    Mario dos Santos Nogueira Junior
    Obrigado pela visita.

  • Andre Luiz 24/08/2016 15:40

    Ontem no lançamento da nova geração de caminhões da linha S730 falaram que os próximos motores tanto os V8 como 0s 6 cilindros seriam EGR ao invés de SCR,vamos ver se o mesmo vai se aplicar nos chassis de onibus futuros!!!

  • João Lucas 24/08/2016 15:45

    Andre Luiz Souza
    Ótima novidade kkk

  • Daniel 24/08/2016 23:22

    Andre Luiz Souza
    Infelizmente, o mais provável é que passem a vir com EGR e SCR juntos, para atender às normas Euro-6 que são mais rígidas. A não ser que consigam algum "milagre" parecido com o que a Mazda fez com os motores SkyActiv-D.

  • Claiton 25/08/2016 12:45

    Daniel Girald
    Andre Luiz Souza
    A solução encontrada pelas fabricantes para atender ao Euro 6 que entrou em vigor na Europa em 2014, foi a junção do sistema EGR ao SCR. Somente a Iveco, aplicou o sistema SCR para atender ao Euro 6, no que ela denominou de "SCR only".

  • Andre Luiz 25/08/2016 12:47

    Daniel Girald
    A MAN já possui o sistema EGR desde o Euro 4 por ter parte na Scania passaram a patente mesmo por que nesse quesito a MAN foi a única e pioneira a manter seus V8 com EGR.A Volvo sim está usando os dois sistemas tanto nos D13 como nos D16 já se adequando ao Euro 7.Quando o New FH foi lançado tinham duas opções de FH 540 um com D13k EGR de testes com um câmbio que se chamaria I-Torque e o D16k da mesma potência mas o sistema foi abandonado pela inviabilidade do mesmo,hoje o câmbio é o I-Shift Dual Clutch no qual é fantástico que conseguiu bater o record de carregar 750 Toneladas.Esse é um trunfo que a Scania tem para ofertar aos clientes por enquanto já que apesar da nova geração não se teve muita mudança o que muitos criticaram na verdade a MAN queria foco usando a marca Scania mas como li em fóruns europeus sobre caminhões e onibus ela passou essa patente a Scania tanto é que se você ver no lançamento o presidente da mesma falou da linha S em piso plano e motores EGR inclusive o V8.

  • Claiton 25/08/2016 14:00

    Andre Luiz Souza
    Para as normas Euro 4, o EGR era suficiente e muitas empresas utilizaram o sistema. Mas para as normas Euro 5, o sistema mais aplicado nos motores de maior cilindrada foi o SCR. A Scania usou o EGR em alguns motores de 9 litros Euro 5.

    Para o norma Euro 6, elasd optaram pelo SCR + EGR para tender a Euro 6, por esta ser mais rígida.

    No caso da nova linha de caminhões Scania, ela aplicou somente o SCR para os motores com 6 cilndros em linha e aplicou os sistemas SCR + EGR para os motores com 8 cilindros em V.

  • Andre Luiz 25/08/2016 14:07

    Claiton Reis
    Veja o vídeo no youtube e tire suas conclusões o próprio presidente da Scania disse no lançamento!

  • Claiton 25/08/2016 14:30

    Andre Luiz Souza
    Veja esse release de lançamento da Scania, tem os dados técnicos dos novos motores na página 5:

    https://www.scania.com/gr...-powertrain.pdf

  • Andre Luiz 25/08/2016 14:32

    Claiton Reis
    Me desculpe a pergunta,mas por que que toda vez que posto um comentário aqui você sempre rebate principalmente no que diz respeito aos lançamentos fora do Brasil,sendo que acompanho há anos não tenho intuito de passar informações falsas a ninguém aqui pois pesquiso em fóruns europeus antes de dizer algo errado,até a miniatura do S730 eu já tinha visto um mês antes do lançamento pois sempre vazam essas informações tinha um bitrem 6x4 na Usina Guaraní da minha cidade Scania Camuflado de testes como eles dizem as mulas de teste que pedi ao motorista para vê-lo,assim como assisti ao lançamento do New FH em setembro de 2012.Queria saber o motivo disso parece marcação cerrada.Não estou aqui pra debater algo com ninguém,apenas pra compartilhar notícias do que se vê lá fora pois aqui infelizmente tudo é atrasado vejo cada comentário sem nexo de outras pessoas aqui desde quando entrei nesse site em 2008 e nunca questionei ninguém por isso se as vezes reclamo de empresa A ou B ou vice versa é por que passei por algum dissabor com as mesmas e compartilho aqui.O site foi criado pra juntar conhecimentos aproximar pessoas,não sou o dono da verdade não sei de tudo mas o pouco que sei são por fontes seguras e pesquiso bem antes de me pronunciar agora eu queria entender o por que disso pois o conheço apenas pelo site em si não tenho nada contra você,mas gera um clima meio desconfortável,como escrevi estamos aqui pra somar conhecimentos uns com os outros apenas isso.Abs!

  • Claiton 25/08/2016 14:54

    Andre Luiz Souza
    Eu não rebato, eu debato, como estou fazendo com o Daniel Girard, com o Leonardo, pra citar eles como exemplo. Até pq o espaço aqui é pra isso. E quando o faço, não tem nada de pessoal com vc nem com ninguém. Trago outras informações, apenas para que o assunto seja esclarecido e que isso seja feito de forma tranquila e respeitosa.

    Rejeito tbm essa idéia de "marcação cerrada". Num espaço democrático, todo mundo tem o direito de discordar ou concordar de uma informação ou de uma opinião. Seja ela sua, minha ou de qualquer pessoa que escreva algo.

    Estranho quando vc diz que "não é dono da verdade", que "estamos aqui pra somar conhecimentos", "aproximar pessoas", mas, se incomoda quando eu trago outras informações que contradizem as suas informações.

    Logo, repito, não tenho nada de pessoal contra você, até pq não o conheço pessoalmente e não tenho motivo para fazê-lo. Essa idéia de "marcação cercada" é vc quem está colocando sobre vc mesmo. Não é meu perfil fazer isso. Abço.

  • Andre Luiz 25/08/2016 15:19

    Claiton Reis
    Idem.Muito pelo contrário não incomoda suas informações ou que você posta o site está aqui para isso,como disse não sou o dono da verdade,você tem suas fontes eu tenho as minhas só acho estranho toda vez que menciono algo relacionado você as rebate no qual é um fato que chega ser incoerente e meio desnecessário interprete como quiser e exatamente por não ser o meu perfil que evito isso.Espero que tenha sido apenas um mal entendido de ambas partes pois não é do meu feitio senso de perseguição.Abcs!

  • Claiton 25/08/2016 15:50

    Andre Luiz Souza
    De minha parte não tem mal entendido nenhum. Como disse, vc é quem está se colocando nessa posição de "perseguido".

    Não é incoerente e nem desnecessário. A troca de informações é mais que normal num debate democrático.

    E exatamente para não haver esses ruídos, é que eu posto a fonte da informação, para que não paire dúvidas a respeito do assunto.

    Estava conversando com o Daniel sobre o biometano e não houve prolema nenhum por parte dele e nem minha. Estive conversando com ele em outra foto e tbm não houve problema.

    Voltando ao assunto que interessa, você leu o release da Scania?. Abço.

  • Daniel 25/08/2016 16:50

    Intrigante o V8 ter mantido o EGR e o SCR juntos, enquanto o 6 em linha agora só com SCR. Justamente pela taxa de compressão maior, o 6 canecos acabaria favorecendo a formação dos NOx. De qualquer jeito, eu ainda tenho um pé atrás com o SCR e seria mais favorável ao uso de um fluido alcoólico diretamente na admissão como o MW50 (metanol e água desmineralizada a 50%) que se usava em alguns aviões antigos. Mesmo esfriando a carga de ar de admissão, já daria conta de aumentar a pressão e a concentração de oxigênio na câmara de combustão para fazer com que a queima do óleo diesel seja mais completa e a propagação da chama seja mais homogênea.
    http://dzulnutz.blogspot....eficaz-mas.html

    A propósito: quero ver como a Scania vai fazer com os motores de 5 cilindros.

  • Claiton 25/08/2016 17:27

    Daniel Girald
    Interessante essa solução Daniel. Mas, fica uma dúvida: pq será que as fabricantes ao invés de aplicar essa solução bem mais simples e consequentemente bem mais barata optaram pelas soluções EGR e SCR, que são mais complexas e onerosas?.

    Agora se me permite uma pergunta: pq vc tem o pé atrás com o SCR, amplamente usado por todas as fabricantes no exterior e no Brasil?.

  • Claiton 25/08/2016 19:49

    Daniel Girald
    Por enquanto está assim:

    http://www.scania.com/pt/...figuration.html

  • Ewerton 26/08/2016 01:16

    Show, carregado de tecnológia e o meio ambiente agradece.

  • Daniel 26/08/2016 01:31

    Claiton ReisA preferência de alguns operadores pelo EGR se dá por dispensar insumos extras, mas o óleo diesel precisa dum controle de qualidade mais rígido, que para o europeu não chega a ser problema mas complica em alguns rincões do interior brasileiro onde óleo diesel S-10 não é tão fácil de se encontrar.

    Com o SCR eu realmente não consigo entender qual seria o motivo pela preferência, por não trazer nenhum benefício direto ao processo de combustão e ainda correr o risco da uréia cristalizar no catalisador e causar problemas. E vale lembrar que a maior parte da uréia técnica consumida na indústria química/petroquímica é sintetizada a partir do gás natural. O metanol usado como anticongelante na água desmineralizada num sistema de injeção suplementar também pode ser sintetizado do gás natural, e essa mistura além de proporcionar vantagens ao processo de combustão ainda solubiliza vapores de óleo do cárter canalizados para o coletor de admissão, evita que se acumulem e se juntem com a fuligem readmitida pelo EGR e formem depósitos de sedimentos que entopem o coletor de admissão e acarcaça da válvula EGR. Diga-se de passagem, uma combustão mais completa reduzindo a formação de fuligem dificulta a ocorrência desse problema e prolonga a vida útil do DPF.


    Agora se me permite uma pergunta: pq vc tem o pé atrás com o SCR, amplamente usado por todas as fabricantes no exterior e no Brasil?
    O meu questionamento quanto ao SCR é mais por não trazer nenhuma grande vantagem ao processo de combustão e a produção do ARLA-32 de certa forma gastar matérias-primas que seriam melhor aproveitadas em outros métodos de controle de emissões como a injeção suplementar de água com metanol (poderia até substituir por etanol de cana, ou sintetizar o metanol a partir de biogás gerado a partir da vinhaça que sobra da produção de etanol) ou mesmo um uso direto do gás natural combinado a uma injeção-piloto de óleo diesel, biodiesel ou até óleos vegetais brutos.

  • Daniel 26/08/2016 02:38

    Claiton Reis
    Não vou te dizer que eu nunca tenha sido um tanto contrário aos combustíveis gasosos, mas hoje eu considero uma ampliação do uso do biogás/biometano no transporte comercial como um bom pretexto para se discutir a liberação de motores a diesel em veículos leves que eu sou extremamente favorável.
    http://dzulnutz.blogspot....mbustiveis.html

  • Claiton 26/08/2016 13:09

    Daniel Girald
    Entendi. Pelo que eu li na época, dito por pessoas não ligadas às montadoras, que o SCR era a melhor opção para motores de maior cilindrada e baixa rotação, como os utilizados em ônibus e caminhões, por ser mais eficiente. Para motores de baixa cilindrada e altas rotações, aplicada em vans e pick-ups por exemplo, o EGR foi a opção desejada.

    O mais interessante, é que a MB lançou esse ano, a Sprinter 311 CDi com o sistema SCR adicionado ao sistema EGR que ela já usava, rs.

    De qualquer forma, muito obrigado pelas suas explanações. Quanto ao link, já salvei em meus favoritos, rsrs. Abço.

  • Daniel 26/08/2016 17:20

    Claiton Reis
    Lá por 2012 quando começou a Euro-5 o que eu ouvia era que o SCR seria menos vulnerável ao uso de óleo diesel S-500 quando o S-50 (posteriormente substituído pelo S-10) não estivesse disponível, e portanto predominante em caminhões pesados e ônibus rodoviários. Já nos veículos leves, teoricamente mais direcionados ao uso urbano e onde o óleo diesel de baixo teor de enxofre deveria ser obrigatório nos postos localizados dentro dos perímetros urbanos (mas nós sabemos que isso não acontece), seria de se esperar que não desse tanto problema.

  • Leonardo Bruno 26/08/2016 17:23

    Claiton Reis
    Em sua opinião, qual tem sido atualmente o melhor chassi para ônibus, o mais equilibrado e confortável de todos ?

  • Claiton 26/08/2016 18:08

    Daniel Girald
    Sim, eu lia isso tbm, que o SCR seria mais resistente à qualidade do diesel. Só que tem gente usando água e urina no lugar do arla e até instalando um emulador de arla.

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Pode ser meio clichê, mas, na minha opinião o "melhor" é aquele que atende as necessidades de quem compra. Até pq o Euro 5, meio que equilibrou todo mundo.

    É diferente de vc comprar um carro, onde o lado emocional pesa mais que o racional.

  • Leonardo Bruno 27/08/2016 03:36

    Claiton Reis
    Vero, concordo! O chassi precisa atender a necessidade do operador... Mas, a gente geralmente sempre tem uma preferência por algum, kkk! Na minha opinião, para urbanos eu fico com o Volvo B290R, sobre o qual, acho um excelente produto! É silencioso, robusto, eficaz e confortável, não sei se é tão econômico, mas vejo que tem um bom desempenho nas ruas!

  • Daniel 27/08/2016 04:26

    Claiton Reis
    Esse emulador de arla, vulgo 'chip paraguaio", já deu muito B.O. em alguns estados.

  • Káio 27/08/2016 18:09

    Andre Luiz Souza
    Ontem no lançamento da nova geração de caminhões da linha S730 falaram que os próximos motores tanto os V8 como 0s 6 cilindros seriam EGR ao invés de SCR,vamos ver se o mesmo vai se aplicar nos chassis de onibus futuros!!!

    Somente os motores de 16L usam EGR+SCR. Os de 13L usam SCR.

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Canon
Modelo da Câmera Fotográfica
Canon PowerShot SX50 HS
Tempo de Exposição
1/60
ISO
160
Valor da Velocidade do Obturador
189/32
Valor de Abertura
128/32
Valor Máximo de Abertura
113/32
Abertura (fnumber)
40/10

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número K280UB 6x2*4 LB que se encontra na identidade visual da empresa Scania. A carroceria deste ônibus é do modelo Viale BRS, fabricada pela encarroçadora Marcopolo. O chassi é um K280UB 6x2*4 LB, fabricado pela Scania. A fotografia foi publicada por João Lucas Rodrigues Lopes, em 24/08/2016 e consta como tendo sido registrada em 23/08/2016, na localidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Referência Bibliográfica

RODRIGUES LOPES, J. L. Scania K280UB 6x2*4 LB em Brasília por João Lucas Rodrigues Lopes - ID:4411834. Ônibus Brasil, 2016. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/bussjotta/4411834> Acesso em: 19 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
Scania
Numeração:
K280UB 6x2*4 LB
Placa:
GIQ7150 SCANIA MARCOPOLO K280 6X2G 2014/2014 / Potência: 280 cv / Lotação: 40 passageiros / Combustível: GAS NATURAL VEICULAR
Carroceria:
Marcopolo
Viale BRS
Chassi:
Scania
K280UB 6x2*4 LB
Local:
Brasília, Distrito Federal, Brasil
Data:
23/08/2016 16:57:37
Autor:
João Lucas Rodrigues Lopes
Publicação:
24/08/2016 14:15