SRT Cielo s/n na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil, por Marcos Unamuzaga. ID da foto: 2991940.
Expresso Nacional de Luxo 0052 na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, por Wagner Michel Alves Leite. ID da foto: :id.
Viação Progresso 1034 na cidade de Aracaju, Sergipe, Brasil, por Tiago Tiaguinho. ID da foto: :id.
Empresa Gontijo de Transportes 18780 na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, por Gabriel Barbosa. ID da foto: :id.
Transbrasiliana Transportes e Turismo 4617 na cidade de Teresina, Piauí, Brasil, por João Victor. ID da foto: :id.
/ 2.323 acessos / 176 comentários / Compartilhar no WhatsApp

SRT Cielo s/n em Uruguaiana por Marcos Unamuzaga - ID:2991940

176 comentários

  • André 19/12/2014 15:02

    ae sim, por mim esse podia ser o volante de todos os VW tbm...

  • Mateus Roberto 19/12/2014 15:29

    mega tecnologico

  • Anderson 19/12/2014 16:03

    480 cavalos shoooowwww

  • Marcelo 19/12/2014 16:03

    show......

  • Anderson 19/12/2014 16:05

    Quando sera que a MAN vai colocar os chassis de onibus pra vender aqui ?

  • Alexandre 19/12/2014 16:07


    André Souza

    Amigo, MAN é MAN e VW é VW. Se misturar os dois estraga tudo. A VW merece um psinrl mais bonito, mas nunca deveria ser esse.

  • Alexandre 19/12/2014 16:08

    Além de MAN, quem faz muita falta aqui no Brasil é a DAF/PACCAR.

  • Alexandre 19/12/2014 16:09

    Alexandre Coelho
    Painel*

  • Anderson 19/12/2014 16:11

    Alexandre Coelho
    Se não me engano a DAF esta para instalar uma fabrica de caminhões na região de Ponta Grossa.

  • Gabriel 19/12/2014 16:13

    Anderson Lima
    A fabrica da DAF já está em funcionamento.

  • Alexandre 19/12/2014 16:14

    Anderson Lima

    Sim, mas só caminhões. E inclusive já instalou, já estão vendendo. Aqui no MS mesmo já vi 3 XF 105, só nas estradas próximas à Campo Grande... Ele é lindo por sinal. Só espero chegar o Euro 6 do XF, que já existe na Europa, aí vai ser show rsrsrs

  • Alexandre 19/12/2014 16:14

    Gabriel Silva

    Como um ninja, vc foi mais rápido kkkk

  • Anderson 19/12/2014 16:29

    Gabriel Silva
    Alexandre Coelho
    Valeu pelas informações =D

  • Alexandre 19/12/2014 16:47

    Para comparar: Euro 5 (esquerda) com Euro 6 (direita) - http://orcecis.files.word...f-euro-6-sc.jpg

  • Edgar 19/12/2014 17:07

    Alexandre Coelho
    Mas alexandre, a MAN já trabalha com os chassi aqui, o 17.230, 17.2600D, 17.280OT trabalham com chassi MAN, O nome só não foi mudado por causa da reputação da volks

  • Alexandre 19/12/2014 17:18

    MAN vindo com motor de 480 cv?!!
    Caraca meo... MAN vindo com o motor de maior potência do mercado brasileiro.

  • Matheus 19/12/2014 17:46

    Mas esse chassi é nacional?
    Pode ser importação!
    O painel esta assim magnífico! E ainda com o painel Irizar, sem comentários.
    A MAN é show de bola!

  • Wendell 19/12/2014 19:03

    Alexandre Luis de Oliveira
    esse chassi acho que não é nacional não, ate porque a SRT e do chile então ja da pra ter uma base! Rsrs

  • Raphael 19/12/2014 19:09

    Ônibus DAF pra galera que tá comentando ae:
    http://onibusbrasil.com/foto/2755450/
    http://onibusbrasil.com/foto/2812409/

    Se alguém quiser ver, só clicar. Não é tão comum encontrar fotos de painel de MAN aqui no site. Show o registro!

  • Lucas Alexandre 19/12/2014 19:35

    nossa q painel maravilhoso deve ser um comforto muito bom dirigir esse irizar i6 390. valeu Marcos...

  • Alexandre 19/12/2014 20:35

    Edgar Freitas Sim. Mas to fakando de Euro 6 amigo.

  • Alexandre 19/12/2014 20:35

    Alexandre Coelho
    E tbm falo de uma linha difrrenciada pras 2 marcas

  • Alexandre 19/12/2014 20:36

    Alexandre Coelho
    Falando*

  • Claiton 19/12/2014 21:27

    Alexandre Luis de Oliveira
    Wendell Santos
    O chassi é importado pela empresa para encarroçamento no Brasil. Da mesma forma que é feito com o OC-500 RF, B-430 R e K-410.

  • Claiton 19/12/2014 21:29

    Matheus Scheguschewsky
    Volante e painel dos caminhões MAN TGX. São bem bonitos.

  • Savio 20/12/2014 00:42

    Man e Volkswagen Caminhões e Ônibus são uma junção sendo assim são as mesmas. Porem cada uma atua com sua linha de produto a Vw preserva sua linha de caminhões adicionando o Man TGX, e a familia Volkbus que no momento atua sozinha na marca Man aqui no Brasil. Acredito que com a preservação da marca ou linha deve ser pela confiança pois assim confirma sua marca antiga no mercado, acredito que os ônibus Man não virão para o Brasil e acredito que a linha Volksbus vai ser ampliada para atender o mercado, principalmente no setor rodoviário onde a mesma está "ausente"...

  • Claiton 20/12/2014 00:45

    Bus Harrison
    A MAN AG comprou a VW Caminhões e Ônibus do Brasil.

    Quando a MAN comprou a VW, a idéia foi manter a MAN como uma marca Premium e a VWCO como uma marca mais popular.

  • Alexandre 20/12/2014 00:51

    Claiton Reis

    Sim, exatamente! Chegou ao ponto em que quero chegar... Falta uma linha rodoviária para o grupo da VW, sendo que este mercado é dominado pelas três que nem preciso falar aqui. E justamente
    é aí que entraria a MAN. Se ela é uma empresa com produtos de mais qualidade (em tese) que os da VW, seria uma grande chance ela investir agora em chassis para rodoviários, aproveotando a fama que já conquistou aqui com esse (relativamente) pouco tempo em que esteve aqui...

    Hehehe depois desse texto me sinto um manjador em administração huahsusha

  • Wilson 20/12/2014 01:07

    Bom vamos lá..!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rs..!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mercado nacional é conservador. Montadoras ou fabricantes de ônibus aqui vão sofrer muito, mas muito mesmo porque os grandes grupos administrativos como eu disse não gostam de aventuras, alguém se lembra do inicio da IRIZAR AQUI NO BRASIL ? POIS É HOJE A IRIZAR ESTA SOLIDA MAIS SOFREU MUITO, E A NEOBUS É APADRINHADA , MASCARELLO NÃO SE FIXA ENTRE OS GRANDES GRUPOS OU GRANDES EMPRESAS DE ÔNIBUS.
    TODOS NÓS SABEMOS DA FORÇA DA MARCOPOLO NO MERCADO NACIONAL, SABEMOS SEU MARKETING, VENDA, PÓS VENDA, ASSISTÊNCIA TÉCNICA , E O MAIS INTERESSANTE A VALORIZAÇÃO DE UM ÔNIBUS MARCOPOLO NA REVENDA APÓS 6 OU 7 ANOS DE USO.,
    ESTRANGEIRAS AQUI, TERÃO QUE SEGUIR O MESMO CAMINHO DA MARCOPOLO, E MONTAR UMA ESTRUTURA ENORME DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO COM FABRICANTES NACIONAIS E UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL, CASO CONTRARIO CORRE RISCOS DE NÃO SE FIXAR NO MERCADO... E TODOS NÓS SABEMOS E TEMOS CONHECIMENTOS E EXEMPLOS AQUI NO BRASIL.

  • Alexandre 20/12/2014 01:12

    Wilson Vitorio

    Pois é amigo, falou tudo! O interessante e não confiarem em marcas não tão vendidas, como a própria Masca, a COMIL, a NEOBUS... Aqui mesmo em Campo Grande 90% da frota é MBB, e uns 70% é Marcopolo, o resto é Busscar, que provavelmente será substituído por mais Marcopolo...

  • Claiton 20/12/2014 02:00

    Alexandre Coelho
    Só que agora não existe mais VWCO, agora é tudo MAN Latin América.

    Os produtos VW fazem parte do portifólio da MAN-LA.

  • Claiton 20/12/2014 02:51

    Wilson Vitorio
    É por isso que a MAN quando chegou quis criar uma associação com a marca VW. Exatamente por conta da popularidade da VW no Brasil.

  • Marcio 20/12/2014 03:13

    Wilson Vitorio
    Alexandre Coelho
    Com certeza o peso da Marcopolo da vida conta muito, idependente de seus concorrentes terem produtos de otima qualidade a cultura do frotista brasileiro em ser conservador dificulta mais ainda o crescimento no mercado,

  • Wendell 20/12/2014 11:38

    So que não adianta montar uma estratégia já querendo derrubar a líder que é a Mercedes, tem que começar devagar,por isso que não dá muito certo outras montadoras vir para cá, como foi falado o mercado é conservador, os grupos já acostumaram com Mercedes,Scania e Volvo,então eu acho que quem quer entrar aqui tem que mirar na que vende menos e não na que vende mais, um exemplo é a Iveco.

  • Wendel 20/12/2014 13:24

    Marcio V Boas
    exato . frotista brasileiro e conservador e digo mais , personalista .como as empresas normalmente pertence a um unico dono ,eles tem opinioes firmes em relaçao as marcas do mercado .

  • Leonardo Bruno 20/12/2014 13:45

    Aqui no Brasil, MAN e VW são a mesma coisa, o que no caso, está realmente faltando, é o desenvolvimento de um chassi mais pesado para a linha rodoviária da Volkswagen para ser encarroçada em DD's e LD's, algo do tipo 480 cavalos como mostra na foto...

    No segmento urbano, um chassi de piso baixo total também seria bem-vindo, pois na Europa, a MAN já trabalha com este tipo de chassi há muito tempo... Mas, enquanto isso, continuamos com os caminhônibus dianteiros mesmo...

  • Claiton 20/12/2014 16:08

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Se ela ainda não tem um chassi de 360 cv que o básico de todas elas, pensar em um chassi de 480 cv é exagero para o mercado brasileiro. Até pq os caminhões VW tem máximo de 420 cv e o MAN TGX vendido aqui tem 440 cv.

    Acho que pra começar, o ideal seria um chassi de 360 cv, 380 cv e outro de 400 cv ou 420 cv. Para DD e LD estão bom demais.

    As fabricantes aqui seguem a demanda do mercado. Elas não vão lançar um chassi que não venda, só pra dizer que tem. Por isso que todas elas tem seus cabritos como carro-chefe de seus portifólios.

    Aí eu pergunto: pra quê um piso-baixo total se malmente se vende o low-entry que ela já fabrica aqui?.

    A VW fez o dever de casa direitnho. Viu onde a MB falhava e o qual produto dela o mercado absorvia mais:o cabrito. Então ela lançou o cabrito mais avançado que o da MB na época. Depois lançou o chassi de motor traseiro mais avançado que o OH-1621L/LE da MB e depois lançou o micro.

    Assim, nos segmentos de maior participação de mercado, ela tinha um representante. Com isso ela foi ganhando mais espaço.

  • Alexandre 20/12/2014 16:14

    Claiton Reis

    Sim, mas é absoluta questão de marketing um chassi de 480 cavalos no Brasil. Impõe respeito. É como o Koenigsegg 14:14. É um hiperesportivo sueco, que tem 1400 kg de massa em ordem de marcha e 1400 cavalos de potência. Pra quê? Pra nada. Mas é lindo de se ver, se pensar, e se dirigir (dentro dos limites de valocidade - ou não rsrsrs). Uma marca dessa não tem muita lucratividade com modelos "fora do comum", mas no mínimo é vista a marca como referência depois do lançamento de um modelo dessa espécie.

  • Alexandre 20/12/2014 16:23

    Claiton Reis

    E, inclusive, a MAN já anunciou uma maior gama de veículos e motores até 2016. Deverão chegar TGL, CLA, TGS e, quem sabe, com motores Euro6 fabrocados no Brasil, rs. De qualquer forma, creio que ela não ficará pra trás das concorrentes e ampliará a gama também de chassis de ônibus aqui no Brasil, com rodoviários, piso baixo, traseiros e dianteiros.

  • Claiton 20/12/2014 18:48

    Alexandre Coelho
    O que impõe respeito é um consumo de diesel baixo, baixa manutenção, custo de manutenão baixo, maior valor de revenda, etc. Isso sim é um bom marketing.

    Empresário não liga pra esse negócio de potência não.

    Isso vale para carros esportivos, carros de F-1 e no esporte a motor em geral. Para veículos comerciais, o torque é até mais importante que a potência.

    No Brasil, estão discutindo ainda quando vai ser implantado a Euro 6. E a previsão é para 2020.

  • Alexandre 20/12/2014 19:03

    Claiton Reis

    Não sei se você entendeu. Falei de modelos "fora do comum". É óbvio que não vão colocar um 26.480 tão facilmente pra linha, e é obvio que ele não venderia como água aqui no Brasil, da mesma forma que um 14:14 não seria um carro de polícia no Brasil (talvez em Dubai, mas não no Brasil, e isso não é uma ironia). A Volvo mesmo produz motores de 450 cavalos aqui. Eles são os mais vendidos da marca? Não. Mas só a fama gerada já rende boas críticas perante a marca no Brasil. Se esse motor de 480 cavalos da MAN tiver qualidade e preço razoáveis, por que não?

  • Claiton 20/12/2014 20:11

    Alexandre Coelho
    Eu entendi. Carros esportivos tem alta potência pq o objetivo é serem rápidos e velozes. Mas, isso não se apliaca a veículos comerciais.

    A fama da Volvo não é por ter um chassi de 450 cv, mas, por seus produtos serem robustos e seguros. E por seu pós-venda que é ruim, infelizmente, mas, que ela vem trabalhando para melhorar.

    A própria VW fez um enorme sucesso com seu Titan que tinha apenas 303 cv, enquanto MB, Scania e Volvo tinha caminhões bem mais potentes.

    Acredito que ela comece pela faixa mais vendida que é de 360 , 400 cv. Aí depois quem sabe, ela lance um chassi mais potente.

  • Alexandre 20/12/2014 20:19

    Claiton Reis

    Bom... Com todo o respeito mesmo... Acho meio vazio discutir os planos comerciais assim, até porque os verdadeiros entendedores de logística e administração travalham em grandes empresas, como inclusive a MAN rsrsrs

    Acho que é interessante começar "por baixo" sim, mas só digo que "dá uma ajudada" ter o mais potente motor do Brasil. É o mesmo caso da Volvo, que citei... A fama dela não é feita pelos maiores motores de caminhões do mundo (VNL 780 e FH16 750) e de chassis de ônibus no Brasil (B450R), mas só acho que é um atributo à mais para estabelecer confiança à marca, ou seja, "dá uma ajudadinha". O TITAN, o MB 1620 (Atron), e outros, ganharam sucesso pelo baixo custo de manutenção e de peças, mas acho que isso não tira o grande "tabu" que Volvo e Scania criaram mo mundo pelos tão sonháveis FH750 e R730

  • Claiton 20/12/2014 20:41

    Alexandre Coelho
    Basta ver o histórico da VW e do mercado de uma maneira geral que é fácil entender.

    Por incrível que pareça, ter um motor mais potente, não ajuda na confiança da amrca, pq para empresários de ônibus não é isso que conta.

    Para as empresas existem outros atributos mais importantes para elas que vão além da potência.

    A Scania e a Volvo sempre brigaram pelo caminhão mais potente. Mais até como "orgulho" de vencer a conterrânea nssa corrida do que qualquer outra coisa.

  • Alexandre 20/12/2014 21:31

    Claiton Reis

    Sim sim amigo kkk

    Ainda que pareça que eu esteja falando A e você Z, eu digo justamente o quê você está falando rsrsrs. É justamente dessa "corrida pela fama de maior motor e/ou mais potente" que falo. E, inclusive, a MAN também faz parte, e a Renault Trucks e a Mercedes-Benz já fizeram... O TGX tem um motor V8 de 680 cavalos, o Magnum já foi o maior motor do mundo em 2003, com, se não me engano, 530 cavalos, e o Actros tbm fez parte com o MP2, em sua configuração de 520 cavalos.

  • Claiton 20/12/2014 22:40

    Alexandre Coelho
    Rsrsrsrs, mas aíe é que tá, isso aí é mais uma birra entre as duas suecas do que uma necessidade de ter fama por um veículo mais potente. Embora as revistas façam a festa com isso, rsrs.

    Eu venho acompanhando isso há muito tempo. Na Europa, as necessidades são outras, as caracterísiticas das cargas e do transporte são outros. Os caminhões tem ficado mais potentes, por que as cargas estão ficando mais pesadas e precisam ser transportadas em menos viagens para gerar maiores lucros.

    O TGX de 680 cv mesmo, foi contemporâneo do R-730, do FH-700 e do Actros SLT de 653 cv.

    Só que eles são caminhões de nicho, ou seja, são veículos que necessitam ter maior potência, não pela fama, mas por necessidade mesmo, já que eles são usados para transportar cargas indivísiveis com peso muito elevado.

    Aqui no Brasil, a MB tem o Actros SLT tem 598 cv com capacidade máxima de tração de 500 ton. A Scania tem o R-620 e a Volvo o FH-750 . Assim, ele necessita de um motor com bastante torque e potência para conseguir puxar uma carga com um peso desse.

    http://flatoutcombr.c.pre...ior-motor-1.jpg

    Na época que a MB tinha o caminhão mais potente do mundo, nem era o Actros ainda,. Foi em 1986 com um V8 de 440 cv. Essa potência era suficiente para tracionar as cargas da época.

    Atualmente isso tem mudado um pouco. A MAN substituiu seu V8 de 680 cv por um 6 cilindros em linhha de 640 cv Euro 6. A MB trocou seu V8 de 653 cv por um 6 cilindrois de 630 cv tbm Euro 6. A DAF e a Renault fizeram o mesmo.

    Isso vem acontecendo pq as normas de emissão de poluentes na Europa tem ficado cada vez mais rígida e os motores tem ficado mais eficientes.

  • Claiton 20/12/2014 23:01

    Alexandre Coelho
    Tem um histórico aqui:

    http://carroonline.terra....do-mundo/?rlabs

  • Alexandre 20/12/2014 23:18

    Claiton Reis

    Mas essa birra das duas é pela fama né cara, justamente pra uma esfregar na cara da outra o mérito hsuahuashuasha

    E sim, claro que tudo isso tem um fundo de necessidade. Pra você levar peças de turbinas para montá-las numa usina hidrelétrica, como houve aqui em Itaipú, obviamente não vão por unicamente em trens as cargas, pois o Brasil não tem uma malha ferroviária tão abrangente, portanto pelo menos alguma parte têm de ser levada por algum outro transporte, que passe na terra e no asfalto, sem um trajeto previamente definido, e que, literalmente, aguente peso pra caramba. E aí é que entra os hiperpesados, como o FH750, o R730, e assim por diante.

    E, só aproveitando o assunto, o DAF antes tinha um motor de 510 cavalos Euro 6, e, com a nova regulamentação Euro 6, rende... 510 cavalos! huahuahua, diferença nem há praticamente.

    A Volvo só fez um motor Euro 6 até agora, de 460 horsepowers... Resta saber se o rendimento e a eficiência da linha, e, principalmente, do FH16 750, cairão quando passar para a norma Euro 6... Tomara que não, mas...

    Bem, nem sei como o assunto foi chegar em caminhões e afins, só gostaria de resumir aqui que acho importante sim a MAN investir num chassi de 480 cavalos, e, ainda que hajam mais motivos para comprá-lo, a MAN pode muito bem aproveitar um possível lançamento desse chassi para usar ele como um belo marketing da empresa. Causaria, na minha opinião, pelo menos menos desconfiança e mais respeito à marca por parte do comprador saber que a MAN produz "o motor mais potente para ônibus rodoviários do mundo" Brasil.

  • Claiton 21/12/2014 00:12

    Alexandre Coelho
    É que isso se resume as duas por serem conterrâneas, rsrs. Aí uma não quer ficar atrás da outra. Lembra dos pôneis malditos da Nissan com relação á Hilux?, rsrsrs.

    Pra que investir num chassi de 480 cv , mais caro e com menor número de vendas se a faixa que mais vende é a de 360 cv e 400 cv?.

    Não é o fato de ter uma potência maior que daria mais confiança ao empresário. O que dá confiança ao empresário é o pós-venda, número de revendas, etc..

    Um exemplo recente:a Iveco está entrando no mercado de ônibus com um...cabrito de...280 cv, ao invés de começar com os Eurorider de 380 cv e 420 cv.

    Outro exemplo: a MB grudou nos 360 cv enquanto Scania e Volvo trabalhavam com 380 cv e 420 cv e nem por isso a MB tinha menos confiança do mercado que suas concorrentes. Muito pelo contrário.

    O que eu tô tentando te dizer é que ter um motor mais potente não é sinônimo de confiança e respeito a marca nenhuma, pq não é isso que vende.

    Quando o empresário vai comprar um chassi, ele procura baixo custo operacional, baixo custo de manutenção, desempenho, maior economia de diesel, melhor condição da venda, maior disponibilidade de peças de reposição, menor custo de aquisição e maior valor de revenda.

    A potência é apenas um detalhe. Até pq as empresas tem controle sobre a velocidade permitida nas estradas.

    Os chassis mais potentes do mundo são o B-13 R com 500 cv e o Setra S-431 DT com motor V8 OM-502LA de 503 cv.

    Até mais.

  • Alexandre 21/12/2014 00:59

    Claiton Reis

    Sim sim eu sei rs

    Inclusive, mesmo com a propaganda, a Drontier nunca conseguiu bater a Hilux em vendas, e o pônei mandito na história é ela, que tem 170 cavalos que precisam de uma rotação hardcore pra serem desenvolvidos, sem falar em outros detalhes... Mas ok, aqui é Ônibus Brasil e não Camionete Brasil rsrsrs

    Eu concordo com vc que potência não decide uma compra de um ônibus, só falo que seria um marketing à mais pra marca no Brasil.

  • Alexandre 21/12/2014 01:16

    Frontier* maldito*

  • Claiton 21/12/2014 01:30

    Alexandre Coelho
    Eu entendi quando vc diz que seria um marketing, mas, no caso de ônibus e caminhões, ter a maior potência é a última na lista de prioridades. Vou lhe dar dois exemplos:

    - A MAN quando chegou aqui, trouxe o TGX de 440 cv. Se ela fosse por esse prisma que vc defende, ela traria o de 680 cv.

    - A GMC pode lançar aqui um chassi de 1000 cv que ela não vai vender um, por ter descontinuado a linha de caminhões deixando seus clientes sem peças de reposição. Isso pq ela chegou a ter 6% do mercado. Muitos proprietários de caminhões GMC tiveram que trocar os motores originas Caterpillar por MWM ou Cummins para não ficar no prejuízo.

    Gostaria de cumprimentá-lo pelo nível do debate coisa rara por aqui. Abraço.

  • Alexandre 21/12/2014 02:13

    Claiton Reis

    Obrigado amigo, e tbm te agradeço por argumentar de forma boa, que aqui no OB é rara mesmo, infelizmente...

    No caso da GMC eu concordo totalmente com vc, sério mesmo. Mas existem outras marcas que fizeram besteira antigamente e voltaram com mais força. Exemplos simples são Iveco (que depois das fracassadas primeiras edições do Stralis volta com tudo com o mais novo Stralis e com o Stralis Hy-Way), Ford e a própria VW, até virar MAN-LA. Todas elas chegaram com, além de modelos com baixa potência, modelos competitivos, em geral, com as maiores demandas do mercado brasileiro. Ok, ok... Ford e VW só 420 cavalos, mas acho que tá bom demais para uma marca "secundária", até porque senão roubaria clientes da MAN.

  • Marcio 21/12/2014 02:26

    Wendel Cerutti
    Isso mesmo, e o lobby das grandes motadoras em cima dos grandres frotista e enorme. Ou sera que a Scania vai querer um Gontigo da para algum chassi novo no mercado nunca!!! So para citar um exemplo

  • Marcio 21/12/2014 03:15

    Alexandre Coelho
    Claiton Reis
    Mais uma boa discussao, com argumentos tecnicos e racionais, mais uma vez nosso hobby so tem a ganhar, sao poucos aqui com um conhecimento profundo na area de transportes, e isso tambem nao e exigencia para expressarmos nossa opiniao, mas a unica regra e o respeito, que muitas vezes falta a alguns, se chassi A,B,C... e bom ou ruim, deixemos isso para o mercado, para nos resta aprender( pelo menos de minha parte rsrs) um pouco mais com topicos como esse aqui.
    Abracos!

  • Claiton 21/12/2014 03:22

    Alexandre Coelho
    Obrigado. No caso da Iveco, no retorno ela se "distanciou" da Fiat, ou seja, veio como marca independente e montou logo uma fábrica. isso é o que dá segurança ao frotista.

    No caso do Stralis NR, é o mesmo modelo anterior, só que reestilizado e com motores Euro 5. O Strallis Hi Way sim é novo, é um modelo premium para concorrer com o Actros, Scania Highline e FH Globtrotter.

    A Ford é uma marca que dormiu no ponto, tanto no segmento de caminhões quanto no de ônibus. Os Cargo 2042 e o 2842 chegaram atrasados e se tornaram uma "mosca branca" no mercado.

    Já os Constellation fazem um enorme sucesso., embora alguns caminhoneiros estejam trocando o motor deles pelo do Axor, Strallis e até Volvo. Acho até que por isso, a VW tenha lançado a versão com 420 cv.

    A VW não rouba cliente da MAN não, por serem de segmentos diferentes. A MAN concorre na faixa de caminhões premium e a VW num segmento abaixo.

  • Claiton 21/12/2014 03:24

    Marcio V Boas
    Obrigado Márcio. Pra mim, deveria ser sempre assim, mas, infelizmente nem sempre acontece. Um dia a gente chega lá.

    Abraço.

  • Leonardo Bruno 21/12/2014 03:34

    Claiton Reis
    Realmente não se vende muito piso baixo por aqui, mas falo por São Paulo capital, onde a aquisição deste tipo de ônibus ainda é bem grande!

    Você está certo, 480cv já seria um exagero, poderia ser um 400hp, mas o de 480 também poderia existir, para fazer frente com os extra pesados da Volvo e Scania, não acha ?

  • Leonardo Bruno 21/12/2014 03:42

    Claiton Reis
    Estou acompanhando agora a discussão, e até concordo que maior potência não faz frente a mercado, mas sempre tem alguma empresa que vai adquirir um chassi mais pesado do que os tradicionais de 380 e 400 cv, geralmente empresas de turismo... E esses de 480 cv seriam apenas mais uma opção no mercado, apenas isso...

  • Alexandre 21/12/2014 13:01

    Claiton Reis

  • Alexandre 21/12/2014 13:07

    Leonardo Bruno Mello dos Santos

    Exatamente isso que acho... Não vejo como algo muito distante a comercialização de um motor de 480 cavalos aqui no Brasil.

    Claiton Reis

    Na verdade o Stralis veio por causa da chegada dos novos DAF XF, Actros MP4 e Scania Streamline da Europa. É sim um caminhão topo de linha mas acho que é superior (em termos de mercado) à linha R da Scania.

    Eu digo que a VW roubaria clientes MAN se fizesse motores maiores tanto de ônibus quanto de caminhão, e é aí nos "buracos" em que a VW não entra por ser uma marca muito "básica" que a MAN poderia entrar.

  • Wendell 21/12/2014 13:16

    Eu disse uma vez numa foto de um Ônibus da MAN, se ela quiser ser uma boa concorrente,ela tem que lançar um motor de 360,380 cv, nao adianta lançar esse motor no Brasil,nem o B450R e nem K440 consegue exercer toda a potência deles na estradas brasileiras,que dira esse,então é lançar na faixa dos 360 cavalos

  • Claiton 21/12/2014 15:13

    Alexandre Coelho
    Na verdade, o Strallis e agora Stralis NR veio antes pra concorrer com Axor, Constellation, etc.. O Strallis Hi-Way está acima do NR tem como concorrentes o Actros, o Volvo FH, a Highline e Streamline da Scania e agora o DAF XF.

    A intenção da VW é essa mesmo,, ter uma linha de produtos básicos e com preços mensores e deixar a MAN com produtos mais sofisticados e caros. Por isso, eles não concorrem entre si e tem clientes definidos.

  • Alexandre 21/12/2014 16:37

    Claiton Reis

    Sim sim.. Quando disse que o Stralis veio por causa da chegada dos novos DAF XF, Actros MP4 e Scania Streamline da Europa quis dizer justamente do Hy-Way, me expressei errado rsrsrs

    Só uma questão... O Volvo FM seria concorrente direto de qual caminhão, já que só tem uma versão de 370 cavalos e nem cabine Globetrotter (e muito menos Globetrotter XL) ele tem? Ele é uma ovelha negra da linha da Volvo, acho que vende muito pouco. Talvez se justifique pelo preço de manutenção e peças à lá Volvo, de qualquer forma... Que diabos faz o FM no mercado? huashusahu

  • João Guilherme 21/12/2014 17:53

    O Volvo FM é muito popular entre canavieiros e transportadoras onde é necessário uma cabine baixa, a diferença está praticamente só na altura.

  • Claiton 21/12/2014 18:01

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Um low-floor aqui seria mais caro que o low-entry que perto do padron de piso alto vende bem menos.

    As fabricantes só crescem o olho em cima da fatia maior do bolo. A fatia menos elas não se preocupam num primeiro momento até que a demanda em cima dessa fatia aumente.

    Um exemplo atual é o padron de 15 m que só a Scania vende. No entanto, tanto a MAN, quanto a MB e a Volvo tem seus modelos de 15 m na Europa, mas, não vendem aqui no Brasil, pq é uma fatia pequena. Elas preferem vender seus padron 4X2, que a Scania vende pouquíssimo, do que ter que investir em chassi de 15m pra vender pouco.

    Com relação aos 480 cv, acho que num primeiro momento, ela deveria investir num de 360 cv e na faixa intermediária de 400 cv visando as empresas de linhas regulares que compram 40, 60 carros de uma só vez. As empresas de turismo compram carros mais potentes, realmente, porém, compram 1 ou 2 carros por vezs.

    A Gontijo por exemplo, comprava K-420. Quando entrou o Euro 5, ela passou a comprar o K-400, ao invés do K-440.

  • Claiton 21/12/2014 18:13

    Alexandre Coelho
    O FM é concorrente do Axor tbm. Já o FH é concorrente do Actros.

    Além do setor canavieiro citado pelo JG, ele é muito usado na versão 6X4 fora-de-estrada com o nome de FMX.

    O FM 2015 está saindo com um motor de 380 cv, além do de 370 cv. Já o FMX vai de 370 cv aos 540 cv.

  • Jose Carlos 21/12/2014 18:23

    tah bom para vocês, que jaja a MAN vai lançar o chassi rodoviário dela trucado. e o proximo a vim para linha volksbus ´é o 18.350OT

    Segue os dois trucados dela descendo para encarroçamento no sul

    http://litoralbus.blogspo...i-volksbus.html

  • Gabriel 21/12/2014 18:24

    Claiton Reis
    A Gontijo por exemplo, comprava K-420. Quando entrou o Euro 5, ela passou a comprar o K-400, ao invés do K-440.
    Isso porque o K400 possui 2100 Nm e o K420 2000 Nm de torque. Ou seja, apesar da diferença de 20cv, o torque do K400 é maior. Pelo que sei ficaram com o K400 porque o consumo do K440 foi maior.

  • Leonardo Bruno 21/12/2014 18:26

    Claiton Reis
    Alexandre Coelho
    Exatamente meu caro! Até por tudo isso mesmo que você citou, que não vejo tanto problema assim de se manter uma opção de chassi mais potente no mercado, com 480cv, tipo, é como se fosse comparando por alto, um serviço seletivo contra um serviço urbano, sendo um mais caro que o outro, quem pode pagar vai e quem não tem condições, vai no mais barato mesmo, entende ?

    Mas por outro lado, tem o lance de que nossas estradas não suportam tanto um chassi tão pesado assim, porém em certos locais como serras e aclives muito acentuados, um chassi mais potente com maior torque cumpre bem o seu papel...


  • Leonardo Bruno 21/12/2014 18:31

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    350hp ainda acho relativamente pouco, a VW/MAN poderia ousar mais com um de 370hp em diante, mas, legal ver estas informações de um novo chassi trucado da companhia!

  • Claiton 21/12/2014 18:43

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Os chassis mais potentes vendem pouco. A fatia maior do bolo é na faixa de 360 cv e 400 cv. Além disso, tem a questão do consumo, por isso que as duas versões menos potentes vendem mais.

    Então, porque investir numa versão mais cara, que consome mais e que vende menos?.

    Veja as compras atuais, a grande maioria na faixa de 360 cv e de 400 cv.

    Quanto as estradas, os chassis mais potentes rodam normalmente. Por que não?. Lembrem-se que as velocidades são limitadas, principalmente nas empresas de linhas regulares e depois dos últimos acidentes nas estradas.

    Gabriel Freitas Andrade
    Olha Gabriel, acredito que tenha sido mais pelo menor consumo do que pelo maior torque, rs. A palavra economia é um mantra para as empresas atualmente.

  • Claiton 21/12/2014 18:44

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Pouco?, o O-500 RS tem 354 cv e vende mais que água no deserto.

  • Claiton 21/12/2014 18:46

    Jose Carlos do Espirito Santo Junior
    Onde tem essa informação que esse chassi teria 350 cv?.

  • Jose Carlos 21/12/2014 19:08

    Claiton Reis
    o proximo rodoviário da vw a ser lançado vai ter 350 cv,agora esses trucados que estão para vir, eu não sei precisar a potencia,mas os motores são MAN.

  • Alexandre 21/12/2014 19:36

    Claiton Reis

    Primeiramente obrigado pelas informações sobre o FM. Ele é de um nicho muito específico, e que eu saiba ele faz as curvas com um ângulo de giro excelentr também... O problema que acho é o motor, com seus relativamente poucos 370cv, mas são outros 500 rsrsrs

    Quanto ao bus, vc fala que a maior parte do mercado prefere chassis de 350 à 400 cavalos... Porém eu estou falando de nichos específicos de mercado. É como o caso já citado do FH16 750. Ninguém é louco de comprar para, por exemplo, carregar pães para a mercearia da esquina. Mas uma fábrica de locomotivas necessitaria de um caminhão desse porte para levar as peças para a montagem no trilho ou na garagem, por exemplo, da ALL. É óbvio que o chassi de 480 cavalos, se vendesse, não iria ser o mais vendido da MAN no Brasil (à não ser que ela só venda ele, o que seria praticamente impossível hauhsusa), mas atenderia à demanda de empresas de turismo de serra, dentre outros muitos exemplos, pela maior força em baixas rotações.

  • Alexandre 21/12/2014 19:39

    Leonardo Bruno Mello dos Santos

    É outro caso em que se deve pensar no bom-senso do comprador na escolha de qual modelo de chassi comprar para a frota. Provavelmente não colocariam um chassi de muita potência e muito peso para rodar em lugares onde o asfalto é de baixa qualidade, até mesmo para não danificar o carro.

  • Claiton 21/12/2014 20:15

    Alexandre Coelho
    O segmento de ônibus é diferente. Aqui mesmo no OB tem um 17.280 com eixo de apoio adaptado e Roma 350 em cima. Talvez num segundo momento havendo demanda.

    A própria MB ficou anos estacionada nos 360 cv. Quando lançou seu chassi de 422 cv, ninguém comprou. Só agora é que lançou um chassi com 408 cv.

    Esses caminhões com alta potência são específicos para cargas indiviísveis como a gente havia conversado antes. Tanto que eles nem são fabricados aqui, são importados de suas matrizes.

    O FM cumpre seu papel com os 370 cv nas opções 4X2 e 6X2.

    Não há relação entre potência e peso do chassi, até pq todas as empresas tem que obedecer o peso máximo em cada eixo por conta da Lei da Balança.

  • Wendell 21/12/2014 20:49

    Claiton Reis
    Enfim o assunto chega a um ponto específico rsrs os 360 cv, o RS vende igual água como você citou, e o RSD tem 354 cv e carrega um DD, então como você disse os carros mais potentes não vendem muito, eu vejo mais B420R e B380R por ai do que B450R, e o RSD 2741 pelo histórico que tem parece q nao vendera muito(so acho,o mercado muda) porém é válido lembrar que pro Brasil ta bom isso!

  • Claiton 21/12/2014 20:58

    Wendell Santos
    É o que eu pesno tbm. Como vc disse, o mercado muda, mas, por enquanto acho que essa faixa de 360 a 410 cv vai continuar reinando ainda por muito tempo.

  • Wendell 21/12/2014 21:02

    Claiton Reis
    É verdade, há um tempo atrás circulou uma foto de um G7 1800 sobre um K360, aqui por contas das estradas não aguenta um motor tão potente, como esta sendo citado aqui na conversa se a volks vai lançar um de 350 cv então nota-se que acima de 420 cv ainda nao é o forte pro Brasil!

  • Claiton 21/12/2014 21:12

    Wendell Santos
    Agora Wendell, eu discordo disso que as estradas não aguentam, pq não há relação entre a potência e o peso do chassi.

    Tanto faz um LD de 360 cv quanto um LD de 440 cv, o peso é o mesmo.

  • Alexandre 21/12/2014 21:28

    Claiton Reis
    Wendell Santos

    Pessoal, eu tbm acho que os motores de potência mediana vendem mais que os "fortões" de mais de 400 cavalos, isso é natural em todos os mercados mundiais, proporcionalmente à cada um. Só que não vrjo problema nenhum na comercialização de um chassi de motorização alta da MAN. Se vão comprar, ou se vai vender como água, não sei. Mas por que não, rs?

  • Alexandre 21/12/2014 21:28

    Vejo*

  • João Guilherme 21/12/2014 21:37

    Na realidade o que rege a compra do empresariado são alguns pilares básicos, como consumo em primeiro lugar, custo de manutenção, valor de revenda e valor de revenda da carroceria. Veja a Santa Cruz, quando a Scania passou a ser mais atrativa no quesito consumo e manutenção a empresa passou a intensificar compras da marca, antes predominante MBB, qualquer coisa "exótica" não vai agradar, vide os carros chineses, podem até agradar num primeiro momento, mas a médio prazo viram um mico.

  • João Guilherme 21/12/2014 21:40

    Empresas de grande porte tem idade média baixa e na hora da compra da frota tem que pensar na liquidez dessa frota, a frota usada não pode perder muito valor nem demorar muito para ser vendida. Portanto, o "tradicional" nunca vai perder espaço.

  • Claiton 21/12/2014 21:42

    Alexandre Coelho
    Veja bem Alexandre, eu tbm não vejo nenhum problema a MAN ter um chassi de 480 cv. O que eu estou tentando dizer é que as fabricantes não investem em produtos que vendem pouco. Elas preferem investir num chassi menos potente e vender mais, já que é a maior fatia do mercado. Sacou?.

  • Gabriel 21/12/2014 21:44

    Claiton Reis
    Olha Gabriel, acredito que tenha sido mais pelo menor consumo do que pelo maior torque, rs. A palavra economia é um mantra para as empresas atualmente.
    Exatamente. Não disse que o motivo da compra foi o torque, disse apenas que o K400 não era mais fraco que o K420. Só me expressei mal. Enfim, foi a economia mesmo, como eu havia dito.

  • Claiton 21/12/2014 21:46

    João Guilherme Lopes
    Pois é...as fabricantes pensam nisso tbm. Ah, mas a Volvo tem e a Scania tbm tem. Sim, elas tem, porém, elas não chegaram agora no mercado e os produtos mais potentes delas, são apenas evoluções dos produtos anteriores e não produtos inéditos.

  • Alexandre 21/12/2014 21:47

    Claiton Reis

    Sempre tem alguma empresa pra comprar 480 cavalos, do mesmo jeito que tem maluco que compra B350R hahaha

  • Alexandre 21/12/2014 21:47

    B450R*

  • Claiton 21/12/2014 21:47

    Gabriel Freitas Andrade
    Ah sim, entendi.

  • Alexandre 21/12/2014 21:48

    A MAN poderia trazer esse chassi como importado, só como teste do mercado. Se a resposta das vendas for positiva, não vejo problemas em manter ele em linha aqui por algum tempo.

  • Claiton 21/12/2014 21:51

    Alexandre Coelho
    Sim realmente tem, mas, eles são as exceções.

  • Claiton 21/12/2014 21:54

    Alexandre Coelho
    Seria muito caro, com os impostos de importação altos como os daqui...na minha opinião seria inviável ele importado.

    Esse pais inviabiliza qualquer ação desse tipo, infelizmente.

    Sem falar que ele importado, não poderia ser financiado pelo FINAME que exige que o veículo tenha pelo menos 60% dele nacionalizado.

  • Alexandre 21/12/2014 22:00

    Claiton Reis

    Olha amigo, essa é uma suposição. Se nós formos realistas também sempre teremos as três gigantes de chassis no Brasil, sempre com os mesmos modelos e com a mesma qualidade. Não custa sonhar, não é à toa que gostamos tanto quando uma empresa compra uma carroceria e/ou chassi diferenciados rsrsrs

    Claro, se analizarmos as condições econômicas atuais do Brasil é inviável até mesmo a chegada da MAN na produção de chassis no Brasil, ainda mais depois da crise feia que tá na Petrobras, depois dos escândalos de corrupção denunciados...

  • Leonardo Bruno 21/12/2014 22:00

    Claiton Reis
    Os 360 vendem como água porquê é Mercedes-Benz né ? rsrsrs! Poderia ser o chassi de 310hp apenas que venderia a rodo, kkk! A confiança da estrela vale tudo, mesmo eu não sendo tão fã de sua linha rodoviária...

    Alexandre Coelho
    Pois é, concordo!

  • Alexandre 21/12/2014 22:04

    Leonardo Bruno Mello dos Santos

    Ah sim... Pior que é um baita fator. Só por ter a estrela o produto já é super valorizado e superestimado.

  • Rogerio 21/12/2014 22:16

    Irizar e MAN, só assim para podermos ter tecnologia e conforto, pois hoje em dia todo mundo se rende a um Marcopolo G7 e também para chassis dianteiros!!!

  • Leonardo Bruno 21/12/2014 22:17

    Alexandre Coelho
    Sim sim! A estrela de uma certa forma intimida, hehehe!!!

  • Claiton 21/12/2014 22:20

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Não é pq é a MB não. Olhe quantos K-360 e quantos B-380 R vendem em relação aos seus pares mais fortes?.

    Alexandre Coelho
    Aí é que está a diferença, produzido aqui é outra coisa. O veículo produzido aqui tem mais linhas de crédito e pode ser financiado pelo FINAME por exemplo.

    Poucas empresas compram ônibus a vista,. Até onde eu sei, as empresas compram chassis e carrocerias financiados a perder de vista. Além disso, um veículo fabricado aqui passa mais segurança para o empresário, com relação ao pós-venda, a reposição de peças, etc..

    Olha o exemplo do Actros, que penou em vendas quando era importado e fez a MB correr feito doida para fabricá-lo aqui. A MAN fez o processo inverso com o TGX, passou a fabricá-lo aqui para vendê-lo.

    Só pra esclarecer, não tenho nada contra a MAN. Acho até que ela precisa trazer alguns modelos pra complementar a linha, como um articulado piso normal e piso baixo mais robusto que o 26-330 OTA e os rodoviários 4X2 e 6X2 acima de 330 cv.

    O que eu estou tentando dizer, é que para entrada na categoria de rodoviários extrapesados, o modelo de 480 cv não seria o ideal no primeiro momento, na minha opinião. Visto que essa faixa de potência é a exceção da regra.

  • João Guilherme 21/12/2014 22:26

    Acho que qualquer montadora que fizer um carro que faça mais de 3,5km/l, que o carro não fique parado mais de um dia esperando peça, com certeza vai vender.

  • Alexandre 21/12/2014 23:24

    Claiton Reis

    Eu não falo de trazer só o 26.480 pro Brasil. Ela poderia trazer a gama completa, fazendo do modelo de 480 cavalos apenas mais um chamativo da marca, sendo utilizado para transportes especiais. Mas claro, tem aquela velha questão, isso tudo se ela conseguir importar o modelo com preço competitivo, ou fábrica-lo por aqui, coisas que eu, sinceramente, duvido que acontecerão cedo.

  • Claiton 21/12/2014 23:57

    Alexandre Coelho
    Pelo que eu li numa reportagem, eles estão se ajeitando para fabricar aqui o chassi do Lion articulado com 360 cv. Em breve, chegam os chassis rodoviários 4X2 e 6X2 com potência acima de 330 cv.

    http://www.mantruck.co.kr/nhc/index/BusCatalogue_Chassis.pdf

    Observe que a caixa manual opcional dos modelos de 440 cv e 480 cv é da MB, rs.

    A importação de carros já os deixa m mais caros, mesmo vindo de países como Argentina e México, qu tem acordos comerciais. Um ônibus seria mais caro ainda.

    O ideal é fabricá-lo aqui mesmo, pq o torna mais competitivo.

  • Claiton 21/12/2014 23:59

    Alexandre Coelho
    Empresário brasileiro trabalha assim, rs:

    http://www.onibusbrasil.com/foto/2950878/

  • Marcio 22/12/2014 00:44

    Claiton Reis
    Alexandre Coelho
    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Wendell Santos[/b
    A discussao ta rendendo bons assuntos, e de praxe do frotista brasileiro ir na famosa bola de seguranca como dizem no volei ele pouco ou nunca arrisca com o novo. Um caso classico foi a Pluma com a VW e seus 18-310 OT,

  • Marcio 22/12/2014 01:20

    (concluindo) Pergunto a todos, foi um tiro no pe ter feito uma compra de tal chassi sem siquer saber qual seria seu desepenho de forca e vendas? Hoje vemos a Pluma com carros com vida media de quase 20 anos ainda na ativa.

  • Alexandre 22/12/2014 01:25

    Marcio V Boas

    Em termos de logística e administração nada disso é um tiro no pé... Mas nós, como meros busólogos, não achamos tal iniciativa boa... Se dependesse de nós, era B450R e Scania 440 cavalos pra tudo quanto é lado rsrsrs

  • Alexandre 22/12/2014 01:27

    Claiton Reis

    Pois é, esta é a realidade no Brasil. O negócio é se acostumar à essas brasileirices... Só falo que não custa sonhar rsrsrs

  • Marcio 22/12/2014 01:50

    Alexandre Coelho
    Entendi o que voce dizer, mas no caso da Pluma nao foi um risco demais fechar um negocio de mais de 100 chassis para linhas relativamente longas como as dela? E hoje infelismente
    os motores eletronicos de grande potencia estao fazendo falta a ela, como estusiasta ate admiro ver um K113 na ativa num VVzao bem conservado, mas os tempos sao outros.

  • Marcio 22/12/2014 01:54

    Alexandre Coelho
    Quiz dizer num G 5 bem conservado, meu celular ta um lixo rsrs me desculpe rs

  • Claiton 22/12/2014 01:55

    Marcio V Boas
    Alexandre Coelho
    No caso da Pluma foi bur...é, vcs entenderam. Não por culpa do chasssi, mas, por culpa da empresa mesmo que pegou o chassi certo para aplicação errada.

    Por outro lado, a VW que queria promover seu lançamento e empurrou goela abaixo da Pluma.

    O mesmo caso dos O-500 R da Cometa.

  • Marcio 22/12/2014 02:10

    Claiton Reis
    Bem lembrado dos joaninhas da Cometa.
    Alexandre Coelho

    Claiton Reis
    Como eu disse + de 100 chassis foi atitude suicida eu acho, isso de certa forma nao queimou a VW entre os frotistas de onibus rodoviario?

  • Claiton 22/12/2014 02:17

    Marcio V Boas
    Não queimou não. Quem queimou foi a Pluma, que queimou dinheiro, rsrs.

  • Marcio 22/12/2014 02:20

    Claiton Reis
    Kkkkk!!! Nao tenho duvida!!!

  • Alexandre 22/12/2014 02:26

    Marcio V Boas

    Puts galera... Na vdd to meio por fora dos rodoviários e dos "causos" que acontecem haha

    Mas é aquela velha história né... Empresário brasileiro compra o mais barato, sem escolher direito e acaba fazendo besteira mesmo

  • Claiton 22/12/2014 02:27

    Marcio V Boas
    Deveria ter comprado 70 K-380, K-420, B-12R ou O-500 RSD, ao invés de 100 OT. Garanto que estariam rodando até hoje, rs.

  • Savio 22/12/2014 02:35

    Existem uma grande evolução nos produtos principalmente de "gerações" no qual o 310 OT não foi muito aprovado pelos motoristas e empresas, mais o 320 EOT teve uma aceitação bem melhor, agora o 330 OT o pessoal está elogiando, pois perceberam a evolução do produto até hoje.

  • Claiton 22/12/2014 02:45

    Bus Harrison
    O problema é a aplicação errada do produto. No caso da Pluma, colocaram o 18.310 OT, adequado para linhas curtas, em linhas muito longas.

  • Marcio 22/12/2014 03:20

    Bus Harrison
    Isso e bom! Pena que a Pluma errou na dose e custou caro a ela.
    Claiton Reis
    Pois e!

    Alexandre Coelho
    No urbano acontece isso tambem, rsrs, cito o exemplo daqui em Pocos de Caldas, com frota na epoca que eu trabalhei nela padronizada nos OFs 1721 e VWs 16.210 CO( os melhores da frota com media exepcional conforto e baixo ruido). Ai a empresa vai e compra 10 VWs 17-240 OT com cambihidramatico ainda por cima, mas detalhe para quem nao conheca a topografia de Pocos, as ruas principalmente dos bairros aclives fortes. Imaginem a que giro trabalhavam esses motores? E consumo absurdo. Resultado adeus VW na frota, como se a culpa fosse do chassi.

  • Leonardo Bruno 22/12/2014 05:54

    Marcio V Boas
    E custou caríssimo! Mas tem empresários que se pudessem comprariam OF-1721 e faria linha longa com eles, é porquê ainda não acharam tal solução... Não vê a Novo Horizonte da Bahia o que faz com os passageiros ?

    Sobre os 17-240 da Circullare de Poços, acho que não devem ter sido bem regulados ou tiveram os motores parametrizados, pois tem ônibus com motor traseiro e câmbio automático que sobem bem aclives e serras!

    Claiton Reis
    Eu sei disso, mas que ainda assim, vende-se também bastante Volvo e Scania da faixa dos 400hp para cima, e fazendo linhas regulares inclusive!

  • Marcio 22/12/2014 07:48

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    E custou caríssimo! Mas tem empresários que se pudessem comprariam OF-1721 e faria linha longa com eles, é porquê ainda não acharam tal solução...
    KKK!!! Imagina a Cena um DD 8x2 com motor de cabrito rsrsrs! E olha que tem uns que topariam a parada!!!!

  • Marcio 22/12/2014 07:55

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Realmente os VWs 17-240 da Circullare sofreram aquela fechada na bomba pela manutenção, mas como não foi feito um pré teste no modelo antes da compra. Ponto negativo para empresa.

  • Marcio 22/12/2014 08:26

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Claiton Reis
    Bus Harrison
    Alexandre Coelho
    João Guilherme Lopes
    Wendell Santos e demais colegas.
    http://onibusbrasil.com/foto/21310/ Loucura ou criatividade do empresário brasuca?

  • Alexandre 22/12/2014 13:19

    Marcio V Boas

    Caraca, esse caso de Poços é tenso heim rsrsrs

    Mas o pior é que câmbio automatizado, ainda que seja o melhor automatizado do Brasil (que por muitos é considerado o I-Shift, por outros é o PowerShift) e por mais que tenha dupla embreagem, tem seu desepenho bem pior do que o de um câmbio manual... Muitos (quase todos) não têm sensor de aclives, fazendo com que eles não passem na faixa verde em subidas. Aí já viu... O carro perde força e é fácil por a culpa no chassi ou no motor mesmo.

    Quanto à esse ônibus aí que vc postou... Nem sei o quê dizer kkkkkkkk

  • Alexandre 22/12/2014 18:12

    Agora que vi... Nossos altos papos fizeram essa foto ser uma das mais vistas desde o dia 22 sahuhasuhsu

  • Wendell 22/12/2014 18:34

    Marcio V Boas
    Alexandre Coelho
    Essa foto ta rendendo,mas pelas empresas daqui que tem 18-310,elas nao reclamam,porem nao querem mais volks,tanto que algumas compraram K310 e O500RS, esse chassi de 350 cv que a volks vai lançar,vai bater de frente com o RS,acho que com o RSD não.
    Claiton Reis
    Quando falei dos 450 cv que nao desenvolvem toda a potencia aqui no Brasil,me refiro pelo fato de que a velocidade maxima que um onibus pode ter é 90km, 450 cv para um onibus a essa velocidade é pouco,agora se pensarmos nessa potencia para carregar peso,ai os 450 cv valem a pena,mas ai é que esta,mesmo carregado,um onibus nao carregaria o suficiente de acordo com essa potencia. Mas se analisarmos la fora um motor desse vale a pena,o viario permite,a velocidade é maior. Por isso conforme a conversa vem andando, se a MAN lançar um de 360 cv,entra muito bem no mercado.
    Outro fato claiton é a Scania,veja que ela disponibiliza o K360 na versao articulada para o mexico e pro Brasil o K310,e olha que se o K360 articulado tivesse aqui no Brasil, ia infernizar o O500MA, mas pq sera que isso nao ocorre?

  • Claiton 22/12/2014 19:48

    Wendell Santos
    E mesmo com toda essa potência, os carros podem vir com três níveis de velocidade máxima programável pela fábrica. Além disso, com o peso da carroceria e da carga, essa velocidade se limita mais ainda.

    E por questões de segurança, as fábricas limitam eletronicamente a velocidade máxima. O O-500 mesmo é limitado eletronicamente a 120 km/h.

    Com relação à MAN, eu concordo contigo, acho que 360 cv e 400 cv tá exclente para começar e ver as reaações do mercado. Até pq vir e mexe tem fotos do 18.400 com carroceria Roma circulando em fotos aqui no OB.

    Cara, ganha um doce quem conseguir entender a Scania, rsrs. Ela prefere ficar sem vender seu cabrito do que desenvolver um cabrito mais adequado as necessidades das empresas. Prefere ficar sem vender seu articulado do que que colocar o motor de 360 cv de 13 litros como no mexicano ou repotenciar seu motor de 9 litros. Mas está desenvolvendo um biarticulado de motor dianteiro. Vai entender!.

    Também acho que pelo menos, as empresas teriam mais uma opção a sua escolha, né?.

  • Claiton 22/12/2014 19:58

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Até vende, mas perto da faixa de entrada que é a de 360 cv, vendem bem menos.

    Sobre esse caso do 17.240 OT, tbm acho que ele foi parametrizado pelas mentes geniais, que esqueceram que ele rodava em subidas acentuadas e não somente em linhas planas, rsrs.

  • Alexandre 22/12/2014 20:07

    Wendell Santos
    Claiton Reis
    Pior que, nesta questão de limitação de velocidade, é vdd verdadeira mesmo. Na Alemanha não há limites naquelas estradas troncais, chamadas Autobahns, pois o tráfego é de caminhões, ônibus, motos e carros com segurança muito superior, em geral, à do Brasil. Só pra vcs terem ideia, até a Russia ano passado incentivou a troca dos velhos Kamaz e MAZ "euro 0" por novos Euro 4 e 5, que atendem também à normas rígidas de segurança, subsidiando a troca de veículos velhos por novos. O problema do Brasil é o povo não ter dinheiro pra comprar um caminhão bom, andar com um velho, poluidor e problemático. E o Brasil não faz nada pra mudar essa situação...

  • Alexandre 22/12/2014 20:10

    Claiton Reis

    A Scania não traz o de 360 cavalos vai ver porque o de 310 já vende bem, então, segundo os "analistas de marketing" (ou algo do tipo, sei lá quem) da empresa acham desnecessário fabricar outro chassi, pois isso demandaria outras máquinas na fábrica e mais mão-de-obra capacitada.

    Agora quero meu doce hauhsuahaua

  • Wendell 22/12/2014 20:49

    Claiton Reis
    Alexandre Coelho
    Kkk Scania é um caso a parte, o torque que ela põe no K310 de 23 mts é monstruoso,quem olha pensa estar no K360, bom Claiton,esse Bi articulado dianteiro que ela esta fazendo eu so espero que venda bem se lançado aqui pra nós, sobre as limitações,isso que quebra qualquer montadora,como ate voce citou nao é a toa que a Mercedes estagnou o RSD nos 360/354 cv,
    É alexandre agora quero um doce tambem,kkk apesar da fatia pequena o K310 se salva pelo seu modelo de 15 mts,porque articulado tem poucos por ai,exemplos os Viale BRT da visate e os Millennium BRT da Mobibrasil, se ela comercializasse o K360 articulado por aqui, provávelmente o BRT do RJ estaria cheio deles, agora imagine se MAN largue mao do 26-330 com seu motor Cummins e lançe seu modelo articulado com seus 360 cv, isso pode incomodar bem a scania,nao concordam?

  • Alexandre 22/12/2014 20:54

    Wendell Santos

    Sim sim, e não só incomodaria a Scania quanto incomodaria a Volvo com o B340M e a MB com o O-500 MA

  • Claiton 22/12/2014 21:02

    Alexandre Coelho
    Nesse caso que o Márcio citou, o câmbio do OT era automático. O câmbio automatizado ainda não estava tão popular como hoje.

    Os atuais automatizados não tem embregaem dupla ainda não. Agora é que a Volvo está lançando o I-shift com dupla embreagem, mas, por enquanto só na Europa.

    As versões automatizadas do I-Shift, PowerShift e Opticruise usadas na Europa já tem sensores de topografia e funcionam integrado ao GPS que memoriza o trajeto.

    Esse suposto pior desempenho em relação ao c^mabio mahnual, é exatamente por que no câmbio manual, o motorista pode esticar marcha, passar do regime de giros adequado pra marcha, etc.. No câmbio automatizado, isso não acontece, pq ele sempre usa a marcha mais adequada para aquela situação, visando a economia de combustível. Por isso essa sensação de falta de força.

  • Claiton 22/12/2014 21:04

    Alexandre Coelho
    Vende bem?. Onde?. Comparado com os O-500 articulados e superarticulados e o B-340M, o K-310 é filhote.

  • Claiton 22/12/2014 21:07

    Alexandre Coelho
    Não precisaria mudar nada na fábrica. O K-360 articulado usa o mesmo motor de 13 litros do K-360 rodoviário. Outra alternativa, seria usar o atual motor de 9.4 litros com 360 cv.

  • Alexandre 22/12/2014 21:14

    Claiton Reis

    Sim, exatamente. Agora fico imaginando se colocassem um câmbio CVT em ônibus, aí f&#* tudo hauahauaha

    Mas só uma questão, o I-Shift europeu não é automatizado, é automático. As versões de dupla embreagem são de modelos mais básicos, que têm o mesmo automatizado brasileiro.

  • Claiton 22/12/2014 21:17

    Wendell Santos
    O K-310 articulado de 23m usa o mesmo motor do articulado de 18,60m, logo, o torque é o mesmo 1550 Nm para todos, inclusive para o rodoviário. O que pode alterar é o câmbio e sua programação.

    Sobre esse biarticulado, se alguém lá me pedisse uma opinião, eu diria para deixar esse projeto de lado e investir o dinheiro num cabrito light e no K-360 articulado e superarticulado com até 23 m.

    Infelizmente, o doce acumulou pro próximo sorteio, rsrsrs.

  • Alexandre 22/12/2014 21:17

    Claiton Reis

    O que quero dizer é que parece que a Scania se "contenta" em ser a lantera em vendas de urbanos, e, como o K310 vende uma quantidade razoável, o máximo que ela faria pra melhorar as vendas é diminuir preço, e olhe lá. Não compensaria colocar outro modelo de motor em linha no Brasil, ainda mais sendo fabricado aqui, até porque o K310 é relativamente novo no mercado. Não que eu concorde com essa iniciativa da Scania, mas acho que ela meio que dorme no ponto em urbanos.

  • Claiton 22/12/2014 21:22

    Alexandre Coelho
    Negativo, O I-Shift é automatizado tanto o daqui quanto o de lá. nenhum I-Shift foi automático.

    Inclusive, ele foi nacionalizado há pouco tempo, pq a Volvo importava ele.

    A nova versão do I-Shift com dupla embreagem foi lançada esse mês na Europa para a nova linha de caminhões da Volvo.

    Veja na reportagem:
    http://www.noticiasautomo...para-caminhoes/

  • Claiton 22/12/2014 21:27

    Alexandre Coelho
    Só que essa quantidade razoável é ínfima perto dos O-500 e B-340M. No maior mercado do país que é São Paulo, não tem um só articulado Scania, pq a SPTrans criou a regra dos 340 cv mínimos para os articulados da cidade.

    Não seria outro modelo, seria o mesmo modelo mais só que mais potente.

    E ele não é novo não. Apenas recebeu a nomenclatura atual da Scania, pq antes ele se chamava K-94.

  • Claiton 22/12/2014 21:29

    Sobre esse O-371 RSD "D", rsrs, duvido que ela ainda esteja com o motor original 355/6 de 326 cv ou na melhor das hipóteses, a versão de 340 cv.

  • Wendell 22/12/2014 21:29

    Alexandre Coelho
    Claiton Reis
    Não tão novo,so começou a ser mais falado porque o K270 foi embora no Euro III, a Scania vende bem nos rodoviários,mas nos urbanos ela esta de lado, é so analisar o K250, se ela quisesse poderia fazer um marketing bem legal nesse carro,pq nessa faixa ele compete muito bem com o O500M de 256 cv, só que O500M nao precisa nem de propaganda pra vender, a scania pelo nome que tem era pra ta atrás da Mercedes,mas se ficar deixando de lado,ate a DAF entra e ela fica pra tras rsrsr
    O sorteio do doce foi adiado então?!

  • Claiton 22/12/2014 21:34

    Wendell Santos
    Veja bem, apesar de ter o mesmo nome, o substituto do K-270 foi o K-310, porém, o modelo de 15 m. A gente está falando do K-310 articulado, rsrs.

    Não foi adiado não, rsrs. O bilhete de vcs é que não foi premiado.

    Como dizia Silvio Santos, quem ganhou foi a carta, kkkkkkkkkkkk.

  • Alexandre 22/12/2014 21:35

    Claiton Reis
    Então, aí é que está... Ela se contenta em estar sempre vendendo pouco dentre as 3. E é a mais pura vdd o que o Wendell disse, o K250 compete numa boa com O-500M, B270F e, na pior das hipóteses, com o 1724L... A Scania tá uma verdadeira mosca morta em urbanos mesmo rsrsrs

  • Wendell 22/12/2014 21:39

    Claiton Reis
    hahah sim sim, so coloquei o K270 como exemplo, K310 articulado ao meu ver nem existiria,e sim o K360 ou na pior das hipóteses um K340(agora peguei pesado) rsrsrs
    Diante desse sorteio essa foto ja era pra estar como foto da hora desde as 13:00 rsrsrs

  • Claiton 22/12/2014 21:40

    Alexandre Coelho
    OF-1724L e B-270F?...é uma heresia misturar cabritos com um padron da qualidade do K-250, kkkkkkk.

  • Alexandre 22/12/2014 21:47

    Claiton Reis

    Vc tá falando do K250 urbano ou rodoviário?

  • Claiton 22/12/2014 21:47

    Wendell Santos
    Pra mim tbm nem existiria. O motor do K-310 chega a 360 cv com 1600 Nm de torque, inclusive era disponibilizado na Europa nessa versão.

    Ah, e pra vcs verem que a Scania tá acomodada no segmento urbano. Ela desenvolveu um motor com a Cummins de 7 litros, com 280 cv e 1100 Nm de torque, que atende as normas Euro 6.

  • Claiton 22/12/2014 21:49

    Alexandre Coelho
    Urbano. O rodoviário é praticamente o mesmo.

  • Alexandre 22/12/2014 21:58

    Claiton Reis
    E pq o B270F não seria capaz de concorrer com o de 250 cavalos da Scania?

  • Wendell 22/12/2014 21:58

    Claiton Reis
    Alexandre Coelho
    Agora imaginem se a Scania lança la fora tudo isso,qual a probabilidade de vir pra cá,o K250 ta na europa ha um tempo e so veio agora pra ca, e nem faz cheiro na concorrência, e como estamos na onda de BRT em toda a cidade é nessas horas que a Scania poderia fazer seu marketing girar,colocando um K360 pra bater de frente com o O500MA e B340M. É nessas horas que a marca se sobre sai,porque o nome ela ja tem.

  • Claiton 22/12/2014 21:59

    Alexandre Coelho
    Porque o B-270 F é motor dianteiro, cabrito e o K-250 é um chassi padron. São categorias diferentes.

  • Wendell 22/12/2014 22:03

    Alexandre Coelho
    Claiton Reis
    Exatamente ele compete com F250HB,17-230,e o 1724
    o K250 compete com o O-500M,17-280,B290R

  • Alexandre 22/12/2014 22:07

    Claiton Reis

    Sim mas vcs estão falando de categoria, eu falo só pela questão de cavalaria rs

  • Alexandre 22/12/2014 22:08

    Wendell Santos

    Ahhhhh ta. Só agora me toquei. Vcs estão falando do K, não do F... Eu troquei um pelo outro haha

  • Alexandre 22/12/2014 22:09

    Acho q eu to bebado ou sei lá, desculpa aí galera hauahsuaha

  • Claiton 22/12/2014 22:14

    Wendell Santos
    Tá vendo pq que eu digo que ninguém consegue entender a Scania?, rsrs.

  • Claiton 22/12/2014 22:16

    Alexandre Coelho
    O Wendell esclareceu aí. Esse negócio que vc tá usando é verde?, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Alexandre 22/12/2014 22:19

    Claiton Reis
    Hauhauahauahahahau

  • Claiton 22/12/2014 22:31

    Alexandre Coelho
    Wendell Santos
    Sobre esse novo motor da Scania, ele é gêmeo do motor do chassi da Iveco 170S28.

  • Carllos 23/12/2014 00:06

    Show!!!

  • Wendell 23/12/2014 19:11

    Alexandre Coelho
    Claiton Reis
    Tá vendo pq que eu digo que ninguém consegue entender a Scania?, rsrs.
    rsrs pois é,mas há tempos que ela usa letras para diferenciar seus chassis, acho mais fácil decorar esses do que os da volks,
    Sobre esse novo motor da Scania, ele é gêmeo do motor do chassi da Iveco 170S28.
    mas pro mercado aqui vale a pena?

  • Leonardo Bruno 23/12/2014 21:04

    Hehe amigos! Não curto esse DD da Digital sendo O-371, já tinha visto ele antes pela internet afora, kkkkkkkkkkkk!

    Mas quero dizer que o nível do debate aqui está ótimo e que continuarei a acompanhar!

  • Alexandre 23/12/2014 21:58

    Leonardo Bruno Mello dos Santos

    Eu tbm! E quanto à nomenclatura de chassis, às vezes me confundo com VW, com Volvo e até com o Mais simples que tem, que é o da Agrale hauahuahss

  • Wendell 23/12/2014 22:15

    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Alexandre Coelho
    essa conversa esta otima,jaja chega o claiton colocando conhecimento em pratica para nos, eu confundo ainda os volks,deve ser porque nao curto muito,sou mais os Mercedes mesmo.

  • Alexandre 23/12/2014 22:35

    Wendell Santos

    Haha eu sou fã da Volvo, Mercedes vende tamto aqui em Campo Grande que eu nem gosto tanto hauhsuaja

    Aqui vieram os novos OF7121 BlueTec5, achei muito fraquinhos, sei lá

  • Marcio 24/12/2014 01:29


    Alexandre Coelho
    Wendell Santos
    Leonardo Bruno Mello dos Santos
    Claiton Reis
    Como disse o Alexandre, esses analistas da Scania que deduz que nao compensa bater pesado no setor urbano, que fica criando uma sopa de letrinhas para nomear seus chassis
    Devem ser os mesmos caras que trabalhavam na Pluma e disseram " Podem comprar esse 18-310 da VW de olhos fechados, para as linhas longas, vai ser um negocio da china"

  • Wendell 24/12/2014 20:13

    Alexandre Coelho
    Haha eu sou fã da Volvo, Mercedes vende tamto aqui em Campo Grande que eu nem gosto tanto hauhsuaja
    O pós venda da Mercedes que faz seus produtos serem vendidos,pense na quantidade de revendedores dela tem por ai,quantas De Nigris, são muitos, e jovem eu não gosto do 1721 bluetec 5, mas ele cumpre seu papel, apesar de fraco,o torque dele faz ele ser melhor que seus concorrentes, ironicamente é o carro chefe da Mercedes.Marcio V Boas
    Podem comprar esse 18-310 da VW de olhos fechados, para as linhas longas, vai ser um negocio da china"


    Não posso falar com exatidão sobre a volks,pois nao conheço mt bem seus produtos,creio que agora se mudasse pra MAN de uma vez,teria uma confiança melhor entre os brasileiros,ja que la fora é uma marca de respeito,
    Sobre a Scania... Fazer um marketing pesado no K250 e trazer o K360 na versão articulada,eu acho... Que faria da Scania uma referência nos urbanos igual a Mercedes hoje!

  • Alexandre 24/12/2014 22:25

    Wendell Santos

    Sim sim... Agora se a Scania não correr atrás de mercado logo vai ficar definitivamente pra trás de Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo...

    Quanto ao 1721, ele só é o carro-chefe porque vende muito... Muito mesmo, que nem água. Aqui em Campo Grande mesmo, QUASE SEMPRE a gente comprou chassi Mercedes, tirando os Viales BRT TUDO aqui em Campo Grande hoje é MBB, e o 1721 faz parte de mais da metade da frota total atual da cidade... Sem contar que o quê não é 1721 BlueTec5 é o BlueTec 4, ou mesmo é o 1418 ou é 1722M, mas enfim, todos os tocos da cidade são MBB. Se Campo Grande, que não é mais "aquela" cidade pequena, compra Mercedes pra caramba, principalmente o 1721 novo, imagina o lucro que a Mercedes ganha com todos os 1721 vendidos no Brasil?!!

    Uma outra coisa... A Agrale, será que ela não vingará nunca como VW e MBB não?! Ela sempre teve esse glamuroso sonho em sua linha de chassis, mas vejo que ela, assim como quase tudo no Brasil hoje, tá indo, economicamente, de mal a pior... Sinceramente nunca quis um fim dela, acho que uma marca brasileira deve sim ser respeitada e aprimorada, daria gosto ter a Agrale como uma marca de grande porte, como foram Gurgel e Britânia, de novo no Brasil...

    Feliz natal e um excelente 2015 Wendell!!

  • Leonardo Bruno 25/12/2014 06:50

    Alexandre Coelho
    Wendell Santos
    Claiton Reis
    Aprendi essas nomenclaturas na marra, demorei, mas acabei aprendendo, kkkk! Sobre a Agrale, eu também não queria que ela acabasse um dia...

    Feliz natal a todos!

  • Alexandre 25/12/2014 12:14

    Leonardo Bruno Mello dos Santos

    É, com a Agrale fico preocupado principalmente por causa do baixo número de vendas do MA 17.0, que seria a esperança da empresa de crescer no mercado... Todo mundo acaba levando 17.230, 1721 e cia. Ninguém compra o coitado rsrsrs

  • Leonardo Bruno 25/12/2014 14:57

    Alexandre Coelho
    Mas a grande questão do crescimento da Agrale para concorrer de igual para igual com as já tradicionais Mercedes-Benz, Volkswagen, Volvo e Scania, vai ter que estar acima de tudo no preço final, meta de consumo, fácil reposição de peças e assistência técnica cobrindo todo o país, sem isso, não há marca de veículo pesado que vá para a frente...

  • Alexandre 25/12/2014 15:41

    Leonardo Bruno Mello dos Santos

    Pois é

    O duro é conseguir concorrer com essas gigantes em plena crise econômica do Brasil rsrs

  • Leonardo Bruno 25/12/2014 18:29

    Alexandre Coelho
    Sem dúvida!

  • Alexandre 29/12/2014 17:01

    E eis que A VW/MAN compra a Scania!!

    http://blogdocaminhoneiro...mpra-da-scania/

A publicação de comentários é exclusiva para usuários cadastrados no Ônibus Brasil. Acesse sua conta ou cadastre-se gratuitamente para interagir.

As opiniões expressas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores. O Ônibus Brasil é uma rede social especializada em ônibus e transportes coletivos, classificada como provedor de conteúdo, de acordo com o Marco Civil da Internet Brasileira.

Parâmetros Técnicos da Câmera Fotográfica

Fabricante da Câmera Fotográfica
Motorola
Modelo da Câmera Fotográfica
XT1068
Tempo de Exposição
1300/10000
Programa de Exposição
Normal
ISO
80
Valor da Velocidade do Obturador
626/100
Abertura (fnumber)
200000/100

Texto Acessível

A imagem exibe a foto do ônibus número s/n que se encontra na identidade visual da empresa SRT Cielo. A carroceria deste ônibus é do modelo i6 390, fabricada pela encarroçadora Irizar. O chassi é um R33 26.480, fabricado pela MAN. A fotografia foi publicada por Marcos Unamuzaga, em 19/12/2014 e consta como tendo sido registrada em 18/12/2014, na localidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referência Bibliográfica

UNAMUZAGA, M. SRT Cielo s/n em Uruguaiana por Marcos Unamuzaga - ID:2991940. Ônibus Brasil, 2014. Disponível em: <https://onibusbrasil.com/carjane/2991940> Acesso em: 25 abr 2024. As imagens exibidas no Ônibus Brasil estão sujeitas à Lei Brasileira de Direito Autoral nº 9610/98. Antes de utilizá-las, solicite permissão ao autor.

Ficha Técnica

Companhia:
SRT Cielo Chile
Numeração:
s/n
Placa:
XXX0000
Carroceria:
Irizar
i6 390
Chassi:
MAN
R33 26.480
Local:
Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil
Data:
18/12/2014 17:50:31
Autor:
Marcos Unamuzaga
Publicação:
19/12/2014 15:01